Resenha #240: A Diversidade em Perigo - Pascal Picq

Título: A Diversidade em Perigo
Autor: Pascal Picq
Editora: Valentina
Tradutoção: Maria Alice Araripe de Sampaio Doria
Edição: 1
ISBN: 8558890250
Gênero: Antropologia / Humanidade / Não-ficção
Ano: 2016
Páginas: 272
Adquira seu exemplar Aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 




RESENHA


Em “A Diversidade em Perigo”, o antropólogo Pascal estabelece um paralelo entra a viagem da evolução, do famoso naturalista Charles Darwin, à viagem de Levia Strauss para a Amazônia um século depois. O autor argumenta que através do progresso da destruição da diversidade, a tendência é que a capacidade de adaptação do ser humano seja também destruída como consequência. Isso em termos culturais, econômicos e etc. 
Em sua pesquisa, o autor expande a questão da extinção das espécies, não só aquelas em que vemos na mídia (que estão em perigo), mas também as pequenas e que quase não damos conta do problema que o desaparecimento delas causará no planeta, como animais domésticos e selvagens, plantas e a diversidade cultural e do homem. É como uma especie de efeito dominó, onde um ato termina por levar a outros acontecimentos a curto, médio e longo prazo; isso é co-evolução, espécies que evoluirão em função de outras e vice-versa e que por isso, são dependentes.

É muito simples, nós em nossa cultura, acharmos que outras não são tão importantes, porém, também devemos olhar para a diversidade etno-linguísticos. A destruição destas regiões causa o desaparecimento desses povos e com elas as suas línguas, culturas e conhecimento e tem muitas questões ainda não respondidas que dependem do estudo dessas culturas pouco conhecidas.
A "Diversidade em Perigo" é um livro bem documentado sobre a história do homem e da redução da diversidade. Além do mais, para quem não conhece a vida de Darwin e Strauss, o autor traça um belo panorama da vida dessas duas pessoas afim de situar seu leitor as questões abordadas ao longo de sua pesquisa.
Eu achei muito interessante ler essa obra. O autor sabe se expressar cientificamente, mas faz com que o seja de fácil entendimento, tornando assim esse conhecimento acessível a uma maior camada de pessoas. As reflexões são bem pertinentes e ao mesmo tempo tristes por constatar os desgastes que o ser humano faz na biodiversidade e da nossa realidade atual. Estamos, realmente, nos sabotando a troco de nada que justifique. A biodiversidade é a condição necessária para a nossa sobrevivência e o homem é o culpado de sua autodestruição.

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários