'Gog Magog', de Patricia Melo

"A noite estava arruinada, eu sabia, e não havia nisso nenhuma novidade. Agora era assim. Só o que mudava era a qualidade do ruído, dependendo do dia da semana. Em certas madrugadas, zumbidos de aparelhos elétricos me despertavam. Em outras, músicas blasfemas ou gemidos de cópulas."
Certamente você já deve ter parado em algum momento de sua vida para reparar no barulho a sua volta e percebeu o quanto é perturbador a constante de sons, desde pessoas conversando, a gatos miando, cachorros latindo, carros buzinando, motores de moto roncando, obras em andamento que causa uma verdadeira confusão e desgosto no ser humano.  Mas, como somos indagados pela capa desse romance: "Pode o ruído incessante produzido pela sociedade contemporânea provocar instintos homicidas num morador de uma grande cidade?"

É motivado por essa pergunta que adentramos no novo romance de Patricia Melo, autora brasileira já renomada e prestigiada com o Prêmio Jabuti de Literatura.

Gog Magog retrata a vida de um tranquilo professor de biologia que leva uma vida leve, mas que, com a chegada de um novo vizinho, Ygor, passa a ser perturbado pelos ruídos corriqueiros que esse último produz no andar de cima. O embate barulhento desencadeia uma crise de ódio, levando a banalidade da morte por motivos rotineiros como o exemplo do sons.

Narrado em primeira pessoa, Patricia Melo tem uma escrita rápida e ágil, onde lemos rapidamente 50 páginas em uma sentada. Essa agilidade nos equipara a rapidez dos acontecimentos que são narrados, nos colocando tanto na pele de  um homem sensível a barulho quanto a confusão que é a grande metrópole que é São Paulo. 

O livro é curtinho e fácil de ler, porém não traz grandes novidades ou surpresas ao longo da leitura. Apesar de sua reflexão interessante e pertinente sobre o transtorno que o barulho traz ao humano e sobre como é importante sabermos lidar com o outro, termos uma boa convivência. 


Gog Magog é um bom livro, e entrega o que cumpre: Uma leitura gostosa para passarmos o tempo. Com toda certeza lerei outros livros da autora.

Ficha técnica

Gog Magog
Título: Gog Magog
Autor: Patrícia Melo
Editora: Rocco
Edição: 1
ISBN: 978-85-325-3092-9
Gênero: Romance brasileiro
Ano: 2017
Página: 176

Avaliação: 


Resenha de número 361

Postar um comentário

0 Comentários