Resenha #25: O Segredo de Jasper Jones - Craig Silvey

Há algum tempo que eu vinha desejando ler O Segredo de Jasper Jones, no entanto, como eu moro em uma cidade onde livraria é coisa escassa, acabei me esquecendo de comprá-lo (pois nessa época eu ainda não comprava livros por sites de compras onlines), até que certo dia fui para a capital do meu estado e acabei encontrando ele em uma promoção custando apenas R$ 9,90. Não pensei duas vezes e efetuei a barganha, e aqui estou para contar minhas impressões acerca dele.


O segredo de Jasper Jones
Título Original: Jasper Jones
Autor: Craig Silvey
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571707
Ano: 2012
Páginas: 288


Avaliação Pessoal: 





Sinopse: Numa noite, durante o intenso verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado pela visita de Jasper Jones, o pária da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. Neste romance de crescimento, o menino franzino de 13 anos, leitor voraz, reflete sobre os acontecimentos por meio de referências a clássicos do gênero.


Resenha


Charlie Buckitin vive em uma pequena cidade da Austrália chamada Corringan. Ele é um adolescente nada popular considerado o segundo mais inteligente de sua escola, perdendo apenas para o seu melhor amigo, de família vietnamita, Jeffrey Lu que é apaixonado por críquete. Charlie é acanhado e um leitor assíduo - não poderia ser por menos: seu pai é professor de literatura. Certa noite, em suas costumeiras leituras antes de dormir, acaba ouvindo um barulho em sua janela. Quando presta mais atenção, percebe que na verdade chamam por seu nome, e quando ele confere, visualiza Jasper Jones pedindo desesperadamente sua ajuda. Só que para Charlie existem inúmeros "poréns". Por que ele iria ajudar alguém que, além de nunca ter se dirigido a ele antes, é considerado um verdadeiro marginal típico, um mau exemplo? Confuso, ele decide que sim, irá ajudar o jovem que é um ano mais velho que ele.




Jasper Jones guia Charlie até uma clareia, o local secreto onde ele passa boa parte do seu tempo (fumando/bebendo/fugindo do mundo), e Charlie dá de cara com uma cena que o deixa atordoado e sem palavras. Mas que mesmo assim, no fim, ele faz o que o Jasper pede e ambos voltam para a cidade. O que Charlie não imaginaria era que essa ajuda oferecida iria acabar deixando seus dias mais complicados, afinal, nem todos sabem como guardar um segredo a sete chaves.

Charlie, nosso narrador, vai contando suas trajetórias, e à partir daí, nos aprofundamos mais sobre a origem vietnamita da família do Jeffrey,  refugiados na Austrália, e que por isso, sofrem preconceitos pelos nativos que acham injusto eles estarem substituindo os soldados australianos que foram à guerra. Conhecemos Eliza Wishart, filha do governador do Condado e que estão a procura da segunda filha, Laura Wishart, dada como desaparecida. Por se tratar da filha do governador do Condado, a pequena cidade se enche de autoridades em busca da moça desaparecida, deixando-a bem conturbada. Outro ponto do livro é o sentimento que há entre Charlie e Eliza, e ambos ao decorrer do livro vão desenvolvendo de forma sutil e nada apressada esse sentimento.

Na capa do livro temos um pêssego que, na história, é sinônimo de coragem e seus motivos são explicados ao decorrer do livro.

Craig Silver escreve de uma forma tão descritiva que as cenas surgem em nossa mente como em uma tela de cinema, tudo é aos poucos explorado, e apesar desse inicio focado nesses dois personagens, com o decorrer da leitura vamos percebendo que na verdade o autor não quer tanto se prender a eles, o que torna o livro mais interessante, com Silver criando vários núcleos dentro de uma mesma história e, claro, interligando tudo de alguma forma.

No final, temos um amontoado de problemas que o autor vai desenvolvendo para só no fim ir soltando aos poucos, como se fossem bombas programadas, revelações que mudam a vida de alguns personagens e que nos deixa chocado. O Segredo de Jasper Jones é um livro com uma história muito original e que dificilmente deixa o leitor com sensação de está lendo algo previsível; pelo contrário, o autor consegue nos surpreender e até nos deixar sedentos por mais.

O final não deixou a desejar, começamos a leitura com uma incessante vontade de descobrir mais sobre o os mistérios dessa trama e o autor consegue responder todas as nossas perguntas. No entanto, ficou aquela curiosidade de saber o futuro e o que se sucedeu a cada personagem do livro, coisa que, creio eu, todo leitor quer saber, mas que não tira méritos do livro.


Sobre o autor


Craig Silvey nasceu em 1982. Escritor e músico australiano, ele cresceu em um pomar na cidade de Dwellingup, na Austrália Ocidental, e atualmente vive em Flemantle. Ele escreveu Rhubarb, The World According to Warren, The Amber Amulet e O Segredo de Jasper Jones, que foi publicado para mais de 30 países e recebeu diversos prêmios literários.















Até mais ver,

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Pedro a sinopse não chamou muito minha atenção, o que não quer dizer que eu não vá gostar do livro, mas vou adiar essa leitura para frente , e olha que adoro uns mistérios . Que bom que gostou do livro . Assim que ler volto para falar mais . abraços. Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro, beleza?

