Crítica #1: Planeta dos Macacos - O Confronto

Olá, pessoal!

Recentemente fui ao cinema assistir o filme em questão e devo admitir que me surpreendi, tanto com seu enredo bem estruturado quanto com a qualidade gráfica altamente realista que ele apresenta. O longa, que é uma continuação de Planeta dos Macacos - A Origem, é daqueles que não necessariamente te obriga a saber dos fatos que ocorreram no filme anterior, já que os acontecimentos mais relevantes são expostos logo no início da sessão.


Em O Planeta dos Macacos - O Confronto, encontramos um mundo "pós-apocalíptico" destruído por um vírus que surgiu nos primatas que serviam de cobaias em experimentos científicos norte-americanos. Esse vírus é o causador da Gripe Símil, que dizimou grande parte da população humana da Terra. Os macacos geneticamente modificados, seres que sobreviveram a tudo isso ilesos, conseguiram se unir e formar uma civilização bem estruturada - e, se olharmos com um olhar mais crítico, até meio que socialista - onde cada um trabalha para o engrandecimento coletivo. A comunidade primata começa então a apresentar algumas dúvidas quanto a sobrevivência dos humanos - dúvidas essas que são logo sanadas: ainda existem pessoas vivas!

Malcolm, protagonista humano do filme, faz parte de um extenso porém nem tanto grupo de sobreviventes ao vírus, mas que agora lutam mais uma vez para sobreviver. Vale salientar que, como não há mais um contingente responsável por exercer as funções trabalhistas, todas as fontes não-renováveis de energia acabaram ficando escassas, dificultando ainda mais a vida dos resistentes. Com o intuito de obter uma fonte constante de eletricidade, um pequeno grupo decide então ir até à "pequena hidrelétrica" para tentar religá-la. É nesse momento que Malcolm e os outros viajantes acabam esbarrando com os macacos. A partir daí, diversos fatos estimulantes acontecem, deixando o espectador com o coração na mão e os olhos na tela!


O enredo aborda temas bastante interessantes como confiança, amizade e traição - além, é claro, das diversidades e limites entre seres. A presença de conflitos também marca muito o filme; tanto conflitos sociais quanto pessoais. Sou daqueles que se importa mais com "qual será o destino final" do antagonista do que com o do protagonista, e nesse quesito a direção foi excelente: deixou para os últimos momentos da sessão a decisão dos fatos. Devo destacar também que o desfecho fica em aberto, deixando brecha para o próximo filme (que eu aguardo ansiosamente!).

Como já dito acima, toda a arte gráfica do filme é muito bem trabalhada, sendo bem realista. Em certos momentos me perguntei se eles de fato usaram macacos nas filmagens, o que, definitivamente, não fizeram. A equipe de sonoplastia também não decepcionou com os efeitos sonoros e playlist do filme. Através do áudio captamos a criação de climas tensos ou momentos de plenitude, que exploram ao máximo nossa audição e emoções.

Certamente esse será um filme indicado ao Oscar, mas com ou sem a indicação é totalmente válido afirmar que Planeta dos Macacos - O Confronto é o melhor blockbuster do verão americano. Um filme que utiliza a tecnologia gráfica não para se promover, mas para contar uma história com riqueza ímpar de detalhes. 


Assista ao trailer:




Postar um comentário

19 Comentários

  1. Olá Sérgio, fiquei mais tranquilo ao saber que não preciso, necessariamente, assistir o primeiro filme para entender esse novo que parece ser muito bom. Vi o trailer e curti e agora, lendo sua resenha fiquei ainda mais interessado principalmente pelo enredo e os ''temas'' presentes no filme.

