Resenha #289: Ó, o Globo - Ana Beatriz Manier


Título: Ó, o Globo 
Autor: Ana Beatriz Manier
Editora: Valentina
Edição: 1
ISBN: 9788558890373
Gênero: Não-Ficção / Biografia
Ano: 2017
Páginas: 192


Adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 




Resenha


Famosíssimo no Rio de Janeiro, o biscoito Globo faz a festa do carioca. Há quem prefira o doce, mas tem também os que não resistem ao tradicional salgado com um bom copo de chá gelado. 'Ó, o Globo!', da escritora Ana Beatriz Manier traz a história do biscoito que faz parte do litoral carioca, uma biografia riquíssima em curiosidades e informações sobre esse produto que está há mais de cinquenta anos no mercado.

Para narrar essa história, a autora foi afundo na vida dos fundadores desse alimento, lá nas últimas décadas do século XIX com a chegada da família Ponce Morales e os Fernandes, vindos da Espanha, no Brasil. Dando-se a união de Antônio Ponce e Encarnação Fernandes, a autora passa a nos contar todas as dificuldades enfrentadas por essas famílias, casamento, a posterior separação, desemprego, dúvidas e todas as consequências que essas ações afetaram e transformaram os resultados do hoje sobre um biscoito criado em São Paulo, mas que ganhou fama no Rio de Janeiro com o 36° Congresso Eucarístico Internacional.

São muitas as histórias que permeiam os anos do biscoito Globo, tanto em questões internas, quanto a adesão de novos sócios, sua forma de comercialização, ajuda dos ambulantes e até mesmo as histórias dos seus consumidores fiéis. Assim, Ana Beatriz Manier traça uma biografia num estilo diferente do tradicional e divide a sua obra como se não estivesse apenas contando a história do produto, mas sim e também do que o ronda. Temos explicações sobre a sua logomarca e as estrategias de marketing certeira que os dono da empresa usam (mesmo sem pagar comercial algum) e chegamos à polêmica recente de uma crítica, infundada, criada pelo New York Times que mais serviu para alavancar as vendas do biscoito do que denegri-lo (clique aqui para conferir). 

Para quem gosta de biografias e histórias de vidas de pessoas simples, 'Ó, o Globo' traz um ótimo conjunto de superação e ideias que deram certo. Ao contrário de algumas biografias, essa não traz um texto chato e enfadonho, e apesar de mesclar a história do biscoito com alguns marcos da história do Brasil, temos um livro escrito de uma maneira leve e  divertida de se ler que fará com que você repense sua opinião sobre biografias.
Sobre a diagramação: A Editora Valentina vem caprichando em seus livros. 'Ó, o Globo' está em uma edição luxuosa. A capa possui um recorte em formato de circulo. Suas folhas amareladas, trazem não somente o texto, mais curiosidades e fotos que vão desde os criadores, passando pelos ambulantes até sua forma de produção. Por fim, gostaria de agradecer a Editora Valentina pela oportunidade de provar o biscoito. Eu adorei!

E você, conhece o biscoito Globo?

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários