O paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe

 "O amor constrói", diz a simpática narradora de O paraíso são os outros, livro do autor português Valter Hugo Mãe que contrapõe a celebre frase do pensador francês Jean-Paul Sartre.



Em forma de monólogo curto, o livro traz uma menina falando sobre o que ela aprendeu até então sobre alguns sentimentos universais, principalmente o amor e suas várias formas de se apresentar: "Há casais de mulher com homem, de homem com homem e outros de mulher com mulher. Depois, há casais de pássaros, coelhos, elefantes, besouros. Os pinguins são absurdamente fiéis, quero dizer: há também casais de pinguins, e até de golfinhos. Tudo por causa do amor."


É através do olhar infantil que enxergamos a perfeição e a plenitude que esse sentimento desperta ou deve despertar nas pessoas. Mesmo nunca tido se apaixonado, nossa narradora acredita que "Os casais formam-se para serem o paraíso.", caso contrário, e haja desentendimentos e brigas, não se trata de amor e rapidamente "a maldade deve ser eliminada logo na primeira situação.", para que haja felicidade.


VHM explica que este livro nasceu logo após o romance A desumanização, também narrado por uma criança. Mesmo cheio de poesia, O paraíso são os outros, ao contrário do romance, é convincente e consegue nos envolver por ser curto e tratar de um assunto próximo que muito dialoga conosco. Fala sobre aceitar o outro da forma que é, enxergar suas diferenças como qualidades únicas e abrir espaço para que todos tenham a sua vez dentro do relacionamento proposto. 

"O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer."

~.~.~.~.~.~ 

Ficha técnica: 

Título: O Paraíso São Os outros a | Autor: Valter Hugo Mãe |  Editora: Biblioteca Azul | Edição: 1 | Ano: 2018 | Gênero: romance português | Páginas: 64| ISBN: 9788525065971 
Resenha de número: 438

Postar um comentário

0 Comentários