Resenha #35: O Herdeiro - David Andrade + SORTEIO

Lido em: Setembro de 2014
Título: O Herdeiro
Autor: David Andrade
Editora: Giostri
ISBN: 9788581082370
Gênero: Fantasia
Ano: 2014
Páginas: 264



Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 
  






Resenha


Em O Herdeiro, de David Andrade, nos deparamos inicialmente com Devid e seus amigos Angel e Henrique, adolescentes comuns — mas não por muito tempo. Após a queda de um meteoro na cidade de Esperança, fragmentos "mágicos" acabaram se espalhando pelo município, transformando o DNA daqueles que os encontrasse, trazendo ao portador da pedra "super poderes", tais como capacidade de conjurar o fogo, o ar, ter o poder de regeneração, etc. Sendo o primeiro a encontrar um desses fragmentos (e o primeiro também a batalhar com o antagonista por ele), Devid agora se vê como um conjurador do fogo e busca saber o motivo pelo qual Orion (vilão) tem necessidade de juntar o número máximo possível de fragmentos.

Decide então embarcar nessa aventura do bem contra o mal sozinho, mas aí descobre que não está (e nunca estará) nessa só. Seus melhores amigos também são portadores de pedaços do meteoro, além de alguns outros colegas de turma. Reunidos e intitulados como o Grupo X, começa a série de buscas e lutas dentro e fora do grupo para adquirir e preservar mais fragmentos que o lado obscuro.


Comecei a leitura do meu exemplar com bastante expectativa, o que deve ter afetado a minha nota final da obra. Sendo um livro que me lembrou muito a estrutura da série "Os Karas", de Pedro Bandeira, tanto pela presença de um grupo de amigos adolescentes quanto pela aventura iminente, O Herdeiro me fez ficar preso à trama, querendo sempre saber o que aconteceria na página seguinte. Com uma pegada bastante infantil e simples, li as 264 páginas em cerca de dois dias.

Uma das coisas que mais me indignou enquanto lia foi os inúmeros e incontáveis erros ortográficos e de pontuação. Embora conste que o livro possui uma revisão e que está de acordo com a "nova ortografia", senti que Editora Giostri não teve ao menos a decência de ler e corrigir erros SIMPLES e algumas redundâncias que constavam no enredo, como por exemplo "subir ladeira acima". Isso fez com que eu sentisse um certo desprezo pela editora.

Outra coisa que me incomodou bastante, porém agora na estória, foi o fato de que as coisas simplesmente parecem acontecer do nada. A premissa do livro é excelente, mas me pareceu que o autor não soube conduzir e ligar os pontos da trama, deixando tudo um pouco confuso e desconexo. Estou ciente de que a obra começou a ser escrita quando David Andrade possuía apenas dez anos, mas acho que antes mesmo de publicar (tanto a primeira quanto segunda edição do livro), deveria-se ter analisado melhor a obra e ajustado as partes que não se encaixavam, eliminando-as ou aderindo novos conteúdos que corroborassem os fatos que temos que tomar como "verdades absolutas" para prosseguir na aventura.

Os personagens são cativantes e em muitos momentos irônicos, o que deixa a leitura mais prazerosa e fluida.



Falando da qualidade física do livro, não tenho do que reclamar. As páginas são amareladas e confortáveis, com uma diagramação simples. No início de cada capítulo há uma mão (igual a da capa) na parte inferior da folha. Achei a capa muito mais atraente do que a da primeira edição do livro, lançado de forma independente.

Sendo assim, para terminar a resenha, gostaria de expressar que mesmo tendo elencado e visualizado inúmeros problemas estruturais, possuo vontade sim de ler os outros volumes da série. Não somente, é claro, para saber o que acontecerá, mas também para perceber se o autor conseguiu adquirir um nível maior de maturidade de uma obra para outra.


