Corações Quebrados, romance português de Sofia Silva

De modo sensível e real, Sofia Silva nos apresenta uma narrativa de profundas dores e duros recomeços na seguência de "Sorrisos Quebrados". Com uma escrita poética, tocante e que chega a nossa alma com uma força dilacerante, "Corações Quebrados" é uma história linda sobre amor, vida e levantar outra vez após grandes quedas. Uma história sobre voar e se abrir para o novo.


Emília vive em uma clínica que ajuda na recuperação de pessoas que viveram grandes traumas. Ela quase perdeu sua vida em um acidente e depois disso sua vida virou ao avesso e seus sentimentos nunca mais foram os mesmos e quando a depressão a alcançou não foi só uma surpresa para ninguém. O luto tomou conta do coração, antes vívido e sonhador de Emília fazendo-a desistir de tudo e até de si mesma.
"Esta noite comprovou que a vida é o conjunto de consequências das nossas ações, e que nem tudo que acreditamos, vemos e ouvimos é real. Como é fácil sermos enganados."
Diogo é um ex-militar cuja as cicatrizes de suas lutas são tão profundas que ultrapassaram seu corpo e invadiram sua mente e alma, ele está dilacerado. O dr. Leonardo responsável pelo tratamento de Diogo em Portugal  já tentou de tudo para ajudar-lo a curar seu psicológico e quando uma última tentativa surge, Diogo topa sem pestanejar, pois talvez seja sua única de se recuperar totalmente. 

Juntamente com a médica responsável pela clínica na qual Emília está, Leonardo acredita que a troca de 'experiências' pessoais entre pacientes que sofreram grandes traumas, podem contribuir para a reabilitação de ambos e dessa forma Diogo e Emília passam a trocar mensagens diariamente. 
Apesar da resistência da brasileira no início, aos pouco o entrosamento entre eles começa a acontecer e quando se dão conta já não conseguem passar um dia sem se falar. O humor de Diogo é crucial para que o relacionamento que começa a nascer a partir das mensagens cresça, pois Emília ainda é muito ácida devido às suas terríveis cicatrizes. 

Mas, quando as coisas começam a ficar mais íntimas, Emília some. Manda uma última mensagem de despedida e não responde mais a nenhuma que ele manda depois disso. Diogo preocupa-se muito, pois sabe que ela já tentara o suicídio. Sem saber o que causou o sumiço dela acredita que só há uma coisa a ser feita: ir até o Brasil para saber o que aconteceu. 

Diogo sabe que isso será perigoso e pode colocar tudo que eles haviam construído a perder, mas decide correr esse risco e parte para encontrar sua amada. Seguir o seu coração é tudo que ele pode fazer e torce para que dê certo. 
"As pessoas ainda julgam muito sem imaginar que, além de todos os riscos mentais, a depressão causa dores físicas enormes. Infelizmente ainda continua sendo mais fácil criticar a atitude de quem está passando por algo tão ruim do que tomar a iniciativa de tentar ajudar."
Falar dos escritos de Sofia Silva é falar de profundidade, feridas abertas, de almas destroçadas que se unindo encontram uma mútua cura. Amo ler e me emocionar com as narrativas que ela cria, pois nos tocam, penetram nosso íntimo e nos faz sentir cada um dos sentimentos de seus personagens. 

No segundo volume da série 'Quebrados' a autora decidiu dar voz a uma doença que tem avassalado muitas vidas: a depressão. Grandes perdas podem acarretar um luto interminável que consequentemente acaba culminado nessa doença. 
É admirável o modo como vemos a discussão desse tema na trama, pois acompanhamos de perto o que causa e como a protagonista reage diante da dor com a qual é ferida. A sensibilidade que permeia todo o enredo o deixa extremamente realista e lindo. 

Sabemos que a proposta dessa série é expor problemas sociais e afirmo que a Sofia tem feito isso muito bem. 

Nessa narrativa, além da depressão, suicídio e deficiência física, a autora expõe o abuso infantil e nos mostra que essa violência pode acontecer mais próximo de nós do que imaginamos. É triste e revoltante pensar que existem monstros capazes de ferir com tanta crueldade a pura inocência de uma criança, mas é necessário falar cada vez mais sobre isso, e ver questões como essa sendo trazida por obras literárias é muito importante. Cauê e Liefde são crianças fortes, cuja a superação nos inspira e dilacera. 
"Infelizmente os monstros não são aqueles que estão debaixo da cama ou nas páginas dos contos de terror.São pais, tios, padrastos, técnicos, professores, médicos ...São pessoas 'normais'.São os que deveriam amar."
Adorei como os personagens secundários ganham voz e apresentam seus próprios dramas e ganham nossos corações. Leonardo e Rafaela tiveram um grande amor no passado que fora interrompido, eles são aquele tipo de personagem que queríamos que fossem protagonista e pelo que já sei, terão sua história contada em um dos próximos volumes da série. 

O romance entre Emília e Diogo não me convenceu de início, achei que não têm tiveram tanta química, mas quando o sentimento entre eles foi se desenvolvendo, percebi bom um amadurecimento e foi impossível não torcer pelos dois. 


A capa e diagramação estão impecáveis! Eu amei os tons alaranjados e os detalhes de pássaros, também presente em cada página,  tem muito a ver com o enredo e um belo significado para a protagonista, simplesmente encantador. 
"Os nossos corações, juntinhos, se cicatrizam mutuamente. O dele reconstruiu o meu e as batidas apaixonadas do meu deram energia ao dele."
Uma leitura dolorosa e emocionante que nos traz inúmeras lições, mostrando que o amor é o único capaz de curar as grandes cicatrizes que a vida nos causa. Um enredo arrebatador cheio de magoa, saudade e acima de tudo, superação. 


"Corações Quebrados" é um livro denso, real, com personagens que nos fazem acreditar que ainda pode existir algo de bom no ser humano. Com uma história forte e bela que nos cativa por sua seriedade e sensibilidade, esse livro é intenso e quebra completamente com as nossas alma. 


Ficha técnica: 


Título: Corações Quebrados
Autora: Sofia Silva
Série: Quebrados # 2
Editora: Valentina 
Edição: 1
Ano: 2018 
ISBN: 978-8558890786
Gênero: Romance/ literatura portuguesa
Páginas: 344 
Resenha de número: 423 
Adquira seu exemplar aqui!

Postar um comentário

0 Comentários