Norma, de Sofi Oksanen

Norma Ross nasceu com uma diferença peculiar: seus cabelos crescem de forma sobrenatural conforme as diversas mudanças de seu humor, mas apesar disso, sua mãe, Anita, nunca a tratou isso de modo diferente, pelo contrário, essa peculiaridade sempre foi algo normal para elas. A relação de ambas nunca deixou de ser de amor e afeto. No entanto, quando Anita morre, a filha custa a acreditar que realmente tenha sido suicídio. Ao vasculhar as coisas deixadas por sua mãe, a jovem mergulha numa onda de mistérios acerca não só de sua condição, mas também do tráfico ilegal de cabelos que pode ter levado a morte de sua mãe. É aqui também que o romance se volta para o sombrio mercado ilegal de bebês.


Ao descobrir demais e tentar se libertar, Norma acaba presa, tem sua liberdade retirada na própria coisa que causava o seu enclausuramento. Embora ela passe o livro inteiro procurando essa fuga para o desconhecido, as marcas do passado, as pessoas e os medos voltam a lhe perturbar diariamente - algo que deverá aprender a conviver; uma verdadeira prisão sem muros. 

Apesar da sinopse instigante, que promete um Thriller, a obra não é bem isso, ela segue em um ritmo monótono, são poucos os momentos que trazem ações batidas que remetem a adrenalina da máfia ucraniana ou a algo do gênero. 

Já a escrita de Sofi Oksanen, autora finlandesa, é bem polida e limpa, não perde tempo em longas descrições de espaço, mas introduz bem o leitor no psicológico de suas personagens centrais. A narrativa é intercalada com vídeos deixados pela mãe de Norma, os quais complementam bem a história. 

O realismo mágico que a autora traz é bem natural, tão natural que não sentimos ser algo absurdo dentro do contexto de realidade. Também não é o foco de "Norma" ter isso como assunto central, embora seja a base para os conflitos e mistérios que seguem a obra. Ao tocar em temas como o mercado negro de cabelos e o mercado negro de bebês, a autora também transmite uma boa reflexão sobre exploração da mulher nesses segmentos. 

Em suma, é uma ótima leitura. 


~.~.~.~.~.~ 

Ficha técnica: 

Título: Norma | Autor: Sofi Oksanen | Tradução: Pasi Loman e Lilia Loman | Editora: Record | Edição: 1 | Ano: 2017 | Gênero: romance finlandes| Páginas: 322| ISBN: 9788501109613
Resenha de número: 439

Postar um comentário

0 Comentários