Editora Moinhos lança clássico de Henrik Ibsen

A independente Editora Moinhos anunciou o lançamento da obra "Casa de Bonecas", do dramaturgo norueguês Henrik Ibensen, considerada uma forma de pré-feminismo ao trazer uma mulher forte numa época em que as mulheres eram tidas como "propriedades" do marido/pai. 

Com tradução direta do norueguês, feita pelo tradutor Leonardo Pinto Silva, a previsão é que saia no mês de maio em conjunto com um trabalho que a editora Camila Bauer vem desenvolvendo de uma montagem de "Casa das Bonecas" (1897), com citações de "Um Inimigo do Povo" (1879), as duas mais famosas peças do Ibsen.


CASA DE BONECAS 


A peça "Casa de Bonecas" foi lançada em 1897 e é considerada uma obra em que o feminismo aflora ao final da história. A narrativa se desdobra em torno de Nora – esposa de um diretor de banco que a tem como frívola e inocente –, que faz de tudo para salvar o marido de uma doença; para tal fim, ela mente e consegue um empréstimo com um homem seu caráter e sem que seu marido ou seu pai saibam. Contudo, quando seu marido, Helmer, descobre, a repudia. Ela, então, ao ver sua posição inferior na sociedade, principalmente pela humilhação que sofre do marido, por ter feito de tudo para salvá-lo, revolta-se e resolve deixar marido e filhos.

HENRIK IBESEN (1828-1906)

Resultado de imagem para ibsenHenrik Johan Ibsen foi um dramaturgo norueguês e um dos criadores do teatro realista moderno. Criou o "Teatro de ideias". Sob o pseudônimo de Brynjolf Bjarme, lançou sua primeira peça, "Catilina" (1850), inspirada nas revoluções europeias de 1848 e nos escritos do romano Cícero. 

Ao se mudar para Munique em 1879, onde passa os dias lendo jornais, de onde muitas vezes tira o enredo de suas peças, escreve "Casa de Bonecas". Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas para a época em que foram escritas. Seus trabalhos se caracterizam pelo estudo psicológico dos personagens, principalmente da mulher e analisam a realidade contida por trás das convenções, costumes e a moralidade da época. Em 1885, Ibsen já é considerado o dramaturgo mais representado em vários países.


O livro já está em pré-venda, e você pode adquirir através do link: aqui!

Postar um comentário

0 Comentários