Resenha #26: Os Três - Sarah Lotz




Lido em: Agosto de 2014
Título: Os Três
Autor: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412697
Gênero: Suspense/Terror
Ano: 2014
Páginas: 391
Tradutor: Alves Calado


Confira aqui a sinopse do livro.


Avaliação:         


Resenha

Sei que muitos de vocês já viram esse livro inúmeras vezes por aqui... prometo que essa será a última vez (até porque não há mais colunas para encaixá-lo, haha!). 


Quinta-Feira. Quinta-Feira Negra. O dia que ficará marcado na memória de todos. Em um pequeno espaço de tempo, quatro aviões caíram ao redor do globo. Juntamente com os acidentes aéreos, veio a notícia: três crianças, cada uma em um avião diferente, sobreviveram à queda. Os passageiros que pressentiram o desastre iminente conseguiram gravar pequenas mensagens de voz em seus aparelhos telefônicos. Pamela May Donald só conseguiu gravar a sua após a queda; foi a mensagem dela que mudou todo o curso da história.

"O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele..." 

Muitos demonstraram não acreditar na possibilidade das crianças terem sobrevivido (por pura sorte) aos desastres. A partir daí, usando a mensagem de Pamela como base, diversas teorias conspiratórias foram elaboradas. O Pastor Len,  que fora citado nas últimas palavras de Pamela, acaba por formular a tese de que as crianças que escaparam com vida não são apenas crianças: são enviados de Deus... são os cavaleiros do apocalipse (e que o 4° cavaleiro seria uma quarta criança que ainda não fora encontrada no acidente que não deixou nenhum sobrevivente). Há também hipóteses de "crianças guiados por extraterrestres" e outras teorias secundárias que não são tão focadas no livro.  





Pode parecer confuso, mas o livro possui um outro livro dentro dele. Trate-se de uma junção de relatos colhidos pela jornalista Elspeth Martins. Através deles, ela nos mantém informado sobre tudo aquilo que se passou antes e depois de cada um dos acidentes. Sarah Lotz consegue, por meio da jornalista, passar ao leitor uma realidade surpreendente, que nos faz ter um medo real em alguns momentos. Também é possível sentir a dor da perda de cada uma das famílias, além da excentricidade de cada criança. 


A escrita flui de uma maneira ímpar. Os capítulos são bem pequenos, sempre alternando entre as histórias de cada família, de cada avião. O tema "religião", que é altamente abordado no enredo, nos faz pensar no que realmente acreditamos. Há uma crítica severa ao fanatismo exacerbado e toda alienação proveniente de uma fé cega, o que me fez gostar ainda mais do livro. Outra coisa que me prendeu bastante foi o lado mais sobrenatural da obra, que foi firmemente trabalhada. Os personagens são, em sua maioria, altamente complexos. Foi bastante interessante lidar com pessoas que possuem vícios e peculiaridades. Os três é um livro de tirar o fôlego: uma mistura entre mistério e  terror psicológico, conseguindo ser, sem dúvidas, arrebatador.

Do exemplar: O exemplar possui um charme singular. Sendo bem trabalhado, apresenta verniz localizado na capa, além de folhas amareladas e com bordas pretas, criando um efeito bem bacana ao redor do livro. Porém, tenho algo negativo para ressaltar: a obra custa cerca de R$40,00 nas livrarias e fiquei chocado ao perceber que ele NÃO possui orelha. Ganhei o meu exemplar através de um sorteio, mas creio que aqueles que compraram o exemplar ficaram frustrados da mesma maneira que fiquei. Nesse aspecto, a Arqueiro deixou a desejar.


Até logo,

Postar um comentário

27 Comentários

  1. Estou numa vibe bem de suspense e esse livro cairia certo. Maldita book banishment.
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cada nova resenha desse livro a que desejo ardentemente eu descubro coisas novas! E pera - cavaleiros do apocalipse! E não sabia que era abordado muito o tema religião.
    Quanto as imagens: Cara, tu foi muito criativo!
    Ah, não acredito que o livro não tem orelha. Disso eu também não sabia.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei bem interessado nele. E olha que a resenha não era positiva. Parece ser um livro bem diferente e como gosto de histórias do tipo obviamente vou dar uma chance a ele. Se não me engano, também foi indicado pelo Stephen King, não? Estou bastante curioso!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro ao mesmo tempo me intriga pela resenhas positivas , porém a sinopse não me agrada . Mas vou apostar nas resenhas e ler .Parece ser um livro bem diferente do que estamos acostumados a ler . Espero gostar . beijos

