Resenha #12: O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty

O Segredo do Meu MaridoLido em: Maio de 2014
Título Original: The Husband's Secret
Título (BR): O Segredo do meu Marido
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance Australiano
Ano: 2014
Páginas: 368 


Avaliação:



Resenha


Começo logo a resenha afirmando que este é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li em minha vida. 



Ao receber o exemplar da editora Intrínseca e me deparar com a sinopse e a capa, erroneamente o imaginei como um livro voltado ao público adolescente/adulto, onde há uma ideia principal que narra um romance conturbado. Porém, ao começar a leitura, dei de cara com os grandes problemas enfrentados pelos personagens principais e finalmente encaixei-o em seu gênero apropriado: o adulto. O livro vai até o íntimo de cada personagem e expõe, de forma bem real, o que se passa no interior dele.




A trama possui um enfoque em três personagens principais: Cecilia, Tess e Rachel. Os capítulos, no início, alternam entre estas mulheres, para que o leitor possa conhecer um pouco da história por trás de cada uma delas (depois as histórias se entrelaçam, criando um fluxo mais retilíneo). 




Cecilia é mãe de três meninas (Polly, Isabel e Esther), bem-sucedida, vendedora de produtos Tupperware e casada com John-Paul. Logo no primeiro capítulo, nos é informado que seu marido está em uma viagem de negócios, e acabamos sendo levados ao mistério que circunda a carta encontrada, ao acaso, por Cecilia. No envelope, está escrito com a letra do seu marido:




O grande problema é: John-Paul ainda está vivo! A partir daí, formulamos diversas hipóteses sobre o assunto que a carta deve abordar. Será sobre um caso sórdido que ele tivera, mesmo sendo casado? Será que ele havia cometido algum crime? Cecilia chega até a suspeitar da heterossexualidade do seu marido, já que fazia um bom tempo que eles tinham se relacionado sexualmente. Havia ele trocado de lado?

No capítulo subsequente, conhecemos Tess O' Leary. Ainda jovem, possui um filho de 6 anos chamado Liam. No decorrer do enredo, descobrimos que seu marido, Will, apaixonara-se pela prima dela. Magoada e irritada com a situação, Tess resolve sair de Melbourne e ir para a casa de sua mãe, em Sydney. No dia seguinte, matricula seu filho na escola católica St. Angela, a mesma onde as filhas de Cecilia estudam. Lá, acaba se reencontrando com Connor Whitby, um ex-namorado que tivera antes de se casar. Todo seu passado está batendo em sua porta.

No terceiro capítulo, conhecemos a sofrida Rachel Crowley. Já idosa, vive com o peso da morte de sua filha, que fora assassinada quando adolescente. Para piorar a situação, seu único porto seguro (Jacob), seu neto, se mudará para os Estados Unidos com os pais, já que sua nora Rachel recebeu uma excelente proposta de emprego em New York. 


O livro possui uma leveza singular, que faz com que as páginas fluam sem nem sequer serem notadas. A autora consegue dar uma reviravolta na trama adicionando elementos inusitados ao enredo (o que é bom! Senti-me surpreendido durante a leitura). Um dos assuntos principais abordados na estória é a forma como o ser humano consegue se adaptar às mudanças radicais que acontecem todos os minutos em nossas vidas. Fica bem explícito que todas as três protagonistas possuem a noção de que, embora elas se sintam arrasadas, o mundo continua a girar, e toda aquela tristeza não afetará a todos. Cada um possui sua vida, seus problemas e seus motivos. Temos que nos adaptar ao meio e arranjar algum modo de superar ou ao menos minimizar a dor. Além disto, temos também aquela "chamada de atenção" por parte da autora, que insiste em nos alertar que não sabemos quase nada sobre aqueles que nos circundam (até mesmo aqueles que são extremamente próximos, como é o caso de Tess e sua prima ou Cecilia e seu marido). Na verdade, que muitas vezes não sabemos nada sobre nós mesmo.

Uma coisa que não achei totalmente necessária foi a enfocação de Tess como personagem principal. Sim, ela é importante (até certo ponto) no enredo, mas sua história fica um pouco solta, comparada ao complemento que encontrei na de Cecilia e Rachel. Ela me parece ser um caso paralelo, algo que não pertence de fato ao núcleo interno do livro, embora seja uma personagem ativa.

Vale salientar que, até a metade do livro, o segredo de John-Paul permanece um mistério. Após sabermos qual ele é, conseguimos ligar as pontas soltas na histórias e prosseguir. O epílogo concentra a maioria delas, mas devo afirmar que algumas dessas pontas não foram totalmente esclarecidas, deixando coisas para trás. Também no epílogo, temos a exposição de segredos nunca revelados relacionados aos personagens (não apenas os principais) da história. Segredos estes que, se fossem revelados, mudariam completamente o rumo da vida de todos os envolvidos. Segredos que nunca serão expostos.
Quotes

“Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.”

"Era assim que se convivia com um segredo terrível. Apenas seguia-se em frente. Fingia-se que estava tudo bem."


Sorteio


Em parceria com a Editora Intrínseca, sortearemos um exemplar deste livro para os leitores do nosso blog! Basta apenas preencher o formulário abaixo e torcer para ser um ganhador! Boa sorte, leitores.

a Rafflecopter giveaway


Regras Gerais:


1. Ter endereço de entrega no Brasil.

2. Participar da promoção durante o período de inscrição, que é de 09/05/14 até 30/05/14.

3. Cumprir todos os requisitos OBRIGATÓRIOS que garantem a participação.

4. Responder o e-mail de contato no período de 48 horas após o sorteio. Caso não haja resposta, o livro será sorteado novamente.


Sobre o envio:



1. O envio será realizado pela Editora Intrínseca.

ATENÇÃO: perfis fakes ou utilizados apenas para participar de promoções serão desqualificados.



