{Viagem à Terra Média #2} Impressões da 1° Semana

Olá, tudo bem?


Uma semana se passou e a leitura de A Sociedade do Anel fluiu bem mais do que eu imaginava. Consegui atingir a meta semanal já na segunda-feira e pude ficar um pouco livre para agilizar algumas leituras pendentes com folga, coisa que não esperava.

Click na imagem para ir ao post de apresentação do projeto
Comecei a ler no dia 14 com certo receito de não gostar tanto da leitura e claro, achar aquilo muito arrastado como tantos por aí falam. Acontece que o Tolkien tem fama de descrever até uma formiguinha carregando uma folha na cena em questão. Okay, não sejamos tão extremistas assim, ele até que é bem detalhista, mas considera isso um ponto bem positivo porque me dá uma amplidão do que está a se passar.

Bem, pessoal...
Diferente do Pedro, eu não fui tão disciplinado nessa primeira semana. No dia 14 (começo do projeto), eu estava finalizando uma leitura e preferi deixar parar iniciar os trabalhos dois dias depois, o que me atrasou bastante. Durante os primeiros dias, eu acabei priorizando outros livros e deixei para concluir a meta no fim da semana (o que quase não deu certo).

Acho que o primeiro ponto que preciso destacar, é a construção de  mundo. Eu não estou acostumado a ler fantasias com frequência. E, como esperado, acabou sendo um choque embarcar nessa história tão diferente de tudo que já li. Como o Pedro disse, o Tolkien é famoso por ser bem descritivo, mas isso não me incomodou em nada até o momento. Nessa introdução da história, o cenário construído por ele foi essencial para mostrar ao leitor o ambiente que ele propõe.



No inicio do livro, cerca de 20 páginas são dedicadas a uma longa apresentação e recapitulação dos fatos anteriores a essa história que está contida no livro O Hobbit, livro do qual eu ainda não li e que por sinal fiquei um pouco perdido com nomes e lugares, mas o Tolkien fez isso justamente para que pessoas que não o leram fossem introduzidas ao seu mundo.

O prefácio esclarecedor do livro me agradou bastante. Percebemos a preocupação do autor em deixar claro que o momento histórico no qual os livros foram escritos (2ª Guerra Mundial), não influenciou em nada a história, mesmo os cenários de guerra.

O que me incomodou um pouco foi o resumo de O Hobbit que o autor decidiu fazer no prólogo, para apresentar aos leitores que não leram a obra, pontos importantes da trama. Como eu tinha lido a primeira aventura de Bilbo, eu percebi a infinidade de spoilers que esse prólogo contém! Então, a minha recomendação para os leitores é: se não leram O Hobbit, pulem o prólogo, pois é certo que este irá  atrapalhar a experiência de leitura de vocês.

Em seguida, O Senhor dos Anéis se inicia, com a apresentação de Bilbo Bolseiro já com 111 anos e seu sobrinho Frodo com 33, ambos com os preparativos para a grande festa de aniversário. Estando muito velho, Bilbo decide (relutante) que está na hora de ir terminar de viver a vida e escrever seu livro longe do condado e claro passar o anel para seu sobrinho que não sabe muito sobre isso.  No Segundo capitulo, Gandalf conta a história dos anéis de poder e alerda Frodo dos perigos que rodam o anel que ele possui e o uso do mesmo, que por sinal é um dos mais poderosos e que o ex-dono anda a procura. Então para não correr grandes perigos, Frodo precisa sair do Condado ao encontro do Sr. Merry e irá ajudá-lo nessa nova aventura. Em suma e de forma bem resumida foi isso o que aconteceu até então.



Mais uma vez, o Tolkien inicia a história com uma grande festa, que, como já percebemos, é a paixão dos Hobbits.

Nesse começo do enredo, o autor focou em apresentar os personagens detalhadamente, com o objetivo (creio eu), de fazer com que os leitores se apeguem a alguns deles.

Até onde li, o narrador onipresente e onisciente cumpriu bem o trabalho de instigar o leitor a conhecer e entender mais sobre o mundo mágico que ele descreve.

O que espero dos próximos capítulos?

Tolkien está construindo tudo aos poucos e expandindo muito o seu universo, novos personagens aparecem ao longo dos capítulos (até elfos já apareceram) e isso tá sendo maravilhoso, mas o que realmente espero é pelos grandes seres mágicos, pelas batalhas e claro, quero chegar ao momento em que o anel revela seu poder (se é que isso acontece). Também tem um cavaleiro misterioso que anda a procura de Frodo, ainda não tenho uma boa imagem formada dele, mas já sei que não gosto.

