Resenha #346: Pequenos Reparos – Omar Salomão

PEQUENOS_REPAROS_1499275003692291SK1499275004B

Título: Pequenos Reparos
Autor: Omar Salomão
Editora:  José Olympio
Edição: 1 
ISBN: 978-85-03-01317-8
Gênero: Poesia brasileira
Ano: 2017 
Página: 128
Adquira seu exemplar aqui! 

Avaliação: 







Resenha

Em seu novo lançamento Pequenos Reparos, Omar Salomão, conduz o leitor por uma nova poética, e o faz enxergar as sutilezas do dia a dia. O livro é composto por poemas que se relacionam a manuscritos, fragmentos, desenhos e fotografias.
IMG_8012
Com delicadeza o autor entrelaça os pequenos reparos que o faz ser quem é, fala sobre o processor artístico, o caminhar, o esquecer, desejo, mar e amar. Concreto e mar tem presença marcante nas poesias de Salomão, remetendo ao período que o autor morou no Rio de Janeiro, e depois se mudou para São Paulo.

Omar destrinchou a palavra, pois ainda tinha pendente um ofício de reparar: como se alguém precisasse de remendo, de restauro, seus versos são também consertos, voltas. O desejo de reconstruir o que foi atingido por estragos passados.
IMG_8021

IMG_8016
Seus poemas têm como característica retratar as delicadezas do dia a dia, mas sem deixar de lado as durezas e sujeiras da vida. Suas poesias iniciam sempre com letra minúscula, e quase não possuem pontuação, proporcionando  leitura rápida e direta.

A edição da José Olympio está simples e bela, combinando com o conceito do livro. Em papel off-white, que destaca as poesias, fotos e ilustrações. A folha de guarda do livro é repleta de poemas e ilustrações do autor.

Omar Salomão é poeta e filho, do também poeta e letrista, da geração beat Waly Salomão. Pequenos Reparos é seu terceiro livro sendo o primeiro À Deriva (2005) e Impreciso (2011) o segundo, ambos publicados pela Dantes Editora.

“olhos de gato
olhos de ressaca
observo de perto seus olhos:
precipício” Pag:96

Postar um comentário

0 Comentários