'A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa', de Nicola Chalton & Meredith MacArdle

'A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa' se propõe a contar os principais fatos ocorridos entre 1901 até a virada do século em 2000 em pouco menos de 200 páginas. Temos então um guia acessível com informações condensadas e, em muitas vezes, exploradas rapidamente, afinal, é essa a proposta da coleção 'Para quem tem pressa', da Editora Valentina.


século XX foi marcado por conquistas de civilizações, colonizações que permitiam que a tecnologia chegasse em outros lugares e, por consequência, avanços tecnológicos. A disputa por poder gerou os inúmeros conflitos bélicos, fazendo com que o período ganhasse o título de "época dos grandes massacres", não é atoa que o historiador marxista Eric Hobsbawm batizou seu livro como 'Era dos Extremos'. Assim, o foco central da obra parte das duas guerras mundiais, cobrindo cem anos desde a queda do império até a Revolução Digital.

Em ordem cronológica, as autoras Nicola Chalton e Meredith MacArdle contextualizam bem o que estava acontecendo no século XIX e avançam a contar sobre um período rico em divisões de classe e que inicialmente era dominado pelos homens, as mulheres não possuíam poder de voto, muito menos uma educação de qualidade; crianças e jovens não tinham voz, assim como o racismo era lugar-comum.


A leitura do texto é de fácil entendimento e linguagem acessível, sem grande meandros, e dividido em capítulos e blocos de assuntos.  Por outro lado, para quem espera se aprofundar nos temas, esse não é o livro ideal. Como ressaltado nas resenhas dos livros anteriores**, são obras que servem como um norte para que possamos pesquisar e nos aprofundarmos em pesquisas, aqui temos um breve resumo do que ocorreu e, infelizmente, com um foco grande nas guerras, o que decepciona um pouco aqueles que esperam encontrar também as transformações culturais além das guerras, que influenciaram muito no comportamento e hábitos humano.


Em suma é uma ótima leitura para aqueles que não possuem muito conhecimento sobre o tema e que nos dá uma motivação para procurarmos mais sobre os assuntos que aqui são apresentados de forma básica, principalmente em tratando-se dos temas de outras partes do mundo além da Europa Estados Unidos (o Brasil mesmo fica um pouco apagado).

A edição da Editora Valentina está excelente. As folhas são brancas, fonte de tamanho agradável e rica em mapas. Apenas a capa da obra que dá destaque demais a figuras que no livro não são tão explorados assim.

**Confira as resenhas de: 

x.x.x.x

Ficha técnica:


Título: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa 
Autoras: Nicola Chalton & Meredith MacArdle
Editora: Valentina 
Edição: 1 
ISBN: 8558890528
Gênero: Não-ficção / história do cinema 
Ano: 2017 
Páginas: 200 
Resenha de número 405

Avaliação

Postar um comentário

0 Comentários