Resenha #55: O Iluminado - Stephen King

Lido em: Janeiro de 2015
Título origina: The Shining
Editora: Record
Gênero: Terror
Ano: 1977
Páginas: 395

Adicione esse livro ao Skoob


Avaliação:




Resenha

Em O Iluminado, vamos conhecer a história de Jack Torrance, um escritor e professor de inglês que, após um incidente na escola em que trabalhava, tem sua vida mudada. Sem emprego, ele vez e outra tem algum texto publicado em algum jornal/revista, mas nada fixo. Wendy Torrance é casada com Jack, e nessa relação, um tanto desgasta, vemos algo frio e estranho, como se um não se importassem um com o outro e a única ligação entre os dois fosse apenas o pequeno filho de cinco anos chamado Danny. Esse garotinha possui uma certa clarividência, conhecida como "iluminação".





Edição mais recente
Jack é convidado para uma entrevista de emprego para ocupar a vaga de zelador do luxuoso hotel Overlook. Resultado: para a sua felicidade, ele é contratado, e passará o inverno apenas com sua esposa e filho nas montanhas do Colorado, vendo nesse emprego, uma oportunidade de mostrar a família que está mudado e superou o vicio do álcool.

O Overlook possui uma arquitetura muito bem construída e pensada. Seu interior está ocupado por uma ótima mobilha e a dispensa lotada de boa comida que pode durar cerca de um ano. Além de ser enorme, ele já está em pé há anos e muitas pessoas passaram pelo Overlook (algumas até morreram ali), desde figuras politicas e de negócios até famosos como Truman Capote, Marilyn Monroe, Arthur Miller e muitos outros. Sendo assim, a família Torrance tem tudo de bom para a estadia no grandioso hotel.
Mas, ao chegar ao local, Danny, o filho único, nota que há algo de estranho pelo hotel. Jack, a principio ignora, e já a esposa Wendy passa a temer o que de mal poderá acontecer naquele local.

Stephen King sabe muito bem como conduzir uma história, melhor ainda, ele sabe como desenvolvê-la. Ele não só dá o essencial ao leitor sobre o que está narrando, como também vai mais a fundo e vemos ele destroçando o passado das personagens e dos acontecimentos para dar maior veracidade a trama, assim o leitor tem um panorama sobre grande parte do que está sendo contado, mas há passagens enfadonhas e cansativas que, se forem puladas, não afetam o entendimento do leitor no final da história.



As cenas mais tensas de "The Shining", título original, são descritas de uma forma que deixa o leitor muito apreensivo e com dúvidas, o que é mais aterrorizante, às vezes usando de elementos sobrenaturais para nos deixar assustados, em outros utiliza-se de sonhos para deixar o leitor duvidoso sem saber se são coisas da personagem, ou se de fato as assombrações estão ocorrendo. E além dessas duas temos a maldade humana sob influência sendo exposta.

Apesar do inicio ser um pouco arrastado, a narrativa e seus diálogos concisos vão ganhando força à medida que avançamos. O desfecho é bom, mas não muito satisfatório já que muitas questões não são respondidas sobre o que realmente aconteceu naquele hotel, quais foram de fato os responsáveis por tais atrocidades e o por quê daquilo. Mas como sabemos já há uma continuação chamada Doctor Sono e espero que esse próximo volume, lançado recentemente aqui no Brasil, possa trazer algumas questões não respondidas antes.

Finalizo dizendo que para quem gosta de um bom livro aterrorizante, não deve deixar de conferir essa ótima obra literária, só não vá com tantas expectativas.

Att,
Pedro Silva


Postar um comentário

19 Comentários

  1. cara o gênero n é um dos meus preferidos, apesar de ser mega curiosa pra ler algo do autor.
    no mais eu deixo para outra oportunidade (nossa essa capa antiga era bem zuada né).
    sem contar q eu sou medrosa então eu lendo algo assim vou ficar paranoica.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro, tudo bem?

    Eu sempre tive vontade de ler algo do Stephen King e não sei por qual começar, mas eu gostei de sua resenha de O Iluminado e acho que vou começar com ele. Também tenho vontade de ler Sob a Redona, já que assisto a série de tv. Eu gosto de terror, mas não leio muito....rsrsrs. E esse ano estou querendo ler algo mais sombrio.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro. Tudo bem?
    Lembro que há uns 10 anos (ou mais) peguei esse livro na biblioteca da escola para ler, pois eu adorava (ainda adoro) as duas adaptações; Mas infelizmente não estava preparada para a leitura e acabei abandonando. Ao ler sua resenha e seu comentário de que o começo é arrastado penso talvez que o problema em si não era apenas com meu hábito de leitura, que na época era tipo dois livros por ano :P
    O Iluminado é um dos livros que eu quero muito ler, justamente por gostar das adaptações e por querer começar a ler os livros do King. É um gênero que eu pouco leio e não vejo melhor forma de começar do que com ele.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Tenho muito interesse em ler O Iluminado. Lembro de ter pego esse livro pra ler, pela primeira vez, na biblioteca da minha escola há pelo menos uns 4 anos. Acabei abandonando o livro porque eu estava sem óculos e as letras eram minúsculas. Eu gosto muito do filme, mesmo o Stephen King odiando com todas as forças haha Ainda vou ler o livro um dia, mas lembro de achar o começo legal e não tão cansativo, mas sei lá, parei lá pela página 50.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Eis o bendito que me deixou com trauma na adolescência. Nunca mais pego nada do SK. Pra ser sincera, nem me lembro do enredo direito, mas não esqueço que tive pesadelos por causa dessa leitura. Acho que minha mente arranjou um jeito de me proteger e só deixou gravado que eu não leio mais nada do autor. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem???

