Nos siga no Instagram! TOP 5: coisas para se fazer em um dia de tédio Desventuras em Série #1: Mau Começo - Lemony Snicket Resenha #229: Era dos Extremos - Eric J. Hobsbawm
8

Resenha #165: Impasses da Democracia no Brasil - Leonardo Avritzer


Lido em: Abril de 2016
Título: Impasses da Democracia no Brasil
Autor: Leonardo Avritzer
Editora: Civilização Brasileira
Edição: 1
ISBN: 978-85-200-1272-7
Gênero: Não-Ficcional
Ano: 2016
Páginas: 200


Avaliação:    




Resenha:

Imagino que alguns de vocês saibam que curso Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba. Logo, considero que não seja estranho observar a presença desta obra por aqui. Logo que vi que o Grupo Editorial Record lançaria ‘Impasses’, fiquei bastante curioso acerca do que nos seria retratado – a premissa apresentada pelo autor encantou-me. Decidi, mesmo com um milhão de coisas acontecendo em minha vida, solicitar tal livro para agregar conhecimentos à minha pessoa, conhecimentos estes que me auxiliariam (e auxiliaram), em especial, no desenvolvimento crítico sobre política que meu curso requer. Creio que esta tenha sido a decisão mais sensata que fiz este ano.

Impasses da Democracia no Brasil poderia ser mais um livro que defende um dos lados da política brasileira. Mas, felizmente, não o é. Leonardo Avritzer nos apresenta uma análise aprofundada e de fácil compreensão acerca dos problemas sociais, políticos e econômicos que estão em processo no Brasil.


Logo no início da obra, o autor aborda termos técnicos (como poliarquia, por exemplo), para definir a democracia brasileira. Pausa para explicar o que é poliarquia: existem diversas teorias que medem o grau democrático de um Estado, usando diversos meios para tal (meios estes que não são importantes para esta resenha). A mais aceita, porém, é do autor Robert A. Dahl. Logo, o termo ‘poliarquia’ teria como objetivo designar de forma mais objetiva o estágio mais avançado da expressão democrática dentro do Estado.

Além disso, outros temas importantes são abordados. Um dos primeiros é sobre os problemas sociais no Brasil. O autor fala, em vários momentos, acerca do avanço dos movimentos sociais brasileiros e sua importância no cenário democrático nacional, em especial no que diz respeito à formação de políticas públicas. Além disso, criticas de cunho político são feitas, ressaltando os pontos positivos de cada governo, bem como seus erros. Obviamente, é evidente que podemos perceber certa afeição do autor por um dos lados (entendam lados como “esquerda” e “direita”), mas em momento algum o mesmo coloca em um pedestal aquele pensamento que acredita. É interessante perceber o grau de lucidez da obra, que retrata os fatos de fato como são, sem dois pesos ou duas medidas.


Além disso, Impasses da Democracia no Brasil nos apresenta também uma síntese das manifestações de 2013, com infográficos demonstrando as maiores reclamações da população insatisfeita, que foi às ruas neste período. Presidencialismo de coalizão, cultura e corrupção nas instituições públicas são alguns dos outros temas abordados em grande escala no decorrer da dissertação. No mais, a obra apresenta-se como sendo uma tentativa de elencar as falhas no processo de gestão pública no âmbito nacional, mas com um caráter diferenciado de outras teses e artigos que circulam pelo meio acadêmico, tendo em vista que possui sugestões de resolução que podemos considerar como sendo, de fato, palpáveis em curto prazo; que podemos considerar, até, como efetivas.

‘Impasses’ é um livro enxuto, mas ao mesmo tempo recheado de informações importantes. Básico, mas ao mesmo tempo robusto. Em tese, polêmico e assustadoramente atual. Politize-se!


Até logo,
Sérgio H.


8 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, e apesar de não gostar muito de politica, meu curso na faculdade sempre retrata um pouco disso por causa dos grupos sociais, e como isso interfere diretamente nas relações pessoais, e também nos dá um conhecimento maior de politica, dessa maneira podemos ver melhor em quem estamos votando e porque, adorei a premissa do livro, esse com certeza vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio!
    Achei o livro interessante e super relevante devido a atual conjuntura do momento que estamos vivendo na democracia brasileira, principalmente por ser uma narrativa isenta de partidos políticos. Gostei bastante desse enfoque e com certeza se tiver a oportunidade irei lê-lo, acho essencial como você mesmo disse nos politizar e saber argumentar de forma clara e saber melhor pelo que nosso pais esta passando. Ótima indicação de leitura! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio! Obrigada por sua resenha e parabéns pelas palavras. Realmente é um livro que traz um assunto atual e de estrema importância. É preciso estar informado e assim ter um pensamento mais aberto e correto para tudo que está passando nosso país, em termos de politica, cultura, responsabilidade e envolvimento social. Não conhecia esse livro, mas com certeza seria uma leitura muito bem vinda. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente não é meu tipo de livro. Gosto de livros das ciências sociais mas achei esse muito tópico. Gosto de livros mais abrangentes, mas enfim... sou de humanas, né! rsrsrs Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom exemplar para conhecer e entender melhor a política do país e tal. Mas não é pra mim. Não curto o estilo e mesmo que seja uma boa ideia não sei se leria tão cedo...

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto esse livro aqui no meio literário, nem tinha ouvido falar dessa editora. Achei a capa bem bonita mas pela resenha percebi que não é um tipo de livro que me chame a atenção. Mas a premissa dele é bem interessante. Política é um tema muito discutido em nosso dia a dia e seria bom ter um pouco mais de conhecimento na área.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio, tudo bem?
    Eu achei a temática do livro bem interessante e esse conhecimento político e necessário para todos. Eu espero poder ter a chance de ler em passes em um futuro breve pois pelo que li não sua resenha, o livro é muito bom e útil. Acredito que não irei me arrepender.

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    Eu até gosto desse tipo de livro, ainda mais no momento em que o país está do jeito que está, acho importante os brasileiros se inteirarem mais profundamente sobre o assunto. O problema é que ao mesmo tempo que gosto, acho cansativo, aí fico nesse impasse.
    Porém é um livro bem interessante, isso com certeza.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!