Sobre o autor



David Andrade nasceu no dia 12 de março de 1994, na pequena cidade de Solânea-PB. Logo muito cedo, mudou-se para São Paulo onde viveu grande parte de sua infância, compartilhando com os amigos o imenso desejo pela fantasia e pela aventura. Por isso, aos 10 anos, inspirado pelo pai, decidiu dar vida aos seus heróis favoritos... Os seus. Hoje, com 20 anos, mora da bela cidade de João Pessoa, onde realizou seu sonho de lançar o primeiro livro de sua saga. Do signo de peixes, está pronto para enfrentar os novos desafios que vem pela frente. Graduando no curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal da Paraíba.

Em seu catálogo de publicação conta com duas edições de O Herdeiro e a biografia do jornalista paraibano Samuka Duarte, com mais de 10 mil cópias vendidas no estado da Paraíba.



SORTEIO




Em parceria com o autor da obra, David Andrade, sortearemos um exemplar para vocês, leitores. Para participar é simples: basta preencher o formulário abaixo!

a Rafflecopter giveaway


Regras Gerais:

1. Ter endereço de entrega no Brasil.
2. Participar da promoção durante o período de inscrição, que é de 11/10/14 até 11/11/14.
3. Cumprir todos os requisitos OBRIGATÓRIOS que garantem a participação.
4. Responder ao e-mail de contato no período de 48 horas após o sorteio. Caso não haja resposta, o exemplar será sorteado novamente.

Sobre o envio:

1. Não nos responsabilizamos por eventuais extravios, roubos ou perdas da transportadora.
2. Teremos um prazo de até 30 dias para ENVIAR o prêmio ao ganhador.
3. Caso o ganhador forneça dados errados e o livro retorne ao remetente, não o reenviaremos.
4. Caso o destinatário encontre-se ausente e a correspondência retorne, o nosso blog não será obrigado a fazer o reenvio do prêmio. Vale salientar que os Correios realizam três tentativas de entrega.

ATENÇÃO: perfis fakes ou utilizados apenas para participar de promoções serão desqualificados.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Eu quero muito ganhar 😻😻😻

    ResponderExcluir
  2. Ahhh :3 A sua resenha e as fotos <3

    Abraços
    David Andrade

    ResponderExcluir
  3. Olár Sérgio, tudo bem?
    Eu também gostei mais dessa capa e fiquei bastante curioso com a premissa, mesmo apresento alguns erros espero que não me incomode tanto assim (hihi), ainda não li nenhum livro de um blogueiro HAHA e com isso fiquei interessado na obra ;))
    Como sempre, gostei bastante dos seus comentários \õ/ Bora tentar a sorte MUHAHAHAHA.
    Participando!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ai Sérgio, vou fazer macumba para eu ganhar kkk
    O livro parece ser muito bom, os personagem parecem ser bem legais, e irônicos, que é uma qualidades que eu mais gosto neles ^^