Os primeiros capítulos deram o gostinho do que está por vir. Também espero os grandes cenários mágicos e as batalhas épicas, e acho que estamos sendo preparados para isso. Tenho grandes expectativas, e posso dizer que gostei muito do que li!

Enfim, é isso o que temos para falar até então. Continuamos empolgados com essa obra que já se mostra grandiosa!



Nas próximas semanas:

2° Semana (21 a 28 de Janeiro):
Até o capitulo XII – Página 209


3° Semana (28 a 4 de Fevereiro):

Até o capitulo IV Uma Jornada no Escuro – Página 312



4° semana (4 a 11 de Fevereiro):

Finalizar o primeiro livro



Até logo!

Pedro Silva
Plínio Mendes 

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Amo Senhor dos Anéis, mas nunca tive a oportunidade de ler, quando eu era mais novinha uma amiga me emprestou e acabei devolvendo por não gostar das primeiras páginas, hoje, me arrependo :(

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, nunca senti nem um pouquinho de vontade de ler nada do autor, sei que ele tem vários fãs e tudo mais, mas sou bem chata em questão a histórias muito detalhadas, se o livro não for tipo o meu gênero preferido (o que tambem não é o caso) eu acabo achando muito chato. Mas enfim, boa sorte na leitura de vocês ☺

    ResponderExcluir
  3. Olá, já acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de te convidar para visitar o meu, e se quiser, também seguir:
    http://leitoresapx.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já disse uma vez, que não sou a mulher da metas nem dos projetos e desafios. Nunca os cumpro. Sou péssima nisso. Mas, admiro muito que consegue fazer aquilo que sou negligente. ^^
    Gostei muito do seu projeto, de seguir em frente. Os livros de Tolkien devem ser mágicos, eu tive o prazer de conhece-lo através dos filmes. Mas, certamente levaria anos pra conhecer sua obras literárias.
    Parabéns!!

    Bjocas
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito bacana o post, dá pra ter uma boa ideia do que vocês estão achando da leitura e fiquei com ainda mais vontade de ler essa obra (que está na lista que postei hoje, de séries famosas que ainda não li).

    Participe do sorteio da Trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  6. Que escolha maravilhosa para leitura, eu acho a escrita do Tolkien uma das melhores, eu sempre espero o melhor da escrita dele.

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Tenho muita vontade de ler algo do Tolkien, e ainda não assisti nenhum dos filmes baseados em suas obras, preciso muito acabar com isso. Gostei muito da idéia de fazer a leitura em metas (posso assim dizer?) a cada semana ir até algum capítulo, assim faz a leitura ir até mais rápido e ajuda a entender mais a história.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Parece ser uma história bem interessante para quem curte o gênero, para mim não funcionaria pois não é bem o gênero que curto, mesmo assim, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante de ver LOTR, mas nunca mesmo me dispus a ler o livro/os livros, justamente por saber que Tolkien é um exímio detalhista. Não que seja uma coisa ruim, mas com o tempo, acaba me cansando essas descrições todas. Esperoq ue você cosiga manter sua leitura dentro da meta!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  10. O Sr. dos anéis é o livro que me olha e me cobra leitura, haha acho que vou fazer como você: metas semanais, mas que me deixem ler outras coisas ao mesmo tempo!

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Pedro,
    Eu ainda não li mas quero muito, estou com O Hobbit p ler e acho q vou gostar.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  12. Oii, como vai?
    Assim como você eu tenho um certo receio em ler algo do Tolkien, mas eu também tinha receio de começar a ler a expansão de Star Wars, e olha só, eu viciei e não consigo mais parar. Portanto, irei deixar esse receio de lado e me aventurar.
    Adorei demaaais o post e estou bem interessada em ver as tuas próximas impressões.

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  13. oi ^^
    eu amo senhor dos anéis. eu já li os três livros há muito tempo atrás, porém eu pretendo reler esse ano ainda.
    fico feliz q esteja gostado e realmente o autor é mt descritivo, mas eu adoro isso nele.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Olá! O que posso dizer é que nunca vi ou li nenhum livro ou filme kkkkkkkkkkkk Sorry, mas os filmes são grandes e não suporto filmes longos. Mas conheço a história por cima e quem sabe eu leia os livros esse ano não!? Gostei da resenha e seu projeto é bem bacana!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu quero ler esse livro algum dia, mas tenho um certo receio também, porque não costumo gostar muito de livros muito descritivos, sabe? :C No entanto, eu fiquei mais animada com a história depois de ler esse post :3 E desejo que vocês gostem da leitura o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!