Resenha #71: Ordem - Hugh Howey

Lido em: Abril de 2015
Título: Ordem
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Gênero: Distopia / Ficção Científica
Ano: 2015
Páginas: 512


Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:    



Resenha:

ATENÇÃO: ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILER

No segundo volume da "Trilogia Silo", Ordem, conhecemos Donald, o mais novo deputado eleito do estado da Geórgia (no ano de 2049). Deixando para trás sua formação de arquiteto e com muita vontade de revolucionar o legislativo norte-americano, Donald encontra-se ansioso e inspirado para exercer sua nova profissão. Isso até o momento em que o Senador Thurman o chama para uma reunião secreta e o pede para que ele coordene a construção de um prédio subterrâneo, em formato cilíndrico. Inicialmente, alega ser uma construção de segurança para os trabalhadores que exercerão atividades remuneradas ali próximo, em uma instituição que lidará com combustível nuclear.

Esse "prédio" deveria ser capaz de garantir a existência de, no mínimo, dez mil pessoas por um período indeterminado, para o caso de, por algum motivo, haver uma catástrofe na superfície. Sendo assim, fazendas hidropônicas são inseridas na arquitetura da construção, bem como andares de suprimentos, da tecnologia, da parte mecânica, dos apartamentos... e, então, está feito. Não somente um Silo é construído, mas cinquenta deles, um para cada estado dos Estados Unidos. É nesse clima de construção e segundas intenções que Hugh Howey nos mostra a transformação radical da sociedade que conhecemos. Nos mostra como o mundo acabou.

"Misture verdades e mentiras e você não será capaz diferenciá-las."


O livro, dividido em três partes de épocas distintas, traz ao leitor cerca de trezentos anos de história. Hugh Howey consegue nos explicar claramente a estratégia utilizada para "aprisionar" as pessoas nos silos, nos mostrando tudo o que ocorreu. Para não estragar a leitura que, porventura, vocês venham a fazer, não explicarei o motivo do enclausuramento, mas afirmo que o autor conseguiu ser original e que molda sua "teoria" através dos conhecimentos da nanotecnologia, campo de estudo da manipulação de materiais numa escala atômica ou molecular. 

Entretanto, um dos pontos negativos do enredo é justamente o grande prazo de tempo que ele aborda. O número gritante de personagens me fez ficar algumas vezes perdido. A mudança entre os capítulos também me deixou um pouco perturbado, já que é comum a mudança de ano de um personagem para outro. Entretanto, de forma geral, tudo se liga em algum ponto, dando ao enredo consistência e fluidez.

"Quando só se pode culpar Deus, nós o perdoamos. Quando se trata de outro homem, nosso irmão, nós o destruímos."


Assim como Silo, Ordem é um livro de tirar o fôlego. Nele, há milhões de reviravoltas e a todo o momento nos é mostrado algo novo. Mal temos tempo de assimilar um fato ocorrido e o autor já nos surpreende com algo. Infelizmente demorei mais do que esperava para concluir a leitura do meu exemplar (por causa da universidade), mas assim que cheguei na última página já desejei, instantaneamente, o próximo volume. O livro nos conta também um pouco mais sobre a história do personagem Solo (quem leu o primeiro volume deve se lembrar dele). Nos é narrado tudo o que aconteceu no Silo 17, desde seu primeiro sinal de colapso até a sua queda e como Solo sobreviveu a tudo isso. Outra coisa que me instigou foi o aparecimento (embora que tardio) de Juliette, ligando assim os dois volumes da trilogia.

Sinceramente, estou super ansioso para finalizar a leitura da série. Hugh Howey, como eu já esperava, surpreendeu positivamente, apesar das pequenas ressalvas que fiz acima. Se você, assim como minha pessoa, não resiste a uma boa distopia, sugiro que pare o que está fazendo e adquira já seu exemplar. Se já o tem, coloque-o na fila de leitura o mais rápido possível. Conheça um pouco mais sobre o fantástico mundo conspiratório de Ordem e seus reflexos no Silo

"Preveja o inevitável - disse ela - e com certeza um dia você vai estar certo."

Até mais,
Sérgio H.

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Oi, Sérgio. Fiquei com medo de ler essa resenha depois do aviso de spoiler e fui ler só a segunda parte hahaha Mas aaaaaaaaaah, eu quero muito esse livro. Silo foi um dos melhores livros que eu li (acho que na vida) e não vejo a hora de garantir minha cópia de Ordem. É um pouco chato varios personagens, os detalhes que ele gosta de colocar, mas acho que quaando acaba o leitor fica até feliz, leve e aliviado e se analisar como um todo acaba vendo com uma grande obra. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  2. Ola Sérgio ainda não li nenhum dos livros, mas leio muitos elogios, o fato de ter muitos personagens as vezes confunde o leitor mesmo. Fico feliz que apreciou a leitura. Vou esperar sair todos os livros para ler. abraços

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi pedro, não sou muito fã de livros que se passam em muitos anos e isso já me faria desistir de ler este livro. Além disso também não li o primeiro, não sei se as duas histórias se interligam ou não. O grande número de personagens também seria um problema para mim, mesmo já lendo muitas resenhas positivas

