Resenha #80: Morando Sozinha - Fran Guarnieri

 
Lido em: Maio de 2015
Título: Morando Sozinha
Autora: Fran Guarnieri
Editora: Belas-Letras
Gênero: Não-ficcional
Ano: 2015
Páginas: 160


Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:    

 


Resenha:

Morando Sozinha, um dos mais novos lançamentos da Editora Belas-Letras, traz ao leitor uma experiência de descoberta e organização. Você é uma daquelas pessoas que pensa bastante em alcançar sua independência financeira, sair de casa e ter seu próprio espaço? Se sim, você certamente deveria ler esse livro.

Embora apresente passagens desnecessárias e até mesmo fúteis, Morando Sozinha consegue expor ao leitor dicas bastante úteis para o dia a dia, principalmente no que diz respeito a organização. Você pode não estar pensando em ter seu 'espaço' próprio nos próximos meses, mas creio que esse livro o fará ter um olhar mais crítico do seu modo de vida. Fran Guarnieri nos mostra o quão mais fácil a vida é quando a organizamos. Uma simples lista pode fazer toda a diferença no seu dia. Um hábito, uma mudança de atitude... alterações simples podem te poupar e muito de trabalhos futuros.



Durante a leitura, constatei que a escrita da autora é muito fluida e explicativa, mas que em compensação é restritiva, voltada, quase que de forma total, ao público feminino. Sim, sei que o próprio título (e até mesmo a capa) do livro já faz ligação a mulheres, mas acho que a autora poderia ter sido um pouco mais abrangente, já que suas dicas e 'experiências de vida' são úteis para ambos os sexos. Também percebi que a Franciele se prendeu muito ao seu blog. Me irritou bastante ver passagens como "você pode encontrar isso no meu blog" ou "já postei tal coisa no meu blog". Acho que estou lendo um livro e, como LEITOR que nunca ouviu falar de tal blog, gostaria de que aquele assunto que foi citado não fosse apenas 'jogado' para mim, mas que fosse dissertado ali, no papel. Não estou reclamando da 'divulgação', pelo contrário. É evidente que o livro foi criado especialmente por causa da plataforma digital, mas senti certo desconforto nesse sentido.


Foi gostoso conhecer um pouco mais sobre a história da Fran, em especial sobre o momento conturbado de sua vida em que teve que conciliar dois empregos, a universidade e a organização do apartamento em que iria morar! E haja força de vontade, não é mesmo? O livro é super fininho e dá para ser lido em apenas uma noite. A experiência de leitura é fantástica e, mesmo com os pontos negativos elencados acima, devo afirmar que Morando Sozinha é totalmente válido no que diz respeito a ensinamentos e que consegue ser claro na mensagem que quer passar.

A edição da Belas-Letras está impecável, assim como todos as suas publicações. O livro conta com uma enorme gama de fotos, ícones e ilustrações em geral, colorindo as páginas de uma forma magnífica. Desde antes do lançamento a capa conseguiu chamar minha atenção. Parabenizo a editora e a autora pelo magnífico trabalho.

Até logo,
Sérgio H.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sigo a Fran já faz um tempo, ela é muito fofa. Realmente morar sozinha precisa de planejamento e tanto o canal quanto o livro são ótimos guias para isso.
    Beijos
    www.leticiaiarossi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Me pareceu um livro bom e gostei da diagramação pelo que vi.
    Abraços e parabéns pelo blog, está muito bonito!
    Abraços,
    Matheus
    http://apocalipseliterario.wix.com/apocalipseliterario

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!