Resenha #137: Auggie & Eu - R.J. Palacio



Lido em: Janeiro de 2015
Título: Auggie & Eu
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto-Juvenil
Ano: 2015
Páginas: 326

Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:    





Resenha:

Publicado recentemente pela Editora Intrínseca, Auggie & Eu nos trás a junção de três histórias extraordinárias, escritas originalmente em formato de e-books, publicados após o grande sucesso de vendas do livro Extraordinário. Antes de mais nada, devo salientar que este livro não é uma continuação da obra supra citada, mas sim um complemento da mesma, onde a autora, R.J. Palacio, possui total liberdade para escrever acerca dos personagens secundários, pouco abordados em Extraordinário. 

Segundo a própria autora, diversos leitores a questionaram sobre a continuação da obra, se haveria uma sequência/expansão do mundo criado por ela. Após tantas sugestões, a mesma decidiu que não deixaria a oportunidade passar: mergulharia de cabeça e traria a seus leitores mais conteúdo, em especial sobre Julian, personagem mais detestado entre os fãs de Extraordinário. Sendo assim, nada mais justo do que ele ser o 'dono' do primeiro 'conto', não é mesmo? 


O Capítulo de Julian

A primeira história que nos é apresentada é a de Julian. Se você já leu Extraordinário, deve lembra-se claramente dele. Julian foi o responsável, em grande parte, por todos os problemas sociais que Auggie Pullman teve que enfrentar ao entrar na sua nova escola. Entretanto, durante a narrativa, descobrimos os reais motivos que o levaram a ser tão cruel durante todo o decorrer do enredo do livro principal. Fantasmas do passado voltam para assombrar Julian, e é aí que percebemos que, quando avaliamos uma situação por apenas um ângulo, podemos acabar nos enganando.


Antes mesmo da leitura do conto, na introdução do livro, R.J. nos explica que, enquanto escrevia Extraordinário, sabia que Julian tinha uma história para contar, mas que também sabia que sua história de bullying, ou o que o levara a agir daquela forma, tinha pouca importância para Auggie e não impactaria na narrativa, portanto, não pertencia àquele livro. Auggie teria que ser o personagem principal de sua própria história! Sendo assim, com essa vontade insaciável de expôr aos seus leitores os sentimentos mais profundos de seus personagens, ela decidiu escrever mais este livro, um prato cheio para seus fãs. O Capitulo de Julian explana um pouco mais sobre a personalidade desse personagem que pouco é aprofundado em Extraordinário.

Um novo começo nos dá a chance de refletir sobre o passado, pesar as coisas que fizemos e aplicar aquilo que aprendemos com isso em nosso novo caminho. Se não examinarmos o passado, não aprendemos com ele.

Se analisarmos criticamente o que nos é passado neste capítulo, encontraremos o seguinte pensamento: ninguém é puramente bom ou ruim. Somos uma mistura de ambos, tal como o Yin-Yang. Além disso, nos emocionamos também com outras histórias paralelas, que nos contam que ser gentil sempre é a melhor solução.

Plutão

O segundo conto, Plutão, nos fala sobre Christopher, o amigo mais antigo de Auggie, que se mudou para outro bairro muitos anos antes dos acontecimentos de Extraordinário. É nele que podemos ter uma noção do Auggie antes da Beecher Prep. Christopher, através de sua narração, nos conta como foi estar ao lado de Auggie durante seus primeiros anos de vida. Ele acompanhou as primeiras dificuldades do garoto, como suas primeiras cirurgias para correção de seu problema facial, o sumiço gradativo dos seus amigos, que parecem desaparecer do seus dias sem deixar rastros, entre outros fatos tristes que circundam a vida do August.  


E, quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!

