'Forró no Sitio', de Jurani O. Clementino

'Forró no Sítio', de Jurani O. Clementino é uma coletânea de crônicas fruto de uma seleção de 34 textos a partir das publicações que o autor fez entre os anos 2009 e 2017 para o portal Paraíba Online e algumas inéditas. Natural de Várzea Alegre, no Cariri cearense, e doutor em Ciências sociais, Jurani imprimi em seus textos vivências, reflexões sobre tradições, as  suas origens e rememora momentos importantes para a sua formação.


Aqui a linguagem escolhida pelo autor para relatar esses causos é poética, uma poesia que remota ao passado, aos dias de menino brincando na chuva, tomando banho de riacho próximo do sítio onde morava, ou na companhia dos avos, dos vizinhos compartilhando a televisão, passando por momentos importantes como a viagem à São Paulo que lhe proporcionou o contato com a livraria Cultura resultando na crônica 'O menino da Cultura' , ganhadora do concurso de 70 anos da livraria, além de sua vinda à Campina Grande e as longas horas gastas nas viagens entre Paraíba e Ceará pela BR-230. 

Há também um olhar aguçado para os festejos tradicionais como a Festa de Agosto (em Várzea Alegre), as reuniões no sítio onde se juntava instrumentos e se fazia "forró que desvirginava a madrugada.", ou os "Casamentos à moda antiga"


As crônicas em sua maioria trazem narrativas aconchegantes e o relato é de uma proximidade com o leitor típica de uma conversa entre velhos amigos num fim de tarde ao degustar de um bom café.

Das narrativas mais alegres, o autor também toca em assuntos mais densos como a morte de sua "mainha" (avó), a triste realidade de uma transsexual em "Priscila" e o dia em que recebeu a notícia de uma aluna que estava com câncer, ressaltando o quão pequenos são os problemas que andamos reclamando em nossas vidas diante da imensidão do mundo.
"Cabra do sertão é sujeito engraçado. Faz piada com tudo. Das alegrias e das desgraças. Como eles dizem: perde o amigo, mas não perde a piada" (p. 79)



O livro 'Forro no Sítio está cheio de sabedoria popular, fruto da carga adquirida ao longo dos anos por Jurani O. Clementino. Mostra um olhar aguçado para as pequenas coisas que a vida lhe proporciona e também uma capacidade ímpar de tirar ensinamentos desses momentos particulares. Uma leitura prazerosa e difícil de largar que tem todo o potencial de agradar leitores de todas as idades: os antigos pela carga nostálgica e os mais jovens pelas informações que devem ser perpetuadas.



Ficha técnica


   Título: Forró no Sítio
   Autor: Jurani O. Clementino
   Gênero: Crônicas
   Editora: Coerência
   Ano: 2018
   Edição: 1
   ISBN: 9788592572907

Postar um comentário

0 Comentários