De Capa em Capa #7: As Aventuras de Pi - Yann Martel

Olá, pessoas!

Há cerca de um mês comprei meu exemplar do livro que hoje será analisado na coluna "De Capa em Capa", que foi publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira. Eu ainda não o li, mas devo afirmar que, antes de comprá-lo, me achava indiferente ao fato de tê-lo ou não na minha estante. Porém, ao pegá-lo pela primeira vez, após abrir a embalagem do Submarino, percebi que, mesmo não tendo me interessado pelo livro da primeira vez que o vi, o enredo parece ser bem envolvente (não deve ser à toa que a adaptação recebeu um Oscar, não é mesmo?), sem contar que o material usado no exemplar é extremamente bom. Ainda demorarei um pouco para lê-lo, já que minha lista de leitura só faz aumentar a cada dia. Todavia, em breve, estarei resenhando-o aqui no blog!

Antes de irmos às capas, que tal você dar uma olhadinha na sinopse?

Sinopse: A vida é capaz de pregar cada peça... Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi, sim, isso mesmo, igual a 3,14. Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem; pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. Somos apresentados a esse cativante personagem que subitamente perde tudo - os sonhos, a família, um futuro - após o naufrágio de seu navio. Pois tudo que lhe resta são um vasto oceano, um bote e uma tripulação de sobreviventes composta de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala, animais do antigo zoológico. Animais selvagens, ferozes e letais, diga-se de passagem. É uma história e tanto, não é?

Agora sim, que venham as capas!

Photo 11-04-13 12 31 00 AM
                       Brasil                                Estados Unidos  1                     Estados Unidos  2                    Estados Unidos  3        

Como sempre, começamos com a capa brasileira. Para mim, simplesmente a mais bonita entre todas que escolhi para colocar aqui no post. Em seguida, temos as capas dos Estados Unidos, a número 1 sendo uma imagem do filme, assim como a nossa. A número 2, que foi muito usada pelo mundo, mudando apelas o título para se ajustar ao idioma nativo, não me parece muito atraente. A última, com a cabeça de tigre no meio, é razoavelmente bonita.









Photo 11-04-13 12 33 48 AM
                       Croácia                                       Rússia 1                                       Espanha                                   Eslováquia

Vamos ser sinceros: que porcaria de capa é essa, Croácia? Apenas a metade de um tigre? Deixou muito a desejar. A versão russa e eslovaca são deprimentes. A primeira coisa que penso ao vê-las são nos livros de 1960 que encontro no sebo da minha cidade. Acho que um livro com críticas tão boas merecia capas bem melhores. A espanhola, como podem perceber, é no mesmo estilo da norte americana de número 2.

Photo 11-04-13 12 33 31 AM
                  Romênia                                         Russia  2                                  Hungria 1                                      Hungria 2

Para finalizar, temos a versão romena, que para mim não é feia, além de uma segunda versão russa e duas húngaras. Esta capa russa é milhões e milhões de vezes mais bonita que a primeira. Esta sim eu gostaria de ter em minha estante... ela é misteriosa, convidativa. A primeira da Hungria me fez pensar que este livro era infantil. Já a segunda, me fez lembrar os livros bíblicos (não me perguntem o motivo).

E então, pessoal? Qual das capas mais atraiu vocês? Vamos conversar um pouco :3

Postar um comentário

9 Comentários

  1. O filme foi daqueles que a gente custa esquecer depois que assiste, cheio de mensagens e um final que me deixou mesmo de boca aberta. Fui saber um bom tempo depois que existia um livro. rsrs. Sou meio desligado kkkk

    Mas, enfim. A melhor capa é a primeira!! E a segunda eu também gostei demais!

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou daqueles que, se ainda não leu, não assiste o filme, sabe Michael? Tô super curioso, mas estou me segurando. Não gosto de me bombardear com "spoilers".

      Abraço <3

      Excluir
  2. Olá!

    Há algum tempo eu queria este livro, mas acabei desistindo de comprar. Eu ainda não assisti o filme nem pretendo por enquanto, vai que encontro uma promoção e eu queira comprá - lo?
    As capas, na minha opinião, a do Brasil novamente é a melhor! A da Hungria 2 não achei nada a ver kkkkk, muito estranha.

    Abraços,
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    P.S: Andei sumido porque eu me mudei de casa e fiquei esses tempo sem internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor.

      Que bom ver você por aqui de novo! Sentimos sua falta :3
      Realmente, a capa do Brasil é muuuuuito mais bonita que as outras. Em relação ao filme, me encontro na mesma posição que você: só assistirei após ler.

      Obrigado pela visita <3

      Excluir
  3. Esse livro não ganha ninguém pela capa kkkkkkkkkkkkk
    a melhor sem duvida é a primeira (do filme)
    Porém uma história q marcou minha vida para sempre, não é atoa q meu cachorro se chama Piscine (estava lendo o livro quando adotamos o peludinho daqui de casa)

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Aline! Pra você ter escolhido o nome de um personagem para o seu bichinho de estimação, com certeza a história deve ter te tocado. Me deixou mais ansioso para ler *-*

      Obrigado pela visita, flor! Espero ver você por aqui mais vezes.

      Excluir
  4. Eu realmente acho a capa atual muito atraente. Mas não sabia se deveria realmente ler o livro, porque no filme, achei um pouco parada a história... mas julgando o livro pela capa, agora, me deu vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, rapaz! Pelo que dizem, é uma boa obra :)

      Obrigado pela visitinha!

      Excluir
  5. Só digo uma coisa: A capa do Brasil é a mais bonita mesmo #babandoopaís
    Eu não fiquei muito afim da história, quando li não gostei. Mas assim, gosto é gosto. Sei que muita gente que leu, gostou... então é bom pelo menos tentar ler.

    Beijos Serginho, te adoro.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!