Agora, mais velho, Christopher encara o que pra ele são considerados problemas ao ser amigo de Auggie: os olhares, a reação constrangida de outras pessoas, a ignorância e falta de educação de outros, etc. Torna-se tentador abandonar uma amizade quando se torna mais difícil sustentá-la, mesmo nas melhores das circunstâncias. É nesse clima de 'teste de lealdade' que embarcamos nesta segunda história de Auggie & Eu.   



Shingaling

Shingaling é a terceira e última historia de Auggie & Eu. A protagonista deste conto, Charlotte, é uma menina que, desde sempre, foi considerada altruísta. Mesmo tendo 'medo' - e, ao mesmo tempo, admiração - do velho senhor cego que tocava acordeão por onde ela passava todos os dias, não deixava, nem uma vez sequer, de depositar no estojo dele um dólar. Ou também quando, nos invernos, sempre fazia uma campanha de arrecadação de casacos para doar aos moradores de rua. Podemos considerá-la como uma menina realmente aplicada, excepcionalmente boa.

Em Extraordinário, Charlotte fez parte do grupo de boas vindas ao August Pullman. Mesmo mantendo-se à distancia dele, a mesma nunca, nem uma vez sequer, o maltratou. Charlotte se mostrou uma menina muito centrada, com seus preceitos de vida muito bem definidos.


É estranho como você pode conhecer uma pessoa a vida toda sem realmente conhecê-la.



Entretanto, havia em seu interior uma espécie de desejo para estar entre a 'turminha dos populares', em especial, ser amiga da Ximena, a garota mais legal do quinto ano. Após passar na audição para apresentação de dança da Sra. Atanabi, Charlotte se vê frente à frente com Ximena (e Summer, que também passou no mesmo teste), e as três começam, aos poucos, a interagir entre si. Acompanhamos o crescimento de uma amizade secreta entre as três, que por pressão social, fica realmente em segredo.

Durante o decorrer da narrativa, descobrimos um fato sobre Ximena, que certa vez fez alguns comentários preconceituosos acerca do nosso August, que ficamos boquiabertos com tamanha hipocrisia. Entretanto, após conversar com suas amigas, percebe o quão tola estava sendo, conseguindo assim evoluir e se tornar uma pessoa, no mínimo, razoável. Simplesmente uma reviravolta inimaginável. Shingaling é um conto de leitura fácil e rápida, que arranca de nós, leitores, uma lágrima carregada de emoção. Simplesmente um belo conto.

xxx

Uma das coisas que mais chamou minha atenção foi a introdução da obra. Nela, podemos 'ouvir' um pouco da autora, suas palavras nos falam. Tocou meu coração a forma como ela valoriza não apenas sua obra, mas seus fãs. R.J. Palacio nos conta que nunca escreverá uma continuação para Extraordinário, já que vários leitores - em especial, crianças -  já formularam prováveis finais para Auggie, teorias defendidas com enorme autoridade, quase que de forma empírica. "E por que eu escreveria uma sequência e limitaria todas essas opções? Auggie, até onde sei, tem um futuro brilhante e maravilhoso pela frente, com infinitas possibilidades, todas igualmente grandiosas". ISSO NÃO É LINDO? QUANTA CONSIDERAÇÃO *-*

De forma geral, o livro consegue ser profundo mas ao mesmo tempo sublime, fazendo com que nós, leitores, nos sintamos mais atraído pelos personagens, até mesmo os que, outrora, eram considerados 'vilões'. Assim como em Extraordinário, R.J. Palacio consegue narrar com maestria a história que está proposta a passar, sempre deixando excelentes ensinamentos. Se você, assim como eu, amou conhecer o Auggie e toda sua vida, devo informar que você precisa - sim, precisa - ler este livro. Uma experiência mais que deliciosa! ;)

Até logo,
Sérgio H.


