Resenha #64: Simplesmente Acontece - Cecilia Ahern

Lido em: Fevereiro de 2015
Título: Simplesmente Acontece
Autor: Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: YA 
Ano: 2014
Páginas: 448


Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:   





Resenha

Alex e Rosie são melhores amigos e passam a maior parte do tempo juntos. Essa amizade vem desde os seus cinco anos de idade, sendo que ele é um ano mais velho que ela. Ambos estudam no mesmo colégio desde sempre e vivem trocando mensagens, no entanto, essa união, infelizmente, terá que ser interrompida, já que o pai do rapaz precisa urgentemente mudar de pais por motivos de emprego.

Rosie é a filha do meio, sendo Stephany a irmã mais velha que vive em Paris, e Kevin o casula que some e mal dá o ar da graça nos encontros familiares.
Alex possui um irmão mais velho chamado Phil, que hora e outras é usado como conselheiro por Alex. A mudança de pais ocorre de Dublin, na Irlanda, para Boston, nos Estados Unidos.

Desde criança Rosie sempre quis trabalhar numa hotelaria e fazer uma faculdade do tipo, já Alex, sonha em fazer medicina... ambos consegue a admissão.... mas um fator x, impede que Rosie vá frequentar a faculdade.


A partir daí, vemos que a vida dessas duas criaturas ia ser cheia de altos e baixos e confesso que a autora me pegou de jeito com as primeiras páginas desse livro. Por ser basicamente construído em forma de cartas, e-mails e bilhetes, não temos uma narrativa linear, ao contrario, pegamos apenas fragmentos de alguns momentos das vidas dos personagens que vão ligando uma mensagem à outra, e os personagens que ficam a cargo de (nos) descrever os detalhes para o seu remetente.
Mesmo tratando de e-mail, creio que ela conseguiu dá uma personalidade a cada uma das personagens, com uma certa leveza na narrativa.

Não é um livro que traz acontecimentos chocantes nem nada que não fuja da nossa realidade, na verdade ele é cheio de clichês, mas que por ser tão pé no chão nos choca, sim, principalmente quando vamos sentindo os anos passarem e como isso vai afetando a vida desses dois grandes amigos.


Uma coisa que me chama bastante a atenção, e que por não ter um contato maior com outras culturas foi o fato de as famílias não serem tão grudadas assim, digo, os pais criam seus filhos, mas quando chegam a certa idade dão as asas a eles e os libertam para o mundo, vendo nisso um trabalho por fim finalizado, bem diferente de nossa cultura, onde vemos que mesmo após se formarem, muitos permanecem juntos a asas dos pais.

Simplesmente Acontece é um livro para rir, para sentir tristeza, e para refletir sobre a vida e o que estamos fazendo com as nossas ao longo dos tão preciosos anos. Vale à pena conferir.


 
créditos imagens:

Att,
Pedro Silva

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oiee

    Ainda não li o livro mas tenho vontade, principalmente de ver o filme que só tem elogios, adoro a autora e livro que passam boas mensagens sempre são bem vindos.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu quero muito ler esse livro, e já assisti o filme, que só aumentou minha expectativa pelo livro!
    Espero poder lê-lo logo ^^
    Sucesso :D
    Leitoras Assumidas | Por Alycia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Confesso que vi o filme e não gostei muito, achei que a maioria das coisas que aconteceram na vida dos protagonistas eram meio improváveis… Talvez as coisas sejam mais bem explicadas no livro, mas o filme meio que me fez perder a vontade de ler :/

    casteloanimado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como eu vi o filme sem ler o livro, eu simplesmente amei, achei lindo lindo... e agora to com receio de ler o livro, pq ele vai estragar o filme na minha cabeça, vc me entende ? huhuh

    Mas Cecelia é Diva

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a leitura deste livro e vou desfrutar desta história linda.
    Amei o seu blog!
    Beijos!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!