O resultado será divulgado dia 31/05, fiquem atentos!



Até mais,

Sérgio H.

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Parece ser um livro surpreendente, preciso lelo ...

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem bacana, o mistério interessante e etc. Mas não faz muito meu estilo de leitura, leria, mas não estou desisperada por ele.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi taaaanto falar desse livro e sua resenha me deixou curioséééérrimaa.
    tenho que tomar vergonha na cara e lê-lo!

    um beeijo!
    Lara

    meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto várias resenhas positivas sobre o livro e a sua foi ótima, adorei e fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro que parece ser surpreendente.
    Seguindo e adorando o blog :)
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog eu ficaria muito feliz: http://feitadepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha,
    o livro parece ser bom


    Biblioteca Crazy

    ResponderExcluir
  6. Adoreii a resenha, agora preciso do livro para ler. kk, espero ganhar.

    Beijos
    http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio!!
    Adorei a resenha.
    Parece ser um ótimo livro, por mais que não faça muito meu estilo.
    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei muito curiosa com esse livro na turnê na intrínseca, pelo que percebi os capítulos cortam pra a outra histórias exatamente na parte em que você fica mais aflita para saber o que acontece, certo? Gosto muito de livros assim!
    Ótima resenha!
    Bjs,
    Kami.
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Claro que não poderia vir deixar de conhecer essa história maravilhosa, e de quebra tentar levar um exemplar desse pra casa né? Adorei a história, achei muito instigante. Juro que fiquei mega curiosa pelo que pode ser o segredo do marido da Cecília. Acho que deve ser uma história bem lega. Agora é só torcer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    É a segunda resenha positiva que vejo desse livro, a outra foi lá mesmo no blog (resenha da Ana). Estou quase pra colocar esse livro na minha lista de compras.
    Parece ser um livro tão bobo, mas estou deixando de lado essa ideia.
    Acho essa capa linda, alguns não acham (vai entender)
    Ahh, estou participando da promo, tomara que eu ganhe u.U, assim não preciso comprar (obvio)

    Abraços!
    Encantos Paralelos.

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros nessa pegada. Com esse suspende, drama e leveza. A Intrínseca sempre me desperta essa sensação. Acho que é a forma que eles têm de divulgar o livro. Como algo totalmente clichê e ao mesmo tempo misterioso. Adorei sua resenha. Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, vejo muitos comentários positivos sobre ele. Já imagino qual é o segredo e isso só me deixa mais curiosa. Por ter três personagens principais, espero que não fique muitas perguntas sem resposta, a editora esta fazendo uma grande propaganda deste livro espero não me decepcionar com ele.

    http://leituracontada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Como é que você faz uma resenha dessa e só me avisa agora?????
    Gente! Eu preciso deste livro!!!
    O quê que tem nessa carta??
    SemOr! Que agonia que fiquei. O quê que existe entre essas três moças?? rsrsrs

    Curiosa é pouco!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A alguns dias atrás eu soube da existência desse livro após ler uma resenha e estou apaixonada por ele, minha vontade é de comprar agora mesmo hahah
    Me interessei por ele pelo fato do mistério que parece ser bem envolvente e de como a autora interliga a vida de três mulheres de uma forma bem diferente. Com certeza esse livro será um de meus favoritos e está na minha lista de compras.
    Adorei seu blog e estou seguindo (:
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Só vendo a carta me emocionei
    Quero muito saber o segredo,mais um livro pra minha lista

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que tem uma introdução de cada personagem, nos colocando a par das coisas que acontecem com eles, pois assim, ficamos mais próximos! Adorei o enredo da historia é bem diferente, eu não imaginava que seria assim, o enfoque em tres personagens principais e suas historias de vida, estou muito curiosa pra saber qual o segredo do marido da Cecília...meu Deus, preciso desse livro urgente! Parabéns pela resenha, maravilhosa! :)

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom! Assim que vi a sinopse eu me interessei. Além disso, falaram muito bem dele na Turnê Intrínseca! Quero muito lê-lo, Parabéns pela resenha!

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom! Assim que vi a sinopse eu me interessei. Além disso, falaram super bem dele na Turnê Intrínseca. Quero muito lê-lo, Parabéns pela resenha!

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa amei sua resenha não imaginava algo assim só vendo a capa do livro que alias é muito bonita.
    gosto de livros que me fazem pensar e este parece ser bem meu estilo, todos temos problemas e precisamos de livros assim, doida pela leitura.

    ResponderExcluir
  20. Ja li outra resenha desse livro e uma me deixa mais curiosa que a outra. O que une essas mulheres neste mesmo segredo ? O que o marido fez de tao terrivel ? Como lidar com o fato dela ter aberto a carta sem ele ter morrido ? Realmente, preciso muito ler.

    ResponderExcluir
  21. fiquei tão curiosa!!!! tantos personagens cada qual com seu segredo,e todos envolvidos entre si...gostei disso...tbm concordo com vc, muitas vezes não sabemos nada msm de nós.
    adorei sua resenha,foi a melhor sobre esse livro.

    P.s > estou participando mas não tenho instagram

    ResponderExcluir
  22. O livro parece ser muito legal. Já li várias resenhas a respeito dele e todos dizem que, apesar das aparências, é um livro surpreendente e estou curiosíssima para lê-lo. Espero que eu tenha a oportunidade no sorteio!

    ResponderExcluir
  23. Faz um tempo que estou querendo ler o livro...estava na duvida se comprava agora ou esperava mais um pouco, mas depois dessa resenha tão rica em detalhes, me empolguei ainda mais. E já o adicionei na minha lista de livros a serem comprados em breve.

    Bjs e sucesso^^
    www.depoisqueeumudei.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!