    Esse livro sempre estava de promoção no Submarino, mas quando eu resolvi comprar, infelizmente, saiu da promoção. Sua resenha, como sempre, aguçou a minha curiosidade. Espero conseguir ler o livro em breve. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro! Pela sinopse, confesso ser um livro que não me atraiu, sabe, dar AQUELA vontade de ler?
    Mas o finalzinho de sua resenha me fez pensar que se eu encontrar esse livro em promo, é para não deixar passar a oportunidade.
    Você disse que as descrições são boas o suficiente para passar um filme em nossa cabeça durante a leitura. Gosto disso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A história me chamou atenção, não é o estilo de livros que eu costumo e gosto de ler, mas acredito que é sempre bom inovar, ter mais conhecimento. Com certeza vai entrar na minha lista de livros que eu preciso ter!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro, vou ser bem sincero com você, nunca me interessei por esse livro, achava a capa feia e nunca fui atrás de saber mais sobre ele.
    A forma como Craig parece escrever é aquela na qual a gente se envolve muito e só pelo sua resenha estou imaginando o livro. Parece ser um ótima leitura e tentarei comprar esse livro em uma futura promoção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oláaaa!!!
    Sempre achei o contrate de cores da capa desse livro tão lindo! *-*
    Entretanto, essa é a primeira resenha dele que eu leio e confesso que me surpreendi. Imaginai algo totalmente diferente.
    Bem, pelo menos o final não deixa a desejar e o livro não é previsível. Dois pontos positivos!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Não conhecia o livro, achei a capa muito linda, e fiquei com muita vontade de ler o livro, sei qual é essa curiosidade de saber o que acontece com os personagens assim que o livro termina, parabéns pela resenha, se encontrar o livro em alguma promoção com certeza eu garanto meu exemplar.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pedro. Não acredito que eu não conhecia esse livro! Sendo da Intrínseca, me parece que foi mal divulgado e não está presente nas vendas mais corriqueiras. De toda forma, gostei só de ver a capa. Interessante vc trazer o significado, explicar um pouco o motivo de ter um pêssego ali.
    A história parece interessante, gosto de protagonistas adolescentes que passam por situações complicadas e diferentes.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Não conhecia o livro e devo confessar que fiquei interessado, após ler a sua resenha. Adoro essas questões de imigração, nacionalidade e preconceito de raça. É muito interessante também como você mencionou o lance do pêssego. haha Se tiver a oportunidade, vou ver se consigo comprar.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pedro,
    Confesso que não me senti muito atraída por esse livro, acho que por estar um pouco fora do meu gosto literário... cenas descritivas demais me entediam.
    Fiquei curiosa em saber como você conseguiu dar 4 estrelas e favoritar hehehehe
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Oi Pedro!
    Não conhecia o livro, e eu só me interessei pelo livro por causa da sua resenha! Adoro livros com mistérios :)
    Adorei!
    beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acho que eu ia ficar doente se morasse em um lugar em que livraria fosse coisa escassa, mesmo que eu compre mais livros online preciso visitá-los!! hahaha... #louca

    Gostei da parte das revelações que chocam e que mudam a vida de algumas personagens, e de você ter dito que é uma história original, mas só de você ter citado que Jasper Jones tem um lugar em que fica fumando/bebendo/ fugindo do mundo fiquei com o pé atrás, odeio livros que têm cigarro/bebida/drogas muito presentes. Não sei se é o caso, mas realmente tenho trauma.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Pedro,
    Eu não conhecia O Segredo de Jasper Jones, mas a premissa do livro é muito interessante e lendo sua resenha gostei muito e pretendo ler assim que possível (já que minha lista de livros só aumenta..rsrsrs). Gostei de saber que a história não é previsível e que o autor surpreendeu.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, a capa até que é bem chamativa e a sinopse interessante,
    mas ao ler sua resenha, não me despertou aquele interesse de ler
    esse livro. Alguns pontos que você levantou sobre a narrativa, são bem
    interessantes, mas nada que me deixe curiosa e também me deixou
    um pouco confusa, mas devo admitir que é uma narrativa diferente,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Pedro.
    Na minha cidade tem apenas uma livraria, a Nobel, mas os livros são um absurdo, só compro em lojas online.
    Eu não entendi como favoritou o livro classificando com 4 estrelas.
    Não me interessei pela história, a proposta não me atraiu e principalmente após saber que é muito descritivo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi Pedro, tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas é a primeira resenha que leio. Fiquei super curiosa para descobrir o que Jasper pediu a ele. Mas achei perigoso ele ajudar sem chamar um adulto par ir com eles, já que Jasper não tinha boa fama. Vou pesquisar mais sobre livro, parece ser interessante.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Pedro!
    Parece ser um livo muito bom! Uma história que não é previsível com um fim não deixou a desejar! E vc achou ele barato! 9,90! Eu sempre saiu catando os livros que quero ler a tempo nas promos! Muito boa resenha!
    Beijão!
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  18. Oie, ainda não conhecia este livro e apesar da sua resenha positiva o mesmo não conseguiu chamar minha atenção, tive a impressão que iria achar a leitura chata, mas quem sabe, se eu ver ele em promoção como você viu também vou comprar para tirar minhas próprias conclusões rsrs, adorei sua resenha, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Pedro, tudo bem?

    Já havia visto a capa há um tempão atrás, mas nem dei muita importância. Perdi inúmeras promoções do mesmo, mas olha, nem acho que foi tão ruim assim perder haha. Estou com uma pilha gigantesca de não lidos e quero eliminá-la! Só não entendi o fato de você ter dado apenas 4 estrelas para ele e no final dizer que é favorito. Bugou totalmente minha cabeça haha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante, fiquei mega curiosa em saber no que Charlie ajudou Jasper e quais foram as consequências disso.
    Resenha instigante.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!