Postagem Livre #3: Bibliotecas por aí.

Oi, leitores assíduos. Como vão?

É segunda-feira, dia de novas leituras e/ou de dar continuidade nas em andamento. Já aqui no blog, é dia de Postagem Livre, e para isso, pensei, pensei e pensei e cheguei a esse post que inicio sobre bibliotecas brasileiras públicas.
Hoje, com o crescente aumento do mercado editorial, muitos leitores acabaram se esquecendo das velhas bibliotecas (até eu mesmo que sou um grande frequentador parei de ir por acumular tantos livros em minha estante de não lidos). Pensando nisso, esse post será voltado a algumas bibliotecas de São Paulo. Espero que gostem.


Conheçam abaixo algumas bibliotecas localizadas no estado de São Paulo.

  • Biblioteca Hans Christian Andersen, conhecida como Conto de Fadas

Endereço: Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé - SP
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h
Telefone: (11) 2295-3447



Foi inaugurada em 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé, e só em seguida é que recebeu o nome e Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente. Ela é considerada a primeira biblioteca do leste brasileiro. Seu acervo conta com mais de 31 mil exemplares, sendo eles 17 mil só de livros de literatura infantil, contos de fadas e DVDs de filmes do mesmo gênero.

  • Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - SP
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h
Telefone: (11) 3082-5023

Sendo ponto de cultura no bairro dos Pinheiro, a Biblioteca Alceu Amoroso foi inaugurada no final de 1979 e passou a ser Temática em Poesia em 2006. Além do acervo tradicional, ela possui também uma programação e acervo especifico de sua temática com mais de 2 mil títulos.

  • Biblioteca Monteiro Lobato


Endereço: Rua General Jardim, 485, Vila Buarque - SP
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h e sábado das 10h às 17h
Telefone: (11) 3256-4122

A Biblioteca Monteiro Lobato é a mais antiga do país. Com mais de 44 mil exemplares em seu acervo, tem um leque bastante variado além ferece ainda diversas atividades gratuitas, como contação de histórias, sessões de cinema, teatro e exposições.

  • Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação - SP
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h30 às 20h30 e sábado das 10h às 17h (a visita deve ser agendada antes)
Telefone: (11) 3256-5270

Fundada em 1925, A Biblioteca Mário de Andrade é a principal biblioteca pública da cidade de São Paulo. Com muitos livros raros, hoje ela conta com mais de 3,3 milhões de itens em seu acervo. Possui também uma coleção de artes, sala de estudos e atualidades.


Espero que tenham gostado dessa minha seleção. Talvez eu volte com mais bibliotecas brasileiras, ou até mesmo estrangeiras.
Deixem seus comentários sobre o que acharam.

Inté mais ver ^^

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Lindas as bibliotecas, não entendo o motivo de não ter uma dessas perto de mim. Ah, já sei: o Brasil não valoriza a leitura. Uma pena =/.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Inês, infelizmente temos esse problema.

      Excluir
  2. Nada como entrar em um blog maravilhoso e dar de cara com uma postagem mais do que maravilhosa!
    Sou apaixonada, louca, não tenho um termo para definir esse sentimento existente por bibliotecas. Esses dias tive a leve ideia de me casar em uma, acredita? Me casar no lugar que tanto amo, um lugar que abriga as melhores histórias de autores maravilhosos!
    É lindo a estrutura e o que ela transmite, até suspirei aqui, como queria passar um dia todo em uma biblioteca maravilhosa.. <3

    PS. Convido você a participar do grupo que criei para compartilharmos nossos blogs sem qualquer tipo de restrição!
    https://www.facebook.com/groups/1458148531080436

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há sentimento melhor que entrar em uma e descobrir aquele titulo que você tanto deseja ler.

      Eu já solicitei minha entrada no grupo, moça, obrigado por avisar *-*

      Excluir
  3. Olá!

    Nunca entrei em bibliotecas assim, a da minha escola só tem livros didáticos e do professor ainda :( As bibliotecas são lindas principalmente a Monteiro Lobato que fica ao redor de uma paisagem linda de árvores. A Hans Christian Andersen deve ser maravilhoso está lá dentro *-*
    Adorei a postagem das bibliotecas.

    Abraços,
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostasse, Victor.
      Que pena não ter ido ainda a uma biblioteca, mas quando tiver a oportunidade, não desperdice, vá, nem que seja para conhecer.
      Há muitos lugares que não tem biblioteca, a daqui da cidade esta em reforma desde 2012 e ainda nada, é a situação da gestão publica mais a falta de interesse da população.

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei conhecer mais sobre as bibliotecas. Eu já fui na Biblioteca de São Paulo no Parque da juventude e é linda, vale a pena.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!