Resenha #5: O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

Lido em: Março de 2014
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Título (BR): O guia do mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296943
Gênero: Ficção Científica Cômica.
Ano: 2010
Páginas: 156
Avaliação

Adquira seu exemplar clicando aqui!





Sinopse: Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Resenha: 

Do enredo: Arthur Dent acorda meio desnorteado, sem se lembrar o que houvera na noite anterior. Aos poucos, recorda-se que bebeu além da conta... e que sua casa será demolida naquele dia para a construção de um desvio. Descobre-se então, alguns minutos depois, deitado em frente à casa, tentando assim evitar sua destruição. É ai que chega Ford Prefect, amigo de Arthur há mais de 5 anos, quando este salvou sua vida. Prefect, um humonóide inusitado e peculiar (nascido em um pequeno planeta próximo à Betelgeuse), resolve então salvar a vida de Arthur em retribuição. O aviso é dado: O planeta Terra será destruído em 12 minutos! No decorrer da obra, Ford e Arthur passam por muitas situação hilariantemente perigosas, como pegar carona em uma nave Vogon - que acabam sendo expulsos pelo capitão Prostetnic Vogon Jeltz, sendo literalmente jogados no espaço -  ou em situações de sorte, como quando vão parar na nave Coração de Ouro, encontrando Zaphod Beeblebrox, que é nada mais nada menos que o Presidente do universo, assim como Trillian (ex-habitante da terra) e Marvin (robô que desvaloriza a vida, andando sempre depressivo, mas com uma mente brilhante). Ao lado destas figuras, o enredo se desenrola, com o grupo explorando o espaço, em busca de uma compreensão essencial da Vida, do Universo e de Tudo Mais, orientados pelo "Guia do Mochileiro das Galáxias", um livro digital que contém tudo (ou quase tudo) que se sabe sobre o universo e seus habitantes!

Do exemplar: Embora este livro tenha sido adquirido na versão econômica, TODOS os exemplares da coleção são excelentes. A capa de brochura (que não possui orelha, é óbvio) também é muito boa. Folhas amareladas, que possuem uma espessura razoável (quase não se vê o outro lado) e com uma fonte e tamanho de letra agradável. A série (5 livros) custa apenas 29,90 no submarino! comprem logo AQUI

Do autor: Como sou mais apegado à livros de crônicas e ficções, estranhei um pouco ao ler as hilariantes frases de Douglas Adams. De uma forma simples, o autor passa as suas teorias ao leitor. Além de ser escritor, Douglas também foi comediante em vida, explicando assim a presença do humor em todo o enredo, desde o seu modo de entender o cosmos como nos pensamentos que desde sempre rondam a cabeça do homem: "Quem somos nós? Para onde estamos indo? O que é a existência?". Ateu, criticou de forma explicita a igreja e todos os preceitos criados por ela, sempre com um tom de ironia ou sarcasmo e humor. Morreu aos 49 anos, em 2001, deixando para a humanidade excelentes obras. Obrigado, Adams!

Algumas quotes:

"Há uma teoria que indica que se alguém descobrir exatamente para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

“A tecnologia para tornar algo invisível é tão infinitamente complexa que, é muito mais simples e eficaz remover a coisa e esquecer o assunto.”

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá!

    Não li nenhum livro do Douglas, apesar de só ouvir elogios. Futuramente pretendo ler. Livros com um toque de humor é sempre bom, nada melhor que rir sozinho hahaha.

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! Os livros dele são bem legais, embora possua nomes de personagens um tanto quanto excêntricos e de difícil pronunciação, haha.

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Vim aqui agradecer pela visitinha lá no blog, espero te ver por lá sempre!!
    Muito obrigada :3
    Nunca li nenhum dos livros, nem nunca tive vontade. Não sei se leria,
    não curto muito esse gênero e já li algumas resenhas que me deixaram sem
    muita curiosidade kkk
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro e nem me interesso, não faz meu genero.
    Sou mais para aqueles livros cheios de emoção e aventura - dependendo da aventura -!
    Um amigo meio que estava me forçando a ler este livro, mais mesmo depois das lamurias eu não li. Não tive curiosidade, ainda mais por que tenho que outros milhares de livros que estão a minha espera.
    Li um conto que achei na internet do mesmo autor deste livro, e tenho que admitir que ele é demais! Caraca, eu quase caio da cadeira do computador de tanto rir!

    Beijos e sucesso!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
  4. Só li o primeiro livro da saga, o segundo parei na metade... Um dia voltar...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!