Postar um comentário

13 Comentários

  1. Oie, eu nunca li Extraordinário :( E te confesso que depois desse livro que fala um pouco dos outros personagens, me deu vontade de ler.
    Diagramação linda desse livro. Gosto de livro que são no estilo de contos, onde o autor divide as histórias e tudo mais.
    Parabéns viu! Você separar a opinião para cada um ficou ótima.Devo dizer que Plutão foi a que mais me cativou por ora.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que estou com vontade de ler Extraordinário, já até o coloquei como meta para esse ano, pela resenha que você fez desse livro de contos o que mais me interessou foi do Julian, fiquei curiosa em saber seus motivos.
    Quando for comprar Extraordinário já vou comprar esse junto.

    Beijos, Emy
    www.blogpsicoses.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sergio!
    Ahh meu Deus, como essa autora é fofa e foda <3
    Eu desejo muito ler esse livro. Tenho os dois primeiro ebooks, mas ainda não li nenhum. Sempre tive curiosidade de conhecer os fatos pela visão do Julian, realmente, principalmente depois que li 365 dias Extraordinário e ele é citado em mês especifico, contando um pouco de sua rotina. Queria descobrir o porque da implicancia dele com o Auggie e agora vou poder conhecer.
    Também estou curioso por Plutão, já que é um personagem novo ^^ Desejo demais esse livro para ontem.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Nossa eu nunca li nada desta autora, e claro que já vi vários livros dela, mas nunca tinha nem lido resenha dela, parabéns por está. Esta ótima, e seu blog e uma gracinha.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Faz tempo que estou com vontade de ler Extraordinário e não sabia dessa publicação. Muito bom saber que vamos conhecer um pouco dos personagens, vou colocar na minha lista e quero ficar encantada.
    Adorei a diagramação, ficou perfeita!!
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Eu quero muito ler "Extraordinário" :/ eu tenho um forte desejo de conhecer mais do enredo e da escrita em si. O livro tem tudo para ser um sucesso mesmo! Vou ver se consigo ler :3 E sobre este livro resenhado: acho bacana da parte da autora explorar mais dos outros personagens, para ter mais noção do que se passava e passa na mente, né?
    Beijos e parabéns por esta resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio.

    Eu não li Extraordinário e não conhecia este livro que você resenhou. Fiquei bem interessada e vou deixar os livros na minha lista de desejados para conferir as histórias.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! O Extraordinário é um livro simples e complexo, que encanta a todos independente da idade! Confesso que agora me sinto muito curiosa em ler um pouco mais sobre esses personagens tão importantes na vida de Auggie e de saber sobre suas motivações e suas vidas! Bacana a postagem! Abraço!

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Há muito tempo quero ler Extraordinário, mas ainda não o fiz. :( Agora, ao ler a sua resenha fiquei encantada com esse complemento. Certamente comprarei os dois livros juntos para fazer a leitura de uma única vez. Gosto muito das cores que têm o livro, e as ilustrações são belíssimas, embora singelas. Simplesmente adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Oie
    quero muito o livro pois amo extraordinário e vou adorar ler e saber melhor sobre os outros personagens da história, a resenha está ótima e é uma dica perfeita

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Eu amei ler Extraordinário, foi um dos melhores livros que li, quero muito ler esse, adorei o livro, ele está muito lindo e fofo. Adorei a sua resenha, mesmo, muito boa. Parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, Sergioo, preciso desse livro!
    Desde que lançou desejo loucamente ele e espero comprar em breve! Os contos aprecem ser fantásticos assim como Extraordinário <3
    Adorei a resenha dos contos!!!

    Abraços!
    Dudu - Portal Nerd
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Heey!
    Eu simplesmente AMO "Extraordinário" ♥♥♥ R.J. Palacio me conquistou completamente com esse livro!!
    Eu já li O Capítulo do Julian e Plutão, mas em e-book, e gostei muito. Até que o Julian não é tão mau assim e adorei conhecer melhor o Cristopher. Quero ler Shingaling <3
    E só me resta dizer que NECESSITO dessa edição física linda e maravilhosa ♥
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!