Resenha #36: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura

SinopseDepois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Avaliação:  





Resenha



Aos 17 anos, Mia Hall tinha uma vida perfeita. Havia nascido em uma boa família: seu pai professor e ex-integrante de uma banda de rock, sua mãe ex-tiete da banda do marido e seu irmão mais novo, Teddy, com apenas 7 anos um garotinho animado. Ou sejam, todos eram roqueiros. Dessa forma, ela não poderia mudar o fato de também se encantar pela música, mesmo o seu estilo sendo extremamente oposto ao da família. Sim, Mia tem uma grande paixão pela música erudita, em especial pelo instrumento violoncelo, e passa grande parte do seu tempo se dedicando a aprimorar seu talento.



Um de seus sonhos é ser admitida em Juilliard, uma renomada universidade de música. No entanto, ela convive com o receio de deixar o seu namorado Adam, que além de roqueiro é membro de uma banda que está ganhando fama rapidamente.

Em uma manhã fria, Mia e sua família saem para um passeio. Tudo estava bem, até que ao som da Sonata n°3 para violoncelo de Beethoven uma tragédia ocorre; a garota entra em coma e a partir desse momento a vida da Mia passa a tomar direções inimagináveis, e a narrativa muda o seu clima.

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você. Faz sentido pra você?"

O livro, considerado um conto, se passa em 24h, e os capítulos são divididos por horas com algumas quebras de leitura. Ele é narrado em primeira pessoa pela personagem principal, onde volta e meia somos apresentados a flashbacks da vida dela, enquanto a mesma se encontra em coma. Sim, apesar dela estar em uma cama imobilizada, sua "alma" fica o tempo todo presente no hospital em que ela está internada como um fantasma.



Com toda a tragédia,  eu esperava encontrar um livro cheio de dramas e típicos clichês de adolescentes (não que eu quisesse), no entanto, acabei me enganando. A personagem é um tanto fria, e em algumas passagem parece não se importar tanto com o que está acontecendo, embora em outros ela demonstre querer mudar algo.

"Todo relacionamento tem suas dificuldades. Assim como na música, às vezes se tem harmonia e outras, cacofonia."

É uma história triste, porém, muito bonita, onde a música se faz essencial para a construção do todo. A autora põem dentro da personagens várias incertezas que a deixa confusa sem sabe se deve permanecer ou partir de uma vez, e isso acaba de certa forma chegando até nós leitores e tentamos nos encaixar no lugar dela. Dependendo da sensibilidade do leitor, é um livro que chega a emocionar.


Se Eu Ficar tem continuação, e já foi lançado pela Novo Conceito, chamando-se "Para Onde Ela Foi". O livro será narrado pelo namorado da Mia, Adam, e estou um tanto quanto ansioso para saber o que acontece nesse próximo volume, já que o final do primeiro ficou muito aberto.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Oii,

    Eu ando vendo muitas resenhas sobre o livro, mas ainda não pude ler. Acho que a história vai me deixar bem emocionada, lembro que vi um trailer antes de saber do livro e fiquei arrepiada com a história, quero comprar os dois logo de uma vez...
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu assiti o filme e gostei bastante, embora quis que tivesse um final diferente! To doido para comprar o livro e começar a lea, ótima resenha.

    Beijos, Matheus.

    http://fashionher0es.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu li esse livro e amei! Inclusive me emocionei, estou esperando a caixa da NC chegar aqui em casa com Para Onde ela Foi!
    Beijos!
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro, tudo bem???

    Eu adorei a resenha e estou louca para ler o livro... Mas assisti o filme primeiro rsrsrsrs.... e amei... só o final foi frustrante mas já fiquei sabendo que o final do livro é semelhante se não igual.... Mas mesmo assim não perdeu seu encanto. No livro quase morri de chorar kkkkkk estou me preparando para não chorar tanto no livro, apesar que você disse que ela é um tanto fria no livro, já no filme não percebi isso... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não achei a Mia fria não, mas vi muita gente que teve a mesma impressão que você. Entendi bem a dúvida dela e cheguei a chorar algumas vezes no livro, em cenas protagonizadas pelos avós dela. A parte dos flashbacks foi a que eu mais gostei. Espero que curta o segundo livro, amei Se eu ficar, mas acabei me decepcionando com Para onde ela foi. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Esse livro tem gerado bastante expectativa por parte de alguns leitores e também divido opiniões na blogosfera. Confesso que depois de ler várias resenhas minha vontade de ler a obra é nula, o fato da protagonista narrar a história me distancia ainda mais dela. Mas pretendo conferir a adaptação cinematográfica. Mesmo se eu curtir, não vou querer ler.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não consegui gostar tanto de Se Eu Ficar. Devo ser bem insensível, porque não me emocionei nem um pouco. hahahaa Em compensação no filme eu chorei 2 vezes.
    Não curti tanto a Mia, mas, apesar disso, estou bem curiosa pela continuação por causa da narrativa do Adam (adorei ele!).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Sem dúvidas este livro é um dos grandes lançamentos do ano, não sei se é por causa do filme, mas em quase todos os blogs literários tem resenha dele. Ainda não tive a oportunidade de ler, apesar das muitas resenhas que li. Gostei muito da sua, porque tem uma descrição mais realista da personagem.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pedro,

    primeiramente, AMEI a sua kombi com o nome do blog! Eu fiquei bem tocada com esse livro, principalmente por já ter sofrido um acidente de carro. Claro que nada que se comparasse a esse enorme desastre que acontece com a Mia.Mas hoje em dia não consigo ficar mais de duas horas em um carro/ônibus/van... então acabei me identificando com o drama da familia e tudo o mais. Achei o livro bem bonito, a escrita da autora me prendeu. Mas acho que o segundo, Para Onde Ela Foi, vai superar o primeiro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. A curiosidade está me matando aqui.. eu preciso ler a continuação de Se eu ficar.
    Minhas expectativas nele estão altas, mas espero que não acontece o mesmo que aconteceu com este livro.. me decepcionei bastante pois também não vi tanta emoção assim.. Ao contrario do filme, que foi emocionante demais *-*

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Resenha perfeição gente <3 Pedro sambando e destruindo forninhos com suas fotos e resenhas. Eu compartilho do seu amor por esse livro ok! Eu tambem gostei!

    David Andrade
    Abraços
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieeeee, estou com muita vontade de ler este livro, só de assistir ao trailer eu fiquei arrepiado e tenho certeza que irei amar a história, gostei das capas dos dois livros, mas a do primeiro livro é mais bonita na minha opinião. Não li e ainda não assisti ao filme, uma amiga disse que iria me emprestar e eu vou ler com certeza!!! Amei sua resenha e as fotos ficaram lindas!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Só acho que não devia ter continuação

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!