TOP 5: melhores leituras do ano

Olá, pessoal!

Com o ano terminando, decidi trazer para vocês um TOP 5 com cara de dica literária. Trata-se, como o próprio nome do post diz, de uma lista com os cinco melhores livros que li esse ano. Vale salientar que foi bastante complicado escolher apenas cinco, já que por um milagre divino ou não li sessenta livros em 2014! Sem mais delongas, confiram os meus queridinhos do ano:


5. O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty

"O livro possui uma leveza singular, que faz com que as páginas fluam sem nem sequer serem notadas. A autora consegue dar uma reviravolta na trama adicionando elementos inusitados ao enredo (o que é bom! Senti-me surpreendido durante a leitura)."














4. Jogador N°1 - Ernest Cline


"Em seu livro de estreia, Esnest Cline nos apresenta sua escrita leve e indutiva, que faz com que nós, leitores, devoremos as páginas sem nem nos darmos conta. A narrativa é fluida e instigante, acrescentando sempre fatos novos, que torna o enredo cada vez mais consistente e lógico."

"O final, embora "previsível", acaba sendo alcançado de uma forma que nenhum leitor poderia imaginar. A aventura é altamente envolvente e nos prende com enorme facilidade. "




3. Sombra e Ossos - Leigh Bardugo



"Depois de ter mergulhado em tantas águas distópicas, foi maravilhoso adentrar no mundo da literatura fantástica outra vez. Mesmo possuindo algumas semelhanças com distopias (como a presença de castas entre os Grishas e a corruptividade do ser), fica evidente que a proposta do livro é, sem dúvidas, o foco no mundo mágico criado por Bardugo. Evidentemente fiquei feliz ao perceber que a autora se utilizou desses artifícios para moldar seu universo de uma forma tão singular. A presença de hierarquias entre a própria classe alta e as regras rígidas que são seguidas por eles dá ao enredo um ar de maior seriedade e compromisso de escrita."





2.Uma Constelação de Fenômenos Vitais - Anthony Marra


"Sendo o romance de estréia de Anthony Marra, "Uma Constelação de Fenômenos Vitais" é muito mais que "apenas um livro". Abordando temas sérios como a guerra — não apenas a da Chechênia, que é o foco da narrativa, mas também a primeira e segunda guerra mundial —, o autor traz uma seriedade enorme ao enredo. Porém, Anthony consegue nos passar todo o conteúdo de uma forma leve e descontraída, sempre se utilizando de diálogos com uma pitada de humor. Os personagens são muito bem descritos e trabalhados. Com o decorrer da história, conseguimos perceber uma evolução significativa em cada um deles e na relação que possuem uns com os outros — de indiferença à imprescindibilidade. Outra coisa que acabamos descobrindo durante a leitura é que todos os personagens estão ligados, de uma forma ou de outra, formando assim uma teia robusta e complexa. "





1. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz


"Muito mais que um livro sobre amizade, "Aristóteles e Dante" é um livro sobre relacionamentos interpessoais e seus efeitos diretos e indiretos nos indivíduos. Um livro leve sobre temas pesados."

"Embora a história se passe por volta de 1987, o livro se mostra totalmente atemporal. Os problemas vividos e relatados pelos personagens são os mesmo que vivemos hoje. Além disso, toda a trama nos faz perceber que, mesmo que queiramos ser solitários, precisamos de alguém como ponto de apoio, até mesmo se esse alguém for totalmente o nosso oposto. É impossível ser feliz sozinho."




Bom pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado do último TOP 5 do ano ;)


Postar um comentário

20 Comentários

  1. De todos esses livros que você leu, eu li apenas "Sombras e Ossos" e garanto que está no meu top também :D
    Os outros eu não li, mas tenho curiosidade apenas por O segredo do meu marido, fora ele nenhum.

    Adorei. parabéns :D
    Pausa Para Um Livro

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum desses citados, mas tenho muita vontade de ler Jogador número 1 e Aristóteles e Dante. Parecem ser leituras maravilhosas.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Também fiz um top 5 no meu blog, mas ainda não consegui colocar no ar.
    Dessa sua lista, apenas o primeiro está na minha lista de leituras que pretendo fazer :)
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    adorei o top 5 nunca li nenhum desse que vc citou! que bom que fez boas leituras
    pelas citações são otimos livros
    Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  5. Oooi,

    Otimo post para relembrar algumas obras
    De todos você citou, quero muito O Segredo do Meu Marido e o Aristoteles... Sempre vejo resenhas maravilhosas para eles!


