Resenha #227: O Sucesso - Adriana Lisboa

Título: O Sucesso
Autora: Adriana Lisboa
Editora: Alfaguara
Edição: 1
ISBN: 8556520189
Gênero: Contos
Ano: 2016
Páginas: 172
Compare e adquira seu exemplar Aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 




RESENHA


Adriana Lisboa é uma das vozes da literatura brasileira mais promissoras dos últimos tempos. Navegando em romance, conto e poesia, a autora já foi consagrada com o prêmio José Saramago por Sinfonia em Branco, entre outros. Também já teve livros destacados em listas de grandes jornais nacionais e internacionais. Em 2016, a autora lança a coletânea de contos O Sucesso para enriquecer ainda mais o conjunto da obra.
São 9 contos que compõe O Sucesso, sendo três deles inéditos e os demais publicados anteriormente em jornais e outras coletâneas. As temáticas são diversas: suicídio, memorias, aceitação, amadurecimento e pequenos recortes da realidade de uma maneira sutil.

A obra é iniciada com "O Enforcado", um conto com características policiais que acompanha a narrativa de um homem desenganado da vida que busca em uma cartomante novas possibilidades de reaver o passado e futuro no Rio de Janeiro. É uma história ágil e com reviravolta surpreendente.

"Aquele ano em Rishkesh" é o conto que nos mostrar um rapaz fã de Beatles, principalmente George Harrison. Mas, ele descobrirá que certamente não é o único em sua casa e que sua avó tem mais histórias a contar do que ele imagina. É um conto muito bonito e dá uma ideia do que a coletânea vai tratar: os pequenos detalhes da vida humana.

"O Sucesso", conto que dá título a obra, é um dos mais sutis. Duas jovens e dois garotos. Mostra muito do que é ser adolescente e do quão bobos essa época nos deixa e o tanto de amadurecimento que ainda temos pela frente.

"A mocinha da foto" é o conto que, em poucas páginas,  traduz ciúmes e desconfiança de uma mulher por seu esposo ao notar uma fotografia de uma desconhecida nas coisas do marido.
Temos em "Oval com pontas" uma história de mãe e filho; um recorte de um passeio. A mãe toda apressada na correria da vida e o filho que calça 32 tendo que acompanhar o compasso rápido da mãe. O genial desse conto é as forma que Adriana Lisboa o conduz, a cada obra artística narrada o menino vai tendo insights, navegando em suas introspecções e sendo afetado por isso.

Não vou comentar o quão genial é "Feelings", só irei deixar esse vídeo para vocês assistirem da Nina Simone. Porque o conto é, sobretudo, acerca do encantamento que a Nina nos causa.

Em um cenário circense, "Circo Rubião" acompanha as transformações de pessoas pelo circo. 

A partir do conto "O escritor, sua mulher e o gato", os contos vão se tornando tristes. Nesse, um fotografo é convidado a fazer fotos do escritor francês Gérard Baer. É de certa forma uma crítica aos prêmios literários, pois esse autor estava esquecido e ao ganhar um prêmio tem sua obra redescoberta por uma editora brasileira É um conto triste sobre amor e amizade.
Trecho do conto "Glória".
Adriana Lisboa brinca com nossos sentimentos fortemente no conto mais longo da coletânea: "Glória", é sobre uma empregada domestica que começou a trabalhar muito cedo. Aos 12 anos os membros de sua família já começavam a trabalhar isso porque tinham a oportunidade de morar na cidade e obter dinheiro. Glória foi a que mais alcançou estudo, embora o básico. O foco principal desse enredo são as coisas simples que os outros fazem por nós e que de certa forma, não damos tanta atenção. É uma história sobre mágoa, abuso e perdão.

Ao final de O Sucesso, o que fica é a certeza de que Adriana Lisboa (que já havia se mostrado uma ótima romancista com O Beijo de Colombina, 2015) é um autora de mãos cheias e estilo e voz próprias que só reforça seu destaque na literatura nacional contemporânea. 

Até logo,
Pedro Siva


Postar um comentário

0 Comentários