Resenha #180: As Reputações - Juan Gabriel Vásquez

Título: As Reputações
AutorJuan Gabriel Vásquez
Editora: Bertrand Brasil
TraduçãoJoana Angélica d’Ávila Melo
Edição: 1
ISBN: Ficção colombiana
Gênero: 9788528618631
Ano: 2016
Páginas: 140

Adicione esse livro ao Skoob


Avaliação: 




RESENHA


Em 2016 resolvi focar minhas metas literárias em autores de língua portuguesa, e isso está sendo maravilhoso, mas também resolvi abri mais espaços para os autores latinos, principalmente os contemporâneos. Para a minha alegria, as leituras até então então uma maravilha. Mais um caso disso é o livro As Reputações, do colombiano Juan Gabriel Vásquez publicado pela Bertrand Brasil.
Para Javier Mallarino, personagem central da obra, os ossos e as cartilagens dizem muito sobre uma pessoa pois é o que molda a fisionomia de um individuo e a partir dali temos uma história. Isso porque Mallarino é cartunista de figuras politicas que ganhou renome ao longo dos anos com sua arte em jornais diversos. Sendo assim, ele exerce uma grande influência em seu país, a Colômbia, cenário em que se passa a história. Mas não foi uma tarefa fácil, recebendo muitas ameaças de morte tanto de sua pessoa quanto de sua filha e esposa. Essa ameaças foi um dos motivos pela qual o casal se separou.

Separado da sua esposa Magdalena, com quem teve uma filha chamada Beatriz e apesar da velhice batendo a porta, Javier continua pontualmente enviando seus trabalhos para as redações jornalisticas onde trabalha, ou melhor, há uma pessoa encarregada de recolher na residencia do cartunista, que só tem mesmo a preocupação de desenhar. O renome é tamanho que o assunto não precisa ter ligação com alguma matéria, a obra em si já é o destaque.
A monotonia de seus dias ganha uma reviravolta quando o cartunista vai receber uma homenagem e conhece uma mulher que posteriormente se revela conhecida e fatos do passado são vasculhados em busca de procurar saber se as atitudes e os julgamento que Mallarino fez acerca de um politico eram verídicas ou não passava de um erro cometido. Em paralelo, mas na mesma situação, essa mulher busca saber o que aconteceu durante uma festa em sua infância.

Recentemente vencedor do Prémio Literário Casa da América Latina/Grupo Lena, A Reputações é um livro que fala sobre assassinato de reputações. No jornalismo não existe apenas a credibilidade e hoje vemos claramente os erros apontados diariamente em emissoras de TV e e nos portais online, isso sob influência de uma imediatez, uma necessidade de obter o furo jornalistico e reportar primeiro. Assassinato de reputação trata-se portanto de uma distorção dos fatos fruto de um equívoco ou pode também ser de forma deliberada, consciente ou não. Isso pode manchar a imagem de algo ou alguém perante a sociedade. Em muitos casos usados em beneficio do próprio veiculo que comete tal atrocidade.

Foi uma grata surpresa ler As Reputações pois vi em pratica um dos assuntos que estudei no semestre passado da faculdade. O autor conseguiu trabalhar bem o tema de forma original, pois não é de se esperar que um cartunista tenha o poder de influência e um alcance tão grande quanto o de Mallarino. Descobrimos e confirmamos que na verdade um desenho fala muito e quando bem interpretado, ligado a situação em questão e ao contexto podem fazer grandes estragos, ainda mais sendo figuras publicas. 

O que é publicado em jornais é recebido com seriedade pelo receptor da informação, por isso ainda há quem acredite ser uma verdade universal as matérias jornalisticas. Pode até ser, mas As Reputações é um alerta para a verificação dos fatos e principalmente das fonte em que estamos obtendo tais informações. Comparar duas fontes nunca é demais e não é por ter credibilidade que um veiculo de comunicação não cometa erros. 
A escrita do Juan Gabriel Vásquez é fluída, mas nada supérflua. Escreve de forma doce, sabendo parar para observar os traços dos personagens, dos cenários descritos e descreve bem as expressões dos personagens. É um deleite e de quebra temos um enredo bem original.

Para quem gosta de uma leitura rápida, reflexiva sobre a forma em que expomos os fatos e de grande crítica à ética jornalistica. Mas não espere por um grande desfecho pois a grandiosidade da obra fica a cargo do seu tema principal.

Até logo,
Pedro Silva



Postar um comentário

5 Comentários

  1. A obra é diferente do que estou acostumado a ler mas gostei muito por ser uma acrítica à nossa sociedade.
    A capa é linda e é um livro pequeno então dá pra ler em poucas horas.
    Mais um pra minha lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei por As Reputações, mas parece ser um ótimo livro para que é da área de jornalismo ou gosta de ler algo sobre a área.
    O livro parece abordar de uma forma diferente a necessidade e a importância de averiguar as informações e confirmar as fontes.
    Achei a capa mito bonita e combinou com a história do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    A capa está muito bonita e convidativa a conhecer mais do enredo. Não é o tipo de leitura que estou acostumada, mas talvez um dia venha a ler. Muito boa sua resenha. Com certeza é importante estar aberto a todos os gêneros literários e autores latinos oferecem uma grande variedade de obras, ricas em informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Conheço o escritor por nome, e fiquei curiosa agora.
    Resenha muito bem feita, parabéns!
    Deu pra entender bem o que se passa no livro, é um assunto bem interessante e que me chama a atenção.
    Anotado aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Esse foi um livro que fiquei interessada, a historia parece ser bem misteriosa me deixando curiosa, gostei muito de se passar na Colômbia, pois ainda não li nenhum livro que tinha esse cenário e achei diferente temos um personagem que é cartunista espero que o autor foque também nessa profissão no decorrer do livro !!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!