    Beijinhos!!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oii meninos, tudo bem? Gostei bastante desse Top 5, mas não li nenhum dos livros. Até cheguei a começar a leitura de "O Segredo do Meu Marido" mas acho que não estava muito no clima, porque mesmo gostando da narrativa, não consegui avançar... mas vou tentar ler de novo em outro momento. Não conhecia "Uma Constelação de Fenômenos Vitais" parece ser bem interessante. E "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" eu queroo muito, muito ler... sempre vejo resenhas maravilhosas sobre ele e fico cada vez mais curiosa. Adorei as fotos, ficaram ótimas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oieee Seer, não li nem um dos livros citados, mas ouvi criticar muito positivas sobre eles, gostei do seu top 5 *-*
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Muito bacana o TOP 5! "O Segredo do meu marido" está na minha lista de desejados há muito tempo, na verdade eu o coloquei em minha lista assim que o vi na "Turnê Intrínseca"! rs Não consegui ler ele esse ano, mas espero lê-lo no ano que vem! "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" também é um livro que quero muito ler! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sérgio, tudo bem ?
    Acompanhei você durante todo esse ano é ja tinha em mente que Uma Constelação de Fenômenos Vitais estaria aí e Aristóteles e Dante também, os outros para mim foram surpresas.
    Estou louco para ler Uma Constelação de Fenômenos Vitais pois li sua resenha e adorei. Em breve eu farei o meu Top 5.
    Abraços

    Italo T
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem???

    Dos livros que você citou não li nenhum e nem tenho rsrsrsrs.... temos gostos diferentes para leitura acho que exceção a distopia.... bom mais desses livros que você citou conhecia dois deles... Sombras e Ossos... Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo lembro-me de ter lido resenhas... e foram até interessantes.... mas mesmo assim não são os tipos de livros que pretendo ler... Xero!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que coisa, não li nenhum livro do seu top 5. :/ Mas tenho dois deles: Jogador nº 1 e Sombra e ossos, e espero conseguir lê-los logo, ainda mais agora que ficaram entre suas 5 melhores leituras do ano!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei as dicas. Tem dois livros que eu quero muito ler e fiquei mais animada em ver uma lista de top5 de 2014.
    Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro onde todos estão elogiando e mesmo assim não consigo me interessar por ele, apesar dessa capa maravilhosa. Vou acabar dando uma chance pela pressão social :P

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sérgio.

    Não li nenhum dos livros que estão no top, mas Uma Constelação de Fenômenos Vitais será minha próxima leitura (eu acho) justamente por eu ter lido sua resenha e ter adorado! Espero que também seja uma ótima leitura para mim!!!

    Abraços!!! E que em 2015 seja de mais e mais leituras maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  14. Oieeee, eu adorei a ideia de fazer um Top com os melhores livros do ano, vou roubar sua ideia e também fazer um no meu blog rsrs, este ano eu li muito pouco, mas mesmo assim alguns livros se destacaram para mim. Dos seus 5 eu nunca li nenhum deles mas tenho muita vontade de ler Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, ouvi falar muito bem desse livro e estou querendo muito ler. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. O segredo do meu marido é bom demais, mas não sei se ele entra no top de 2014. Eu preciso criar vergonha na cara para gravar o meu top 10, porque 5 é muito pouco para a minha indecisão hahah
    Os demais livros que você citou, eu ão tive a oportunidade de ler.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Meninos, tudo bem
    Jogador número um está me rondando, para todos os lugares eu vejo ele está lá de novo. Tenho que comprar esse livro!!! As resenhas elogiam muito Sombra e Ossos também, está na minha lista com certeza.
    Vu falar logo, todos os cinco parecem ser muito bons, quero todos eles, risos.... Coragem colocar só cinco. São tantos.....
    Adorei o top five!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Do seu top 5, eu só li "O Segredo do meu marido", e realmente, é um livro muuuuuuito show *---*
    "Aristóteles e Dantes descobrem os segredos do universo" é um doce livro desejado, só leio coisas boas do livro Quero muito, muito lê-lo.

    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  18. AI QUE SAUDADES do meu Jogador Número Um. Meu irmão pegou emprestado e até hoje nada de devolver. O Segredo do Meu Marido é uma das minhas próximas leituras. Espero gostar tanto quanto você. E Ari e Dante é mesmo sensacional

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não li nenhum do livros que você citou. Mas tenho muita vontade de ler O Segredo do Meu Marido, parece ser uma leitura muito interessante.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Dos livros citados, eu tenho só O segredo do meu marido e Jogador n1 que pretendo ler em 2015 o mais rápido possível!
    Os outros livros também fiquei interessada

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!