Resposta ao Book Talk #4: Opiniões negativas sobre livros



Olá, pessoas!

Como passei o último final de semana e o início desta viajando, acabei deixando de acompanhar os vídeos da Tatiana Feltrin, do canal Tiny Little Thing, mas como já voltei, resolvi me atualizar e assistir suas últimas postagens, e eis que me deparo com o vídeo Book Talk #4: Opiniões negativas sobre livros, onde a Tati nos mostra sua visão a respeito de leituras desagradáveis e como nos portamos ao mostrar nossa opinião e/ou ouvir/ler/ver a de outras pessoas, além disso, ela levanta um debate com 3 pequenos
questionamentos que irei responder, só que antes disso, peço a vocês que deem  uma olhadinha no vídeo dela AQUI!

Perguntas propostas:
1) Opiniões negativas de outros sobre um determinado livro já te fizeram desistir de comprá-lo e/ou lê-lo?  

Sim. Porém, não levo em consideração apenas uma opinião, sempre busco procurar mais resenhas e opiniões sobre o determinado livro, dependendo da qualidade da resenha e do embasamento, eu posso comprar ou até mesmo deixar de adquirir um livro.


2) Mesmo quando você discorda da opinião negativa de alguém, você costuma levar essas opiniões em consideração e repensar determinados aspectos de um livro do qual gosta? Ou, simplesmente descarta a opinião negativa de terceiros?  

Sim, sim. Sempre acabo repensando minha opinião, e chego até a concordar em parte com tais opinião, mas sem nunca descartar, claro.

3) Se você tem um blog ou um canal no Youtube, qual é a sua política pessoal sobre livros que leu e dos quais não gostou? Você deixa de falar sobre esses livros? Ou, fala, mas mede as palavras ao criticá-los negativamente?

Eu sou completamente a favor de opiniões verdadeiras, não importa se você vai por o livro num pedestal e idolatrá-lo, ou se vai esculhambá-lo, contanto que tenha uma base para isso, não?! Sabe, o que realmente vai me interessar é a sua opinião, única e verdadeira, pois é a partir dela que irei buscar informações a respeito de tal livro.
Resenhar pode ser indicar ou não, e já imaginou fazer propaganda enganosa para os leitores de seu blog/canal?
Quando faço resenhas, procuro ser totalmente íntegro, tento passar o que achei do livro, mesmo que a leitura tenha me desagradado.
Uma vez, invetei de medir as palavras de um livro que não gostei, acabou que as pessoas não entenderam o que eu queria passar e elogiaram a resenha, falaram que até despertei interesse nelas para ler tal livro. Isso me deixou chateado, pois não era uma boa leitura. Com certeza quando essas pessoas lessem o livro, iriam ver que meus comentários foram todos inventados e que não era nada do que eu havia dito, ou seja, uma "propaganda totalmente enganosa", logo, meus leitores não iriam mais acreditar em minha opinião. Sem pestanejar, acabei por excluir aquela resenha. haha.
Outra coisa, temos que levar em consideração que a opinião é completamente minha, foi o que EU achei sobre tal livro, não significa que os mesmos efeitos caíram sobre você e vice-versa,  então não seja muito extremista quando for comentar, saiba maneirar e respeitar as diversidades desta vida.

Enfim, é isso, meus caros amigos.
Até mais, ver em francês au revoir!

Postar um comentário

0 Comentários