    ResponderExcluir
  5. Supense, terror ou coisas do gênero não me atraem. Sinceramente, mesmo com essa diagramação perfeita, esse livro ai vai pra minha lista de compras não.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sério!
    Nossa, tem tantos blogueiros comentando sobre esse livro que estou ficando com TANTA vontade de ler KKKK!
    A trama é bem interessante!
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda :/
    Quando ele abaixar um pouco o preço, eu vou comprar com certeza!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Aaah, você ganhou ele no TC no qual eu deveria ter ganhado u-u.
    Sérgio, queria muito esse livro, acho a premissa dele fantástica e por hora, só vi resenhas positivas o que me faz aumentar a vontade de tê-lo entre os meus preciosos.
    Adorei a sua resenha e a forma na qual você fala de cada detalhe. Acho que o livro não ter orelha seja algo na qual eu me chateie, pois mal ligo parai isso.
    Espero ler esse livro o mais breve possível.

    De seu friend que desejaria muito esse livro,
    italo.
    Abraços.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ségio, parabéns, você contribuiu com mais uma resenha que me deixou louca para ler Os Três. Gostei das suas observações, porque li algumas resenhas meio confusas, uma em que a pessoa parecia nem ter entendido a história. Não sabia, por exemplo, do "livro dentro do livro", os relatos jornalísticos. Adoro bons suspenses e tenho a cabeça aberta para todos os temas, até religiosos. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sérgio,
    tudo que você levantou sobre o livro é realmente verdade, a forma de narração dos fatos foi o que me deixou bastante intrigada e fascinada. E o toque sobrenatural foi o que me deixou mais ansiosa para saber mais a cada pagina. Porem o final dele, foi o que deixou a minha animação para baixo. Pois estava naquela empolgação e quando chegou onde esperava, me deixou na mão.
    Mas fico feliz em ver o quanto você gostou da leitura. E sim, o preço é um absurdo, ainda bem que ganhei o meu. hahahahaha
    Outro fator chato deste livro, são as orelhas que não existem, então a capa meio que fica se vincando, e não gosto disso. Contudo a diagramação deste livro é perfeita e a capa, maravilhosa.
    Adorei ler sua resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  10. Oi Sérgio!
    Já li tantas resenhas negativas desse livro, que é bom ler uma positiva..rsrsrs. A capa já me chama a atenção e tenho curiosidade em conhecer a história, já que a premissa do livro me despertou. Bem, eu quero ler para ter uma visão melhor. Sem orelhas é um fator muito ruim. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quando vi esse livro pela primeira vez, confesso que não fiquei interessada, ele não chamou a minha atenção, mas depois de ter lido uma resenha dele, mudei de opinião, parece ser um livro bem diferente e interessante, acredito que a leitura deva ser muito bacana o/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  12. Oi Sérgio.
    Eu me decepcionei com esse livro, a sinopse dele me deu uma ideia totalmente diferente do que encontrei, e quando me dei conta disso, continuei a leitura porque queria saber as consequências de tanto fanatismo.
    O livro realmente tem um trabalho gráfico singular, uma apresentação linda, pra se tornar perfeito só faltou abas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Sergio, vou ser muito sincera com você.. só li até a o trecho que conta o conteúdo da mensagem de voz. Sempre que eu leio esse troço eu me arrepio toda pqp! Não sei porque eu ainda leio. Me lembra o linha direta, naquela época em que eles estavam fazendo um especial com casos reais e sobrenaturais.. OMG.
    Esse livro parece ser ótimo - não pra mim claro! - e bem trabalho. A diagramação é perfeita com as folhas manchadas e tudo.. mas nunca reparei que ele não tem orelhas! Isso é um absurdo mesmo. Odeio livros sem orelha --'

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá Sérgio
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas só vejo resenhas positivas. é realmente super curioso, uma criança de cada avião que caiu sobreviver e gostei de saber que o livro nos mostra um dos grandes males da sociedade ultimamente, o fanatismo religioso, o pessoal não está tendo noção de como isso é ruim.
    Estou curiosa pra saber o desfecho da história.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  15. Adorei as fotos que você fez com o livro! =) Achei bem legal a crítica ao fanatismo e à alienação que a fé cega provoca, mas não tenho interesse em ler o livro, não faz meu gênero e morro de aflição de livros sem orelhas, acho um absurdo ele custar tudo isso e as orelhas não estarem presentes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oie,

    Livros sem orelhas é tão chato, antes eu nem dava nada pelo livro, mas depois de cada resenha que li sobre o livr, só fico com mais vontade de ler o livro, acho um tema bem legal em ser abordado, e ele é bem carinho ein! Amei as fotos ficaram super legais e muito a ver com o livro!