    Sou louca para ler esse livro, mas depois de sua recomendação baixei um pouco das expectativas... eu quero ler porque assisti o iluminado tantas vezes que acho que somente o livro pode me barrar... eu adoro um bom terror desde que ele seja bem escrito... pelo que percebi ficou algumas pontas soltas e isso me desanima um pouco, mas ainda quero ler... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mas nem que me paguem eu leio esse troço hahaha
    Tenho pavor de SK, e só de ler a sinopse já fiquei arrepiada. Na verdade ele me lembra um filme que eu vi quando criança e que me deixou apavorada e sem dormir.
    Espero que a continuação te traga respostas. É muito ruim terminar um livro e ainda ficar com aquelas duvidas.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedro, tudo bem? Mesmo com algumas ressalvas, quero muito ler "O Iluminado", vi um vídeo em um vlog em que a menina dizia alguns quotes, e nossa, só com eles eu me sentia assustada. Bom, pelo que falam o Stephen King tem essa característica de se aprofundar nos personagens e desenvolve-los antes de começar a narrativa ainda, e por isso as vezes pode ser meio cansativo, mas acho bem interessante. Bom, mesmo que ele não desvende todas as perguntas, eu quero muito ler!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Passagens enfadonhas e cansativas que podem ser puladas? Eu nunca faria uma coisa dessas, não consigo pular nenhuma linha, nem se estiver morrendo de tédio. Mas, no caso desse livro, na verdade eu nunca tentaria nem começar a ler, tenho medo do Stephen King... rs... odeio coisas aterrorizantes e finais que não explicam tudo direitinho, nunca seria uma leitura indicada para mim.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi ,

    Não li nada do autor porque não gosto do gênero, aliado a isto o livro tem partes cansativas, tem terror que não gosto por me causar medo e você reforça isto na resenha.
    Achei legal a sua sinceridade na resenha. Ainda bem que nos seres humanos somos diferentes e tem autores e livros com diversos gêneros para todos. Stephen King realmente não é para mim.

    Beijo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pedro!
    Confesso que adoro terror e suspense.
    E não sei porque mais ainda não li nada do SK. E vejo tantas pessoas falarem super bem dele.
    Mas foi bom você já nos alertar para não esperarmos tanto dele assim, pior coisa é expectativa, né!? rs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pedro
    Eu adoro terror, suspense e livros aterrorizantes! No entanto, ainda não li nada do King, apesar de ter visto alguns filmes!
    Sinto que iria amar O Iluminado, porque adoro essas criações com locais assombrados e que mudam a vida de uma família, sem falar que já ouvi algumas coisas sobre a criança do filme e sua peculiaridade!
    Gostei de sua resenha ( :

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ooi, tudo bem?
    o Sk só li "Misery", e estou com "IT: A Coisa" para ler. Também acho que ele faz uma introdução muito grande e às vezes desnecessária, mas isso não deixa a obra menos glamourosa. Ele sabe o que faz.
    Pretendo comprar o mais breve possível o Box com "O Iuminado" + "Doctor Sono".
    Gostei a resenha.
    Aaaah! Assisti ao filme, e sinceramente é bem confuso. Não entendi nada hahah

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Pedro, tudo bem?
    Adoro esse gênero mas nunca li nada do SK. Espero poder mudar isso em breve e esse livro me parece interessante para começar. O que me diz?

    Bjs, Glaucia
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Pedro.
    Eu acho que nunca vou ler O Iluminado, é apavorante demais essa proposta, e eu não gosto de histórias que envolvam o sobrenatural, são assustadoras demais.
    Tentei ler outro livro do autor, e assim como esse, também teve um início arrastado, acabei desanimando, mas ainda pretendo conhecer melhor SK....com algo bem mais leve rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Olá Pedro, ainda não li nada do autor e espero começar por este livro, o enredo parece ser bom e com essa pegada de terror que vemos em muitos filmes com certeza vai me agradar <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Oi Pedro, tudo bem?
    Eu não gosto desse autor, infelizmente. Já li um livro dele que nossa, era muito descritivo e a história não me prendeu nem um pouco. E já vi o filme que foi baseado nesse livro, também não gostei muito. O estilo dele não é para mim.
    Mas espero que para quem gosta, que a continuação traga as respostas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii,
    Então, estou lendo esse livro agora, acredita?? (Estou na parte das vespas)E Estou achando simplesmente fabuloso, medonho. SK é realmente o mestre em criar situações tensas e apavorantes. O legal desse livro é que o terror vai ccrescendo aos poucos e aca página o leitor se sente mais tenso e apavorado. Amo SK muiiiito e esse é tido como um dos seus melhores livros.

    Bjs
    Aline Lima - http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    Confesso que tenho medo do King, apesar de adorar o gênero que ele escreve. Mas já vi que muitas pessoas dizem que seus livros são muito fortes, por isso não quero me arriscar.
    Parabéns pela resenha e espero ler mais para frente.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!