Resenha #168: Um Passado Sombrio - Peter Straub



Lido em: Maio de 2016
Título: Um passado sombrio
Autor: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 1º
ISBN: 9788528620481
Gênero: Ficção Americana/Suspense
Ano: 2016
Páginas: 392
Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:  


Resenha


No mais novo livro de Peter Straub, (muito conhecido por suas parcerias com Stephen King) Lee Harwell é um escritor já conhecido, e esta tentando escrever um novo romance. Até que sua memória volta há 40 anos, quando seus melhores amigos e sua namorada e atual esposa se envolveram com eventos misteriosos. 


Em 1966 Spencer Mallon surge de passagem por um campus universitário, prometendo experiências sobrenaturais, e boas histórias. Alguns estudantes universitários e estudantes do colegial se encantam pelo guru, e se tornam seus discípulos, tendo como ponto alto de suas experiências um ritual secreto. Que acaba resultando em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido, e todos os envolvidos marcados profundamente. 

Dessa forma, Lee tenta voltar ao passado através das memórias de seus amigos e esposa – amigos que não vê há décadas, e a esposa se recusa a falar no assunto - para entender o que aconteceu de fato no campo de agronomia, onde o ritual foi realizado.


A historia demora um pouco a tomar forma, tendo muitos pensamentos e devaneios de Lee, que tenta relacionar o ocorrido com um assassino de mulheres que existia na época, e mais na frente entendemos a relação entre os casos. A narrativa trás os pontos de vista de todos os envolvidos no episodio, o que poderia trazer uma leitura mais dinâmica, fato que não ocorre, já que também é narrado por Lee Harwell. 

Um ponto positivo em relação a esse livro é a construção dos personagens, que é muito bem feita, são personagens bem reais e interessantes, tornando a leitura mais agradável. Como Hootie, que depois do ritual, passa boa parte de sua vida em uma clinica psiquiátrico, comunicando-se apenas por citações de livros.

“As palavras criam liberdade, também, e eu acho que as palavras” Pag: 31
 O livro não me agradou muito, em minha opinião, ele não cumpriu o terror e suspense que prometia. Os fatos ocorridos, apesar de sombrios, não me causaram efeito algum. Talvez por terem criaturas, “demônios” demais, algo que como não consigo relacionar como “real”, não me causam medo algum. Por outro lado o fato de ter um assassino de mulheres poderia ter sido mais explorado, e dado o suspense necessário. 

Até logo!



Postar um comentário

10 Comentários

  1. Adoro livros de suspense e terror, porém eles nunca conseguem pôr em prática seu maior objetivo: me assustar.
    Ainda estou à procura de um livro que consiga esse efeito. Achei que esse poderia ser um bom livro, mas pela sua resenha ele também é fraco nesse quesito...
    Adorei a resenha!
    Bjss!!!

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-draco-marcadores.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Elidiane!
    Já tinha visto e lido resenhas desse livro por ai e parece que é uma opinião quase unânime que o livro deixa desejar no quesito suspense e terror, além de ser muito descritivo pelo que li em outras resenhas, acaba se tornando algo maçante para fãs do gênero. Eu não curto o gênero, mais acho que quem gosta poderia dar uma chance trama.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elidiane, tudo bem?

    Eu costumo gostar mais dos thrillers psicológicos e não desses onde as coisas tentar ser mais explícitas, sabe?
    Que pena que se sentiu assim em relação ao livro, mas mesmo com a sua ressalva ainda sinto vontade de ler, vamos ver se vou curtir!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Não me senti muito atraída a essa leitura, não costumo ler livros desse gênero, e apesar de os personagens terem sidos bem escritos, a ponto se tornarem bem real e cativante, a estória em si não me pareceu ser envolvente, muito pelo contrario me pareceu ser bem confusa. Essa relação entre acontecimentos passados e presente me deixou um pé atrás em relação essa leitura, acho que esse livro tinha tudo para ser bom, mas infelizmente o autor não soube aproveitar muito a trama.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elidiane!
    A capa desse livro é bem sombria, forte, dando a impressão de um ótimo suspense, terror. Que pena não ser bem assim...Gosto muito de um suspense bem elaborado, onde nos sentimos muito envolvidos e que nos surpreenda. Talvez eu venha a ler, mas não está no topo de minhas leituras desejadas. Obrigada por sua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Muito difícil de eu gostar de um livro que se diz aterrorizante, não gosto nem de Stephen King que todo mundo ama. Para mim, terror mesmo só Lovecraft <3

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros desse gênero para dar uma variada. Normalmente leio mais de outros. Mas esse chamou atenção. Acho que gostaria da história, ela tem tudo pra ser muito boa. Não sou lá super fã de terror, mas depende da construção da trama. Essa parece ser legal, tem uns elementos sombrios mas sem ser demais. Bem leve em alguns pontos. Penso que iria me agradar.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, antes de tudo queria dizer que essa capa é linda :O
    Porem, pensei que a história se tratasse de um suspense mais emocionante, com mais ação. Isso de um outro cara investigar uma coisa do passado não me chama muito a atenção, gosto mais quando o personagem passa pelas coisas, quando vemos acontecer. Esse livro não me fez querer lê-lo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Oiee!
    Pena o livro ser fraquinho no quesito terror/suspense, porque a capa é linda!
    Não leio livros de terror porque não gosto, esse gênero em livros não me agrada, apenas em filmes, gosto de ver, e não apenas imaginar. Infelizmente este será mais um que não lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Elidiane, tudo bem?
    Eu não sei se leria esse livro agora. Eu acho que não me conectaria logo ao livro e para mim, seria uma leitura meio lenta, e como busco leituras mais rápidas fico com um certo receio. Contudo não descarto a dica totalmente, mas momentaneamente, sim.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!