Resenha #175: Primeiros Contos de Truman Capote

Título: Primeiros Contos de Truman Capote
Autor: Truman Capote Editora: José Olympio
Tradução: Clóvis Marques
Edição: 1 ISBN: 9788503012713 Gênero: Contos Ano: 2016 Páginas: 160

Adicione esse livro ao Skoob


Avaliação:



RESENHA




Truman Capote, autor norte-americano, ficou conhecido mundialmente por suas grandes obras Bonequinha de Luxo, levado aos cinemas em 1961 com Audrey Hepburn no papel principal e A Sangue Frio, reportagem romanceada sobre uma chacina do interior dos EUA e que também foi levado às telonas 1968.


Desde cedo Capote começou a escrever. Na pre-adolescência praticava diariamente a arte da escrita para aperfeiçoar seu estilo e narrativa. Em 2013 foram descobertos alguns contos inéditos na Biblioteca Pública de Nova York, os mais completos e fechados deram origem ao livro Os Primeiros Contos de Truman Capote, publicado aqui pela editora José Olympio.


São 14 contos que nos mostram as origens desse autor que já dava os primeiros indícios de sua genialidade. Nos contos, encontramos um tom negrume, alguns melancólicos e outros com a morte a rondar que passam uma tensão ao leitor e o sentimento de que algum coisa ruim acontecerá a qualquer momento. 

O tema são em sua maioria coisas cotidianas. Em "O estranho íntimo" uma senhora, de nome Nannie, já idosa e doente recebe a visita inesperada de um estranho-velho-conhecido enquanto a criada vai buscar seus remédios na farmácia. De forma muito simples, ele explora nesse encontro, o fato de que, apesar das vivencias, sempre parece que nunca estamos prontos para enfrentar essa questão especifica que o breve conto aborda.

Nos contos "Louise", "Senhora Belle Rankin" e "Lucy" o autor aborda questões raciais, mostrando que apesar da cor, ninguém é melhor do que o outro. Louise é uma rica, de família e se mudou para os Estados Unidos em busca de educação, mas Ethel, colega de escola, descobre o seu segredo: Lousie é filha de negro. Mesmo sendo de rica, mais inteligente que as outras e mais educada, nada muda o fato de ser inaceitável negros na escola. Nos demais contos também ficamos com esse sentimento de revolta. 


"O trânsito Para Oeste" é construído de uma forma inversa, o fim é o início, assim, vamos lendo sem entender muito o que ele quer falar, mas ao terminá-lo o conto faz sentido e se torna quase uma matéria jornalistica. 

"Isso é para Jamie" retrata um jovem garotinho filho único, que recebe mais atenção (apesar de bem pouca) de sua babá do que dos próprios pais, esses andam muito ocupados trabalhando ou indo para jantares e eventos sociais. Em uma ida ao parque ele conhece uma senhora que passeia com o cachorrinho do seu filho Jamie. Aos a ida ao parque passa a trazer um pouco de alegria para o menino. Jamie não pode ir ao parque porque sofre de uma doença, e assim cria-se uma amizade indireta entre Teddy e Jamie. É um conto tão triste que chega a arrancar lágrimas, mas mostra a bondade e compaixão inerente ao ser humano.


Além dos contos em si, o livro conta com prefácio de Hilton Als e posfacia de David Eberrshoff introduzindo e contextualizando o leitor acerca do autor e o que sobre contos. 

A coletânea Primeiros Contos de Truman Capote que é uma excelente porta de entrada para o mundo do Capote, um ser humano extravagante, mas com a capacidade de captar bem os detalhes desse mundo caótico e cheio de maldade.


Até logo!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um ótimo livro tanto para os amantes desse gênero quando para os que não tem tanta afinidade!! Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada desse autor, mas Bonequinha de luxo é um clássico muito famoso é bem recomendado, confesso que ainda não assisti. Porém esse não é o tipo de livro que me interesse. Não sou muito adepta a ler livros de crônicas ou contos!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessantes os temas abordados nos contos. Não costumo ler livros do gênero mas vou pesquisar mais sobre o autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Que interessante esse livro! Não conhecia ainda essa obra, apesar de já ter lido comentários a respeito do autor. Contos são sempre muito bem-vindos e tem um sentido e enredo todo especial, ainda mais um tema como esse. Se tiver oportunidade, gostaria de conferir essa obra. Gostei muita da sua resenha, bem informativa e incentivadora a leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Não leio muitos contos, mas achei os temas abordados bem interessantes. Fiquei bastante interessada em ler "O trânsito Para Oeste". É bem diferente a forma como foi construído, sendo o fim o início. Isso mostro o quanto o autor é criativo.
    Também achei interessantes os contos "Louise", "Senhora Belle Rankin" e "Lucy" no qual são abordados temas raciais e de preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler um livro do Capote, mas ainda não tive a oportunidade.
    Mas agora quero ler esse de contos também kkkk
    Amei a resenhas, principalmente por você ter citado mais explicativamente alguns contos.
    Parecem ser bem reflexivos e perturbadores, tendo uma narrativa competente.
    Amei a capa, ficou linda essa foto.
    bjocas

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada do Truman Capote, mas vejo muitos comentários positivos sobre suas obras que me deixaram bem curiosa para ler algo dele, achei bem interessante seus contos principalmente o modo como eles foram descoberto acho que é sempre uma otima noticias quando encontra trabalhos inéditos dos autores !!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!