Resenha #126: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Lido em: Setembro de 2015
Título: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Gênero: Young Adult
Ano: 2014
Páginas: 208

Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação: 
   






Resenha:

A história nos é narrada através da perspectiva de João Galeto, um adolescente normal de quinze anos, que está no ensino médio. Por ser bastante reservado e ter poucos amigos, João sempre foi alvo de piadinhas e apelidos por parte de seus colegas de classe. Por medo (ou até mesmo por ficar sem reação diante de tamanha humilhação diária), nosso protagonista nunca revidou as chacotas ou agressões verbais e físicas de seus carrascos... não até aquele dia. Poderia ter sido uma manhã como outra qualquer, mas João escolhe não ficar parado diante de tanta humilhação e decide rebater todo o mal que lhe causaram. É aí que ele agride um dos 'valentões' que o azucrina... o grande problema é que toda a cena vai parar na internet!

Sendo o livro de estreia do autor Danilo Leonardi, também fundador do canal no youtube 'Cabine Literária', a obra traz à tona diversos assuntos contemporâneos, como sexualidade e amizades verdadeiras, mas com um enfoque principal no bullying.

























Agora uma estrela no mundo virtual, João vira o 'porta-voz' de todos aqueles que um dia sofreram toda a agressão física e psicológica ocasionada pelo bullying. Uma responsabilidade enorme para uma pessoa em sua idade, não? Entre entrevistas, problemas com a família, paixões não correspondidas e amizades em frangalhos, João se vê submerso em um estado de caos que nunca pensou que existiria em sua vida. E, em um momento de puro ódio, decide soltar a seguinte frase em um programa de televisão: "a solução para acabar com o bullying é bater primeiro. Valentões também caem".

Após João perceber o que havia feito, alimentado ainda mais todo esse ciclo de ódio, percebemos uma reviravolta no enredo. Coisas surpreendentes, literalmente de tirar o fôlego, começam a acontecer no decorrer da narrativa, deixando-nos cada vez mais chocados com a página que acabamos de ler. Torna-se quase impossível interromper a leitura; é uma necessidade saber o que vem a seguir.

Acredito, entretanto, que o autor pecou em americanizar demais seu enredo. É perceptível que em vários momentos a trama fica demasiadamente infantil, visto que os personagens principais e secundários, que na teoria são adolescentes, se comportam como crianças birrentas de filmes norte-americano. De toda forma, a narração consegue ser fluida e passa ao leitor tudo (ou quase tudo) aquilo que realmente importa.


Com apenas duzentos e oito páginas, Por que Indiana, João? nos trás uma história não apenas sobre quedas, mas também sobre como podemos nos reerguer. Creio que esse seja o tipo de livro que deveria ser lido por toda a nova geração adolescente que está por vir. Mesmo sendo 'dramático' demais, o livro aborda questões importantes de serem discutidas nos dias atuais, especialmente no que diz respeito à preservação e garantia do direito individual dentro de uma sociedade.

Por fim, gostaria de dizer que tive uma experiência agradável com a obra. Entretanto, não poderia deixar de ressaltar que esperava um pouco mais do enredo. Creio que criei grandes expectativas por causa de uma capa bonita. De toda forma, saliento que a leitura é válida e que, independentemente de idade ou preferência literária, vale a pena conferir o que Danilo Leonardi tem a nos mostrar!

Até logo,
Sérgio H.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ótima resenha adorei sua sinceridade sobre o livro.
    Vou ler com certeza..<3

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!