História da Vida, de Edmac Trigueiro

"Aquilo que nos intriga e nos encanta não é tanto o fato de ter surgido do acaso de uma reação química na natureza, mas o fato de ter-se tornado tão complexa, a ponto de constituir o ser humano." 

A vida é uma incógnita e desde que  começamos a pensar e evoluir tentamos encontrar algo que explique como surgimos e qual a razão para tudo isso. Muitas teorias surgiram (e muitas ainda surgirão) na tentativa de mostrar-nos como o universo e a vida nasceram. 

"História da Vida" é uma leitura que esclarece algumas dúvidas recorrentes sobre a vida na terra e mesmo com uma linguagem científica os leitores não sentem dificuldade em compreender o tema tratado. O livro traz uma abordagem desde muito antes do aparecimento do homem na terra e com explicações claras e objetivas fazendo-nos refletir a luz da ciência sobre toda origem da vida terrestre.

É perceptível que o autor tem um embasamento muito bom e tudo que ele afirma no livro tem uma referência de peso. À introdução e o primeiro capítulo são bem esclarecedores sobre o que será discutido ao longo da leitura e longo nos é apresentado o LUCA (Last Universal Common Ancestor) , que é um apelido dado pelos cientistas ao primeiro ser vivo com o qual foram feitos estudos importantíssimo nessa área científica. O LUCA foi o precursor de toda a vida, ele seria o grande "pai" de todos nós e hoje em dia o ser que mais se aproxima dele é a bactéria. Achei muito interessante os capítulos iniciais se dedicarem a falar sobre o LUCA, pois foi importante para adentrarmos nesse estudo. 

A Teoria da Evolução permeia toda obra (obviamente) e vi que o autor é bastante adepto as ideias de Darwin , uma das mentes científicas mais brilhantes que já existiu, pois defende com muito afinco a teoria evolucionista criada por ele. Após nos apresentar LUCA, vemos como a evolução se deu, todos os estágios que foi percorrido e as evidências que de fato ela tenha acontecido. 

"Os fósseis são marcas de vida do passado encontrados incrustados no interior de alguns tipos de rocha. Eles são bastante importantes na medida que revelam como eram os organismos do passado, parte deles extintos, como no caso dos dinossauros e das formas anteriores da espécie humana." 

Cada uma das ideias apresentadas na obra são bem fundamentadas e os argumentos usados pela autor são bem sustentados para defender a teoria em questão e nos fazer refletir. O livro tem uma abordagem muito didática nos deixando bastante livres para compreender e discutir sobre a origem da vida. 

"História da Vida" foi um livro que me surpreendeu muito, pois eu não esperava que ele fosse trazer o tema proposto de modo tão fluído que não nos cansamos com a leitura e terminamos rapidinho. 
Algo que fez admirar a obra foi o fato do autor não menosprezar as outras visões sobre vida e nem desmenti-las, afinal somos livres para escolher no que acreditar. 

Apesar de ser um livro científico, não fui influenciado a mudar meu modo de enxergar a origem da vida , e esse nem é o propósito do autor. As ideias que são discutidas durante a leitura esclarecem muitas dúvidas sobre o surgimento e desenvolvimento da vida que podemos nunca ter compreendido antes. 
Os termos usados para explicar os processos evolutivos são de fácil entendimento e conseguimos ler sem grandes dificuldades.
Um livro para leigos e estudiosos, que trata de um tema polêmico sem ferir outras abordagens sobre o tema, de modo claro e de fácil compreensão.

Ficha técnica:

 Título: História da Vida
 Autor: Edmac Trigueiro
 Editora: Novos Século
 Edição: 1
 Ano: 2015
 ISBN: 9788542804300
 Gênero: Não-Ficção
 Páginas: 112

 Adquira seu exemplar!

Avaliação: 

Resenha de número #399


Resenhado por:
Wesley Ítalo 


Postar um comentário

0 Comentários