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Mas se eu visse vc tirando essas fotos antes do embarque te dava mt pregada, ainda mais em 2014, que tá danado pra cair avião.
    As opiniões que li sobre esse livro são bem divididas. Vi mt gente que, ao contrário de vc, odiou a leitura ou achou mediana. Como não tenho o livro, essas opiniões me fizeram não ansiar por comprá-lo, mas um dia eu ainda leio ele.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Ultimamente eu estou desenvolvendo um medo brutal de aviões. O tanto que caiu já é preocupante. Agora os autores querem pôr aviões na literatura. haha
    Tu conhece The Strain? Pois é, tem um lance sinistro no avião e que parece um pouco com esse.
    Tenho muita vontade de ler Os Três, amo terror psicológico e mistério e esse clima sombrio do livro me encanta!
    Amei as fotos! hahaha

    Abraço,
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sérgio,
    Li recentemente Os Três e também achei a leitura fluida, mas somente até certa parte, depois comecei a ficar meio cheia daqueles relatos e queria uma coisa íntegra, com começo meio e fim.
    A edição é linda, tirando o fato de não ter orelhas. Mas as bordas pretas superam tudo, rs
    O Fanatismo ficou muito evidente, a maldade das pessoas e a ambição em se aproveitarem de momentos difíceis para os familiares me busca de matérias foi uma crítica muito, muito bem feita!
    Adorei a resenha e as fotos ficaram incríveis! #medooooo
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sérgio!
    Bem, eu com muita vontade de comprar esse livro desde que uma amiga minha leu e adorou. Achei que a história é bastante original, e fico feliz em ver mais uma resenha positiva sobre ele.
    Ah, também cheguei a ver o livro ao vivo, e realmente, a falta de orelhas é um pouco frustrante, mas acho que o motivo da editora ter escolhido assim é para não interferir na coloração da parte externa. Acho que não funcionaria muito bem com orelhas :)

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Sérgio, tudo bem?

    Gostei da resenha e de principalmente das fotos, ficaram muito legais e deu um ar um pouco sinistro, não sei... Li o livro, achei ele diferente mas legal, não curti muito, estava com muitas expectativas, talvez seja isso.. Mas é legal, a história é interessante e o modo que ela é contada mais ainda...

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas me interessei muito. Se tem "mistério e terror psicológico" como você disse, com certeza ele é a minha cara! Adoro livros assim, fico muito ansiosa pra desvendar os mistérios do livro, me envolvo muito facil hahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Essa é a segunda resenha que leio e confesso que fiquei interessada pela história, o suspense em si me empolga, mas acho que em certo momento a leitura fica um pouco cansativa não? Fiquei com essa sensação ..
    O trabalho gráfico eu também gostei, mas fiquei surpresa em sabe que não tem orelhas.
    Adorei as fotos :D

    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, e as fotos são muito divertidas. A história parece interessante, com certeza vou dar uma pesquisada sobre pra ver se gosto (mesmo a edição não tendo orelha ;O)

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Querido!
    É a segundo resenha positiva e animada que leio desse livro! Adoro os livros que mexem com nosso psicológico, adoro um bom terror! E já li livros que tinham livros dentro - é muito interessante e o leitor se identifica!
    Adorei a resenha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Sérgio,

    você é corajoso por lê-lo e levá-lo em uma viagem de avião, do jeito que sou medrosa, nem quis ler o livro pois estou sempre viajando de avião e tenho pavor, rsrsrsrssr.
    Embora o meu medo, tenho curiosidade com o livro e a sua é uma das resenhas positivas que li.
    O livro parece ser bem legal e prender o leitor, mas acho que vou esperar mais um pouco para ler.


    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Sérgio, tudo bem?

    Li o livro logo quando ele foi lançado aqui no Brasil, mas o marketing não foi compatível ao conteúdo do mesmo. Achei a narrativa fraca. Imaginava que encontraria um belo enredo de ficção e acabei decepcionada.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!