Resenha #340: Ainda Não Acabou - Janaina Soares


Título: Ainda Não Acabou
Autor: Janaina Soares
Editora: Gramma Editora
Edição : 1
ISBN: 9788559681147
Gênero: Romance
Ano: 2017
Páginas: 315

Adquira seu exemplar Aqui!



Avaliação: 



Resenha


Um casal perfeito e exemplar. É assim que Dalila e Marcos são vistos. Ele um grande advogado que trabalha na empresa da família e ela uma professora que trabalha por amor. Eles moram em uma mansão localizada num dos bairros mais caros da cidade. Ricos, lindos e apaixonados, o casal vive uma vida digna de famosos: viagens , roupas caras, carros luxuosos. Realmente invejável. Mas uma atitude impensada de Marcos pode colocar tudo a perder. Sem conversar com a esposa ele decide sair do escritório da família e abrir um restaurante, que sempre fora seu real sonho. Porém, por falta de uma boa administração as dívidas começam a acumular, o orçamento vai ficando cada vez mais apertado e as coisas ficam ainda piores quando Dalila perde o emprego na escola que trabalhava, levando o casal ao fundo do poço. Dalila vê seu marido se afundar na depressão e a única saída que ela enxerga é apelar para algo que jamais pensaria em fazer: prostituição. 

Quando ela começa a ganhar uma uma boa quantia no novo "emprego" , a família do seu marido decide ajudá-los a se erguerem e as coisas começam a melhorar, porém Dalila não consegue mais cancelar os seus programas. Quando o marido descobre que sua esposa está se prostituindo, a expulsa de casa. Em meio ao desespero , ela sai completamente desnorteada e acaba sendo atropelada. Nesse acidente Dalila perde a memória, e esquece tudo que tinha vivido com Marcos. Três anos após o acidente, eles se reencontram. A chama do amor é novamente acessa em seus corações e os dois se apaixonam mais uma vez. No entanto, ela não faz a mínima ideia de quem o Marcos seja. Poderia o amor superar até mesmo o esquecimento?

Sempre fico feliz quando leio livros nacionais que apresentam enredos tão bem criados e trabalhados. Damos tanto valor para literatura estrangeira que esquecemos de valorizar os belos trabalhos literários que temos aqui. O livro traz essa temática mais adulta muito bacana, e já começa trazendo algo que pode ser um grande causador de problemas: a falta de diálogo. Por mais que buscar nossos sonhos seja algo muito importante, quando estamos dividindo uma vida com alguém precisamos conversar com a pessoa antes de tomar uma atitude que poderá transformar a vida de ambos. O diálogo é parte crucial em um relacionamento, em todos os âmbitos das nossas vidas. Ouvir o que o outro tem a falar é extremamente necessário, principalmente quando isso pode definir o futuro de um casamento. Em nenhum momento Marcos cogitou a possibilidade de ouvir qual explicação Dalila teria para seus atos e isso acarreta inúmeros problemas para os dois. Jamais podemos julgar algo ou alguma atitude sem antes conhecermos as motivações que as causaram. 

A narrativa também mostra amizades extremamente superficiais. Na hora que Dalila mais estava precisando de ajuda nenhuma daquelas que se dizia sua amiga se prontificou em ajudá-la. Bem sabemos que ter amigos é muito bom, principalmente quando é uma amizade sincera e verdadeira. Uma traição de amigo pode doer tanto quanto qualquer outra e às vezes até mais. 

A autora tem uma escrita muito fluída, e a obra ainda apresenta algumas cenas quentes, que poderia ter sido mais exploradas, mas que apareceram nas horas certas. Os personagens secundários são bem importantes para a trama, e aparecem constantemente no desenvolvimento da história, algo que gostei bastante (Já que fico um pouco incomodado quando personagens surgem do nada e não acrescentam nada a trama).
O livro é divido em duas partes: antes do acidente e 3 anos depois que ele aconteceu. A narração é em primeira pessoa (na parte 1) contada por Dalila e na parte 2 é sob a perspectiva dos dois protagonistas. A diagramação está ótima , assim como a revisão; a capa está bem legal e apresenta um vidro quebrado, o que me fez remeter de imediato ao relacionamento do casal. 

Acredito que o livro terá uma continuação, pois o final ficou incompleto. E estou bem curioso para saber o que poderá acontecer com esse casal que já ganhou meu coração. 

"Ainda Não Acabou" é um romance forte, que levanta questões muito interessantes em um casamento. Com personagens únicos, tenho certeza que ganhará o coração de muitos leitores.  Um romance adulto, com personagens distintos envoltos em uma trama bem elaborada num enredo único. Super recomendo.

Resenhado por:
Wesley Italo


Postar um comentário

0 Comentários