    Abraços
    http://www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ultimamente não tenho assistido filmes, estou um pouco atrasada quanto á isso.
    Mas agora me interessei por assistir esse. Um filme tão bem estruturado vale a pena.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  3. Olá cara, só li e ouvi elogios sobre esse longa. Estou muito ansioso para assisti-lo e poder ver com meus próprios olhos essa produção magnífica. Abraços,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Ainda não assisti esse último Planeta dos Macacos, já vi algumas outras versões, mas não me lembro muito bem delas. Sinal de que preciso re-assisti-las. Gostei de alguns comentários que fez sobre o longa e me empolguei um pouquinho mais pra conferir. Acho que também será indicado ao Oscar, mas para categorias mais técnicas. Espero assistir em breve.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir esse filme!
    Que bom que o enredo é interessante e que os detalhes do filme foram bem trabalhados e não decepcionaram.
    Vou tentar assistir em breve =)

    Beijos
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sergio, tudo bem? Nunca tive muita vontade de ver o filme, mas sua crítica definitivamente me deixou curiosa. Parece ser um filme muito bom e o trailer está incrível, a produção deve estar incrível mesmo, já vi várias outras pessoas falarem bem também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Agora preciso ver o filme. Seu texto me convenceu. Confesso que não tenho boas lembranças dos últimos filmes Planetas dos macacos, principalmente, porque lembro Mark Wahlberg (risos).
    Beijos! Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sergio, tudo bom?!

    Esse filme está na minha lista para ser assistido. Gostei bastante do primeiro, mas não consegui ir ao cinema assistir a continuação. Adorei as críticas positivas sobre o filme, isso só me deixou com mais vontade de assisti-lo.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Sérgio engraçado por mais elogios que eu escute a respeito desse filme não tenho vontade de assistir, minha cunhada assistiu duas vezes rsss. Esse vou deixar passar . Que bom que gostou do filma, agora vou concordar com você sobre a arte gráfica . Perfeita . abraços

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Eu já assisti o primeiro quando passou na Globo e gostei muito, e fiquei pensando se não teria continuação e teve! Agora só falta eu ir assistir, confesso que fiquei com um pouco de medo dos macacos depois desse filme, mas ao mesmo tempo achava eles tão fofos! Agora eu necessito assistir esse filme né!

    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante tb! <3
    Ótimo filme, efeitos incríveis!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sérgio!
    Sua crítica ficou bem completa, destacando inclusive a organização um tanto socialista dos macacos geneticamente modificados. Já assisti ao primeiro filme e gostei muito, tentarei assistir à continuação o mais rápido possível.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sérgio
    Tudo bem?
    Vi o trailer e não fiquei tão ansiosa quanto a ele, apesar de já terem falado bem sobre ele. Ainda não sei se quero ver, estou formando a opinião haha
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu também me surpreendi quando fui ao cinema pra ver! Sinceramente eu achava que ia ser chato mas não me decepcionou nem um pouco o filme é muito bem estruturado :)
    Adorei a crítica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sérgio
    Eu assisti Planeta dos Macacos, a Origem e ainda não vi O Confronto. Não estou tão interessado; No entanto acredito que além dos temas pontuados, iremos nos deparar com conflitos entre humanos e macacos ainda mais realistas. Eu morro de medo dos macacos do filme! hahaha
    Curti a crítica.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sério que você se preocupa mais com o destino do antagonista que com o protagonista? rs... Isso nunca acontece comigo, sou facilmente manipulada pelos diretores... hahaha... Olha, não tinha nenhum interesse nesse filme porque fiquei altamente traumatizada por causa de uma versão que fizeram de Planeta dos Macacos há um tempo atrás, mas agora que sei que não tem nada a ver com esse filme (O Confronto), nem com o anterior a ele (A Origem) fiquei com vontade de assistir. Mas como você falou que o desfecho fica bem aberto, acho que vou deixar mais pra frente, não curto nem um pouco ficar ansiosa por continuações.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá Sérgio!
    Eu vou confessar uma coisa. Nunca vi um filme dos Planetas dos macacos. A história não me atrai, não sei explicar o porquê. Adorei a sua crítica. Você soube abordar pontos fortes. Mas ainda não me convenceu a ver o filme.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Vi esse filme no cinema e gostei tanto quanto você. Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
  19. Oieee, eu já vi um filme dos Planetas dos Macacos na programação da TV, mas nunca tive interesse em assistir, achava que seria muito irrealista e sei lá, meio estranho. Mas ao ler sua critica achei muito interessante quando vc se questionou sobre: será que de fato usaram macacos nas filmagens??? KKKKKK, não sabia que era assim tão realista. Adorei saber mais sobre o filme, quando estiver passando na TV o outro vou assistir rs, Abraços e valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!