    ResponderExcluir
  5. Ola Sérgio, tudo bem?
    Estou lendo o livro agora e tenho a mesma opinião que você em alguns pontos. Acho que por as coisas acontecerem de uma vez deixa o livor em partes sem sentido e em outras surpreendente. Em alguns momentos faltaram detalhes e me deixou um pouco confuso... estou mega curioso quanto ao desfecho desta obra.
    Abraços
    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sérgio, não conhecia o autor, ele é bem jovem, aposto que consertará os erros citados. Gostei de saber que ele começou a escrever com apenas 10 anos de idade, incrível. O livro lembrar Os Karas já ganha pontos comigo, mas achei a premissa meio sem criatividade, mas quando é desenvolvida com qualidade, o leitor se diverte com a história. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio, tudo bem?
    Poxa, é uma pena que a editora pecou na revisão. Essa é uma das piores coisas ao ler um livro. :( Vamos torcer para isso ser corrigido nas próximas edições, né?
    É triste também que o autor não tenha conseguido conduzir o enredo. Mas fica a dica para os próximos livros dele, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!!
    Então, erros ortográficos me incomodam demais, um ou dois dá para deixar passar, mas quando são incontáveis fica complicado, isso me atrapalha muito. Uma pena também o livro ter ficado um tanto confuso.
    Essa leitura eu deixo passar, mas espero que os próximos volumes sejam melhores.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Participando!!!!
    jaqueborchardt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, se são tantos erros assim acho que eu ficaria muito incomodada com a leitura... apesar de ter achado o tema interessante, nem vou participar do sorteio, acho que prefiro aguardar uma próxima edição para conhecer a história. Fora que de repente o autor decide dar uma revisada e ligar melhor os fatos... tomara.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Ola Sérgio muito chato esse lande dos erros ortográficos e a Editora deixar passar, confesso que os erros mais essas pontas soltas e a história sem um bom plano de fundo me desmotivou totalmente a ler o livro. Não gostei da capa também merecia algo mais chamativo. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. OI, Sérgio
    Acompanhei bem pouco dessa história do David com o lançamento do livro e uma amiga também recebeu o exemplar para a leitura. Gostei do enredo, o lance dos meteoros e como ele se refletiu. No entanto, já fico arredio quanto a livros com excesso de erros de revisão. Fico desanimado e venho percebendo que as editoras, principalmente as pequenas (salvo algumas exceções), pecam bastante nessa tarefa!
    De modo geral, acredito que o leria sim, porém não nesse momento! rs

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com ||

    ResponderExcluir
  13. Olá Sergio,
    eu não conhecia o livro, então acabei conhecendo aqui e de primeira mão recebi a resenha. rs
    Bom eu não gostei muito da capa quando o vi antes de ler sua resenha, mas lendo sua resenha notei que a capa tem a ver com historia.
    Bom esta leitura é mais para o lado juvenil, mesmo tendo uma ação, sobre dons e aquele toque de mistério não consegui me sentir conectada com a historia e por isso acabo que deixando para a próxima.
    Ate por que você falou que a historia não foi bem aquilo que você pensou ou esperou. E já que não é minha onda, isso ajudou na minha escolha.
    Mas aposto que terá muito gente interessada na leitura deste livro, ate por que há muitos que amam a premissa que ele proporciona.
    Parabéns pela resenha!

    PS: Que dedicatória linda que o autor deu no seu exemplar. Amei!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  14. Oi Sérgio, tudo bem?

    É triste de ver como algumas editoras simplesmente não dão o devido valor a alguns livros. Já peguei um livro de parceria que era um erro ortográfico por página, praticamente. Poxa, cadê o cuidado, sabe? Muitas vezes o autor desembolsa para a publicação! Enfim, gostei da sua resenha. Bem sincera

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Eu fico bem triste quando vejo que certas editoras não dão o devido valor ao autor que possuem e simplesmente não revisam o livro, porque pra ter erros do tipo é porque nem chegaram a ler completamente. Decepcionante para a editora, leitores e principalmente para o autor. Gostei da capa, da história e embora nunca tenha lido 'Os Karas' (pode me bater depois dessa afirmação) fiquei interessado no livro, apesar dos pesares. Espero ganhar o sorteio e curti muito sua resenha.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Sergio =)
    Que chato essa falta de revisão da editora hein. Errar é normal, mas algumas editoras abusam disso. Gente, revisar um livro não é tão doído assim né.. e esse é trabalho deles! Mas enfim.
    Fui muito sincera a sua resenha, parabéns. A história parece muito interessante - e eu amava os karas <3 - então espero quero que o autor consiga evoluir a sua escrita nos próximos volumes =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Participando e torcendo!!
    Francisca Elizabete B. dos Santos
    beti_bezerra@hotmail.com
    Nome de seguidora: Francisca Elizabete

    ResponderExcluir
  18. participando >< e-mail:andriele_rosa@live.com twitter:@bbdomahone facebook: https://www.facebook.com/andriele.rosa.90 GFC:andrielerosa YouTube: (nao tenho um canal mas me inscrevi com a conta do google) andrielerosa

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!