Resenha #86: Precisava de Você - Pedro Guerra

Titulo: Precisava de Você
Autor: Lola Tavares Pedro Guerra
Gênero: Romance brasileiro
Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581742373
Ano: 2015
Páginas: 224


Adicione esse livro ao skoob

Avaliação:




Resenha:





Precisava de Você vai nos contar a história de Lola Tavares, uma jovem de 18 anos que faz faculdade de Comunicação Social. Mas na verdade, a história quem vai nos contar é a própria Lola, sobre um fato que aconteceu em sua vida: seu relacionamento ou como a própria fala "(des)romance com o Gabriel Vegas.

Eles se conheceram em uma festa, organizada na faculdade onde ela estuda por seu melhor amigo, e colega de curso gay, Sam e o namorado dele Noel. Só que antes deles se conhecerem, Lola já havia visto Gabriel numa parada de ônibus e já se encontrava encantada pela beleza do rapaz. No entanto, ao vê-lo na festa, ela o nota acompanhado de outra garota, Cassy, com quem ele estava tendo um relacionamento. Mas as coisas passam a mudar ao passar dos dias, e com o tempo, Gabriel vai se encantando por Lola, acabando por terminar o relacionamento com a Cassy para ficar com a nova paixão.

E neste jogo, vemos que um, aparentemente nasceu para o outro, no entanto, com a proposta do livro, sabemos que algo irá acontecer e nem todos os personagens são quem demonstram ser. E é após a queda das mascaras que Lola Tavares se debruça a esmiuçar as fases do seu relacionamento, paulatinamente, como as camadas de uma cebola, mostrando que nem todo mundo deve ser confiável.


Um dos pontos principais da trama é a questão da diferença de idade entre Lola e Gabriel, sendo que ele é um ano mais novo que ela, e isso deixa a garota extremamente confusa sobre achar certo namora alguém mais novo ou não (mesmo sendo uma diferença de idade tão minima). Outro ponto que acaba chamando a atenção é o fato dessa liquidez em determinados relacionamentos, como se tudo fluísse muito rápido e as fases fosse apressadas, vemos que em pouco tempo o Gabriel consegue "pegar" o que queria com a Lola e isso põe e traz a reflexão, principalmente para um público adolescente, sobre suas escolhas na vida amorosa e a confiança no(a) parceiro(a).

O livro tem uma leitura rapidíssima, com capítulos pequenos e uma linguagem bem acessível e atual. O autor conseguiu criar uma história com temas bem contemporâneos e aduzindo ao enredo elementos do nosso cotidiano, como por exemplo as redes sociais, artistas da época (bandas principalmente), aplicativos e outros mais.

O trabalho gráfico da Belas Letras em relação ao livro está impecável. Começando da capa com um material que imita papelão e verniz localizado, passando pela diagramação cheia de ilustrações feitas pela Karen Basso que enchem os olhos, tanto quanto a formatação e o trabalho da revisão que não deixou passar nenhum erro.


Precisava de Você não é o primeiro romance do Pedro Gerra (O Menino Debaixo da Minha Cama, 2010; Você pode guardar um segredo?, 2012 e A Rainha Está Morta, 2013)  e podemos notar isso em sua escrita sincera, fluida e bem rápida. Se você quer um livro para ler em uma sentada, acaba de o encontrar.


Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Pedro, tudo bem?

    Gosto de livros com leitura rápida, mas não sei se eu leria esse. Essa ideia de mulher meio insegura com a idade do namorado... sinceramente não sei o que achar. A diagramação do livro está realmente linda.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!