As várias formas de se agarrar a vida em "Amigos Para a Vida", de Andrew Norriss

     Infantojuvenis nem sempre agradam a todo mundo. Por ter seu público alvo essas obras acabam se voltando para temas específicos assim como formas próprias de narrar as histórias, o que pode não chamar a atenção da maioria. Porém, há alguns que tendem a ser passíveis de múltiplas leituras e seus temas trazem reflexões que não são apenas pertinentes aos jovens, como é o caso de Amigos Para a Vida, livro do escritor britânico Andrew Norriss publicado pela Editora Valentina e o tema de hoje no De Cara Nas Letras.


   Nessa obra, o autor se vale de uma pitada de realismo mágico para abordar os temas como depressão, bullying, tristeza, suicídio, igualdade, auto-estima e solidariedade. 

     Uma das personagens, Jessica, é um fantasma falecido há mais de um ano e que não se lembra das causas de sua morte, assim como não sabe como e nem porque está perambulando pelo hospital onde morreu sem "partir". Até que em um dia, pela primeira vez nesse tempo, uma pessoa consegue não só enxergá-la, mas também dialogar com ela. Francis é o nome jovem. Ele é apaixonado por moda e em casa possui uma coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo criou. Por conta desse gosto, considerado esquisito para as demais crianças, Francis sofre bullying por exercer uma atividade considerada de menina. É no contato com Jessica, em um dia de tristeza, que o menino passará a enxergar a vida de uma forma diferente, e encontrará nela uma forma não só de dar prosseguimento à sua existência, mas também ajudar aqueles que a sua volta estão passando por dores iguais ou similares a que ele passa. A exemplo das personagens Andi, uma menina que não é aceita por sua forma de ser e Roland, que não tem seu peso bem quisto pelos outros estudantes. Ambos fugiram da escola. É através dessas diferenças que eles tentam se ajudar.
"Tantas mudanças e todas elas aconteceram, quando se olhava para trás, de maneira tão rápida. [...] a velocidade em que a vida podia mudar. Como ela podia parecer completamente impossível num momento, e cheia de esperança e possibilidades no outro." p. 200
     É difícil para cada um lidar com a depressão, essa doença que se apresenta de formas diferentes e que é um peso na vida de qualquer um é nos apresentada em cinco modos através das personagens que  o autor insere ao longo do livro, o que abre um leque de identificação e de alerta acerta da questão. O ponto que o autor quer tratar é revelar que, por mais que tenhamos chegado ao fundo do poço, há sempre uma esperança de sair de dentro dele, e uma dessas maneiras é buscar apoio naqueles que estão próximo da gente, acreditar que, por mais complicado que  seja, a vida é sempre a melhor solução e que tudo ficará bem, o que pode ser algo obvio, mas que é preciso ser reforçado.


     É um livro ótimo para se ler em um clube do livro, nas escolas com os alunos e depois partir para as discussões que ele aborda ao revelar que todos nós, de alguma forma, já passamos por situações desse tipo e que não estamos sozinhos no mundo.

    O livro é narrado em terceira pessoa o que é perfeito para dar uma visão geral ao leitor e menos limitada. Seu ritmo de leitura é bem tranquilo e prende o leitor desde o primeiro capitulo. Já o final é extremamente emocionante e o Andrew Norriss conseguiu tratar de forma bonita. Você certamente, ao ler esse livro, se pegará sorrindo e também se emocionando.


     A edição da Editora Valentina está bem caprichada. Os capítulos recebem uma personalização de costura e estampas de tecidos, assim como a capa possui alto relevo e uma superfície áspera localizada no título para dar a ideia de costura. Raul Fernandes caprichou na capa e sua ilustração.


     Vale ressaltar que o autor levou dez anos para concluir essa história e que ela foi escrita de forma livre, sem um planejamento anterior, o que é perceptível durante a leitura ao termos certas coisas relevadas aos poucos. A obra também foi endossada pela Anistia Internacional do Reino Unido por defender ideais de igualdade, solidariedade e justiça. Interessante, não?

Resenhado por, Pedro Silva

Ficha técnica:

Título: Amigos Para A Vida

Autor: Andrew Norriss
Editora: Valentina 
Edição: 1 
Ano: 2018 
ISBN9788558890809
Gênero: Romance/ literatura inglesa
Páginas: 208
Resenha de número: 422
Adquira seu exemplar aqui!


Postar um comentário

0 Comentários