Resenha #2: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith



Lido em: Janeiro de 2014
Título Original: The Cuckoo's Calling
Título (BR): O chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith (J.K Rowling)
Editora: Rocco
ISBN: 978-972-23-5153-9
Gênero: Romance Policial
Ano: 2013
Páginas: 448
Avaliação

Adquira seu exemplar clicando aqui!






Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.


Resenha: 

Capa, diagramação e linguagem: A capa da trama fala por si só: seu ar de mistério contagia o leitor antes mesmo de ler sequer a sinopse. Com folhas amareladas e espessas o bastante para que não possa se ver o outro lado, o livro apresenta um ótimo espaçamento e a fonte é totalmente agradável. Como todos os outros livros de J.K, o desenrolar do enredo é denso, causando às vezes um certo cansaço no leitor, mas nada que uma pausa não resolva.

Se você é uma daquelas pessoas que ADORAM livros investigativos, você deve ler este. Pela manhã, está em todos os jornais: "Supermodelo britânica Lula Landry cometeu suicídio jogando-se da sacada do seu apartamento". Essa era a hipótese mais aceita por todos, já que Lula vivia de maneira displicente, envolvida no mundo das drogas e farras, além de ter um namorado problemático e ter que lidar com tudo o que a fama traz junto. Porém, três meses depois, intrigado com as circunstâncias da morte de sua irmã, John Bristow decide pagar um investigador particular para re-analisar o suposto caso de suicídio. Cormoran Strike, ex-soldado da Guarda Real britânica que saiu ferido física e psicologicamente da guerra, atua agora como detetive na cidade de Londres. Embora não acredite muito na possibilidade de um homicídio, aceita de pronto o trabalho, já que se encontra em uma situação financeira precária e, além tudo, não tem mais onde passar as noites, dado que seu "casamento" com Charlotte chegou ao fim. É ai que ele parte para a investigação com Robin Ellacott, sua mais nova secretária temporária, enviada pela Temporary Solutions. A trama se passa em vários locais britânicos, das ruas silenciosas da Mayfair aos pubs agitados espalhados pela capital.

J.K Rowling me surpreendeu neste livro, já que, em muitos momentos, a autora conseguiu manter-me ligado e ansioso para saber quem se é que havia um era o assassino, embora em algumas poucas páginas a investigação tenha ficado um pouco monótona demais, deixando a leitura cansativa. De toda forma, J.K mostrou ao mundo que não é escritora apenas de livros infanto-juvenis, mas sim que é uma escritora universal, que atinge todas as faixa-etárias da sociedade. Vale lembrar também que seu livro Morte Súbita, o primeiro voltado exclusivamente para o público adulto, foi igualmente bem aceito pelos leitores.

Não se espantem se este enredo for adaptado para o cinema, já que ele tem capacidade para render um excelente Film Noir. Diversos estúdios já enviaram propostas para a autora, que no momento está trabalhando na adaptação de "Animais fantásticos e onde habitam" para o cinema, além de uma peça teatral sobre a infância de Harry Potter.


Algumas quotes:


"Os leigos, segundo a experiencia de Strike, eram obcecados pelo motivo do crime: a oportunidade encimava a lista dos profissionais."



"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."


A série ainda não foi totalmente escrita, mas dois títulos já foram divulgados:



1- The Cuckoo's Calling (O Chamado do Cuco)
2- The Silkworm (O bicho-da-seda)
3- Vocação para o Mal



Interessou-se pelo livro? Então coloque-o na sua estante do skoob!

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Que coisa linda essa sua resenha. Vi várias resenhas sobre O Chamado Cuco, mas nenhuma me chamou tanta atenção quanto essa. Se eu estava com vontade de ler esse livro, ela agora só triplicou. Primeiro, sou fã da J.K. Rowling, li quase todos os livros dela... está faltando O Chamado Cuco... kkkk

    E depois porque AMO livros investigativos! Sou APAIXONADA por Sindey Sheldon (Se você não leu, é melhor começar logo, tipo, largue todos os seus vinte livros e vá ler), porque ele não cria finais previsíveis, ele simplesmente mata quem tem que morrer e faz bandido quem tem que ser. Ele não tem pena. É vivo e está em movimento, como a sociedade. Já deu para notar como amo os livros dele né? kkkk

    Enfim, sua resenha me aumentou em muito a vontade de ler o Chamado Cuco, e assim que o fizer eu venho te contar o que eu achei do livro.
    Beijos Sergio ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que tenha gostado! Esta é minha primeira resenha e, cá pra nós, eu estava com muito medo de postá-la. Já li um livro do Sheldon: A perseguição. Eu amei o enredo, talvez até compre mais obras dele.

      E sobre O Chamado do Cuco, espero que leia e goste, assim como eu gostei. Obrigado pela visita <3

      Excluir
  2. Estou ainda mais louco para ler esse livro. Relutei bastante com Morte Súbita, mas ele me prendeu do início ao fim. É um livro incrível, o jeito como ela apresentava os personagens e suas histórias. Confesso que esperava outra coisa, mas ela foi bem além do que eu imaginava. J.K. é mesmo Incrível.

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Michael. Por mim, umas das melhores escritoras universais do século ;)

      Excluir
  3. Fiquei louca pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Oooi! Sua resenha ficou ótima, parabéns! Tenho esse livro aqui em casa, mas não li ainda, preciso logo dar um tempo pra ele. Eu li Morte Súbita e adorei, um livro excelente.
    Adorei o blog, estou seguindo~
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!