Resenha #202: Não Pare! - FML Pepper

Título: Não Pare! 
Autor:  FML Pepper
Editora: Valentina
Edição: 2
ISBN9788565859660
Gênero: Ficção brasileira
Ano: 2015
Páginas: 280
Adquira seu exemplar Aqui!

Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 





Resenha


Clichê e ao mesmo tempo, empolgante FML Pepper prende o leitor em um mistério envolvente, uma paixão abrasadora e um enredo diferente. Por trás de todos os seres sobrenaturais já explorados, tendo suas mitologias contadas e recontadas, a autora consegue surpreender não só com seus personagens humanos, mas também com as reviravoltas e a trama, um tanto quanto diferencial.
Nina sempre viveu uma vida passageira. Desde muito nova, presa nas neuras de sua mãe, vivia se mudança para diversos países e cidades, nunca fixando moradia muito tempo; nunca criando laços com as pessoas. A escola era apenas uma rotina chata que quase a toda semana mudava. Já havia ido para tantos lugares que sua existência se tornou isso: inconstante. E isso, exatamente porque? Ela não sabe. Sempre teve a impressão de que alguém lhe perseguia ou que sua sorte é sem dúvidas uma das piores, devido a todos os acidentes que quase sempre sofreu, tornando a rotina de sua mãe, aquela loucura de mudanças.

Mas algo está para mudar. Em plenos poucos meses para seu décimo sétimo aniversário, Nina e sua mãe retornam para os Estados Unidos e fixam moradia. O que Nina não espera é que as revelações que tanto ansiou sejam finalmente contadas. Uma avalanche de acontecimentos está prestes a colocar sua vida de cabeça para baixo. Como se não bastasse ser a esquisita de olhos estranhos, a garota ainda terá que explicar os bizarros acidentes que começam a acontecer cada vez com mais frequência. E enquanto luta para revelar seu passado e seu futuro obscuro, dividi-se em uma relação de amor e ódio com o mistério, bad boy e inconstante Richard. Que surpresas revelam o futuro de Nina ? Qual rumo todos esses acontecimentos vão lhe levar?
Narrado em primeira pessoa, vemos todo o cenário se mostrar através do ponto de vista da personagem Nina, o que não deixou de ser extremamente positivo. FML Pepper descreve suas cenas e seus cenários com sutileza, sem excesso de detalhes, mas dando elementos suficiente para que o leitor consiga se localizar na trama e viajar com sua história. Dotada de uma mitologia ainda mais avassaladora, a obra mantém um excelente suspense até mais da metade da leitura, de forma que o leitor vai com certeza ficar preso, sobre a expectativa de descobrir finalmente o que Nina realmente é.

O começo, definitivamente, foi meu momento mais devagar. Apesar de conter muita ação, os primeiros eventos que se passam na vida de Nina aparentam ser uma situação mais solta da trama central, o que meio que não me agradou muito, mas isso muda-se totalmente do sétimo capítulo em diante, quando elementos dos capítulos anteriores começam a fazer sentindo, personagens vão se encaixando no enredo e a sequencia da trama vai ficando mais densa e interligada.

Outro ponto chatinho pra mim foi o personagem Richard. Esse com certeza me rendeu uma boa dor de cabeça. Inconstante e altamente bipolar, mesmo tendo terminado o primeiro volume, ainda não consegui uma imagem clara do protagonista devido a suas muitas oscilações de personalidade. Se o intuito da autora era deixar no leitor a visão de otimismo e ódio frente ao personagem, com certeza ela atingiu. Richard foi o personagem mais inconstante que conheci este ano até o momento, sendo que ficava muito difícil saber se eu torcia por ele, ou torcia contra ele. Ora ele parecia bom, cuidadoso, amoroso e ora era grosso, sombrio e até meio violento. Seu envolvimento com a protagonista não me convenceu muito, e acabou transformando o romance si, para mim, em algo muito banal, ou atropelado demais.
Nina por outro lado foi um doce. Embora no comecinho ela pareça meio "tapada" demais, consegue surpreender o leitor devido a toda a sua coragem e inteligência para lidar com os problemas que vão surgindo a sua frente. Espero que no próximo livro ela se mostre mais autoritária, menos influenciável e ingênua. Esse também foi um ponto que me rendeu um pouco de raiva. Algumas situações que ela acreditava ou caia que ficava difícil controlar a fúria no momento.

Não Pare! bestseller nacional pelo site Amazon, que ganhou agora sua edição pela Editora Valentina, que convenhamos, está linda, não deixando a edição momento algum a desejar. Como dito acima, tudo rendeu para o bom desenvolvimento da trama, desde o enredo e toda a mitologia extremamente atraente da autora, quanto à edição, muito atraente.

Até logo,
David Andrade!

Postar um comentário

0 Comentários