    ResponderExcluir
  4. Olá =)

    Morro de vontade de começar essa série, mas ainda não pude iniciar a leitura, me falta tempo (leia-se dinheiro mesmo). Mas gosto de livros assim. Acho que o grande número de personagens seria um problema para mim. Mas ainda pretendo dar uma chance a eles.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sérgio, assim como a Sil eu fiquei com medo da resenha por causa do aviso de spoiler e só li a segunda parte. Estou com Silo, mas ainda não li... na verdade, estou esperando o último livro, que a Intrínseca disse que ia ser publicado ainda esse ano, para ler tudo de uma vez. Enfim, achei bem interessante essa volta ao tempo para mostrar com os silos foram criados e tudo o mais... com certeza essa abordagem do tempo, indo e voltando nele, e as diferentes quantidades de personagens, as vezes pode ser meio cansativo e confuso, mas mesmo assim deve ser um livro incrível.

    E essa capa é simplesmente maravilhosa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá Sergio!

    Eu peço desculpas por pular uma parte de sua resenha, mas foi para fugir dos spoilers, eu gostei muito de saber que esse está muito melhor e mais cheia de ação. Livros de tirar o folego são os melhores né?
    Espero que o proximo livro seja tão bom quanto esse <3 e eu espero conseguir ler logo!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sérgio!
    Confesso que pulei boa parte da resenha porque não queria pegar spoiler. Ganhei Silo no amigo oculto de final de ano, mas ainda não li. Já vi várias resenhas mais do que positivas dele, mas de Ordem vi poucas. Bom saber que Hugh conseguiu manter a qualidade da história e explora outros personagens. Espero gostar tanto quanto vc.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Estou mega ansioso para ler essa trilogia, mas confesso que os pontos negativos que citou me deixaram com um pé atrás. Odeio livros que retratam longos períodos de tempo e que possuem inúmeros personagens, pois realmente ficamos mega perdidos em vários momentos. Contudo, se o autor consegue equilibrar isso com uma narrativa envolvente e uma trama bem elaborada, acabamos por relevar tais aspectos. A capa do livro é linda!

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ei Sérgio!
    Ahh cara, que foda *-* Hugh é um autor realmente genial. Ainda lembro do evento, quando ce falou da sequencia com que os livros são, tipo, um falando do presente, outro do passado e outro do futuro. Só isso já me ganhou e fiquei louco para ler. Foi uma distopia que saiu e meu interesse não foi tão grande na leitura, não sei porque, ainda mais com personagens tão cativantes e com um autor aparentemente tão genial *-* Vou roubar teus exemplares e só devolver quando ler.
    PS: Foto destruidora essa segunda, haha.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai? ;)
    Achei bacana o aviso sobre spoilers, mas como eu não me importo nadinha com spoiler li logo tudo haha
    Esse livro parece ser bem bacana e prende a atenção do leitor.
    E o primeiro e o último trechos que foram usados no seu post... put*quepariu, muito fod@s.
    Eu não conhecia o autor, nem o livro; só tinha visto o livro mesmo, por causa do Instagram de vocês.
    Enfim, abraço!
    (Seu blog é muito organizadinho, parabéns!!! de verdade!!)
    http://incriativos.blogspot.com.br/2015/05/verdadeiros-lacos-rose-elizabeth-mello.html

    ResponderExcluir
  11. Se Silo já era bom, Ordem é ainda melhor. Livro irado demais e quando eu pensei que era só a história do antes, Hugh vai lá e, maestro como ele só, vira o jogo e linka as histórias de forma brilhante. Sou fã dele.

    Beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sérgio, tudo bem? Li Silo e demorei bastante para concluir a leitura justamente por achar a narrativa arrastada. Embora ache a trama espetacular, tenho medo de ler Ordem e achar a mesma coisa. Porém estou bem curiosa para saber como os silos foram formados e sobre o personagem Solo.
    Parabéns pela resenha e pela fotos que ficaram lindinhas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sergio!
    Eu sou louca pra ler esta série!
    E a sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Bom saber que a série mantem o padrão no segundo livro, que a história continua ótima. Preciso mesmo começar a ler.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros cheios de reviravoltas e que sempre nos apresentam fatos novos, principalmente se tiram o fôlego do leitor! O Hugh é um autor mega simpático, e saber que ele criou uma história que agrada - mesmo com algumas ressalvas - só me deixa mais ansiosa pra ler! Mas vou esperar o terceiro livro e ler tudo de uma vez.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Sérgio, tudo bem??
    Estou louca para começar a leitura dessa série... menino só vejo elogios... não tive medo de ler a resenha pelos possíveis spoilers, porque já li tantas... e como vou demorar um pouco mais para começar, estou tranquila em dizer que até lá não me lembrarei de nada... essa é uma distopia que esperei, mas só quero começar quando eu tiver o segundo livro... gostei da premissa... e gostei de saber que o livro continua com suas reviravoltas capazes de deixar o leitor sem fôlego... Xero!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!