Resenha #129: Operação Impensável - Vanessa Barbara [+SORTEIO]

Título: Operação Impensável
Autor: Vanessa Barbara
Gênero: Romance nacional
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578560
Páginas: 224
Ano: 2015
Adicione

Avaliação: 



RESENHA


Lia e Tito tem um relacionamento onde há coisas bem diferentes dos habituais. Não porque não haja cumplicidade, mas é que ambos são do tipo que fazem coisas que a maioria dos casais deixam de lado ou nunca fizeram. Eles têm brincadeiras próprias onde um representa os Estados Unidos e o outra União Soviética; dão novos significados para palavras  e criaram um dicionário do casal onde aprenderam a identificar gestos e olhares. Eles se gostam muito. Ele trabalha com programação, enquanto ela é historiadora, leciona, e se dedica a sua pesquisa de especialização voltada para a Guerra Fria.


Vamos acompanhar os 5 anos de relacionamentos dos dois, inundados de trocas de e-mails, cartas, bilhetes, notas, fotografias, músicas, disputas de jogos de tabuleiro, filmes assistidos e comentados no livro dos filmes e claro história, principalmente focada nos grandes líderes e Guerra Fria. Operação Impensável foi um plano que o primeiro ministro britânico Churchill, logo após o fim da Segunda Guerra, encomendou aos militares para atacar de surpresa a União Soviética. Lia acredita que esse foi um dos motivos que fizeram eclodir a Guerra Fria, que durou 45 anos. Com o tempo, o casamento toma rumos inesperados e Lia batiza de Operação Impensável a empreitada que dura 43 dias numa batalha conjugal com o esposo em que ela quer descobrir o que está acontecendo e que não sabe se todos saíram ilesos.

Vanessa Barbara, jornalista nascida em 1982, é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. Já ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem por O livro amarelo do Terminal (Cosac Naify). Operação Impensável, ganhador do Prêmio Paraná de Literatura, é seu sexto livro e vemos que a autora é bem versátil, publicando textos de gêneros bem diferentes, mas sempre com uma ótima qualidade.

Comecei a ler este livro exatamente ao meio-dia, parei para ir ao curso e para me alimentar, mas só fui mesmo largá-lo exatamente às 2h40 da madrugado, com o livro finalizado. É impossível não se envolver com ele e querer saber como acabará esses 43 dias dessa batalha e a autora se utiliza e pontua de forma cronológica os fatos durante esses 5 anos de união, intercalando com opiniões do casal sobre inúmeros filmes noir clássicos à ficção científica contemporânea de uma forma muito prazerosa e que dá velocidade a narrativa. Além disso, temos fatos históricos provindos da pesquisa de Lia que fica, entre um período e outro, dando aquele suspense nos fatos futuros sobre o casal.
É um livro que fala de relacionamentos, de como nos abrimos e nos doamos quando estamos em prol de outros, mas diz também o quão podemos ser negligentes em relação a quem tanto nos apreciam ou apreciamos. Farsa, momentos de solidão, vingança e superação são palavras chaves que são explicados por meio de pesquisas, até mesmo com fonte do Wikipedia, gerando intrigas, mentiras e desconfiança refletindo na personalidade humanas dos personagens que a Vanessa Barbara criou.

Uma coisa de se perguntar a todo instante é de onde a autora busca tanta criatividade e se ela não teme gastar tudo de uma vez, porque Operação Impensável é cheio de listas, situações e piadas bem escritas que trazem irreverencia e humor para a obra de uma forma muito inteligente.

Enfim, recomendo a obra para o público no geral, creio que Operação Impensável tem tudo para agradar a qualquer leitor, desde os que buscam um bom entretenimento até os leitores mais críticos. Separe um café ou um chá (até mesmo uma água), um bloquinho de notas e caneta que serão úteis para ir anotando quotes, dicas de livros e filmes e claro, boa leitura.


Sobre o Sorteio


Estamos realizando a promoção valendo um exemplar do livro Operação Impensável e para participar, basta ir no Instagram do De Cara Nas Letras e seguir as regrinhas. Click na imagem abaixo para ser direcionado à promoção:




Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Oi Pedro,
    A capa do livro me chamou muito a atenção, e sua resenha só serviu pra me deixar mais interessado!
    O enredo me agradou e já coloquei a obra na listinha de desejados.

    Até mais,
    www.entreserieselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii,
    Sua resenha esta muito bem feita, parabéns. Sei bem o que e pega um livro e só querer larga ele quando terminar. Na verdade fiz isso essa noite RS.
    O livro parece bem interessante e provável que eu o leia. Parabéns novamente.

    Beijos.
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  3. Esse livro aparenta ser ótimo, a própria capa já nos chama bastante atenção, sua resenha então?! serve pra aumentar ainda mais a minha curiosidade e vontade de lê-lo. Já adicionei na minha wishlist e espero ter o meu em breve para devorar o conteúdo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei bem interessante a história do casal!
    Acredito que seja realmente uma leitura muito agradável e fiquei interessada em realizá-la.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho que já havia visto a capa do livro mas não sabia do que se tratava, após conhecê-lo pela sua resenha, tenho certeza de que é um livro que eu gostaria muito de ler! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi ^^

    Se eu visse estre livro na livraria não chamaria minha atenção, acho que a capa ficou meio "apaga".
    A premissa da obra também não se encaixa muito no que estou em busca no momento, mas com certeza anotarei a indicação para ler futuramente :D

    ResponderExcluir
  7. Oi. Não recordo de ter visitado seu blog outras vezes e achei muito lindo. Espaço encantador! Quanto ao livro, não conhecia, mas quando vi a capa já nasceu um interesse, depois de ler sua resenha, compreendi que preciso ler a obra. Parabéns pelo espaço, adorável!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adorei seu blog, láyout muito lindo. Bom esse livro me mostram muito a verdade de antigamente e de hoje, antes as pessoas tinham aquela coisa da carta, escrever a mão falar seus sentimentos por meio das cartas e hoje tudo é jogado as ventos na internet. Acho que a verdade de antigamente não existia essa coisa de desunião como é hoje, ei tive a esperiencia e foi otima.
    Beijos
    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    Não conhecia o livro mas parece ser bem legal, muito boa a dica e espero poder ler em breve gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser bem divertido, fiquei bastante interessado na leitura, principalmente por abordar assuntos relacionados á guerras...

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!